A comunicação, como vai?


Ler em formato flip
26/07/2021 #Reflexão #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

Este texto foi escrito para leitores de todas as idades, mas quer, especialmente, homenagear e reconhecer os nossos queridos avós. Afinal, dia 26 é o DIA DOS AVÓS!

A comunicação, como vai?

Acredito que nunca comunicamos tanto e de tantas formas diferentes como nos dias de hoje! Você já parou para pensar quantas formas diferentes de comunicação que existem hoje? Ao percebermos a criação à nossa volta e as ações do ser humano, não podemos negar que Deus nos fez muito criativos! Especialmente quando falamos de comunicação, sempre damos um jeito de nos comunicar, e Deus nos abençoa. No ano de 2013, a NASA realizou uma demonstração de um sistema de comunicação a laser que é de 10 a 100 vezes mais rápido do que os sistemas atuais de radiofrequência. O objetivo dessa tecnologia era enviar dados, como fotos e vídeos, em tempo real para tripulantes numa nave na lua, por exemplo.

O ser humano é muito criativo e gosta de se comunicar! No entanto, por causa do pecado, a comunicação muitas vezes é corrompida. Por causa do pecado, o ser humano usa a comunicação para ações que trazem o mal para a sociedade. Em Gênesis 11.1, Deus diz que “havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar”. Os seres humanos se comunicavam muito bem, mas usaram a comunicação para construir uma torre mais alta que tudo, para se tornarem conhecidos e para que não se espalhassem pela terra, mas ficassem em volta da torre. Esses eram os descendentes de Noé que deveriam se multiplicar e encher a terra, estavam sendo desobedientes a Deus! Como consequência de suas ações, Deus confundiu as línguas. A partir dali o ser humano se espalhou por todo o mundo e se reuniu em grupos menores onde era possível a comunicação somente entre eles e cumpriram a vontade de Deus. A comunicação falhou em todos os sentidos! Desobedeceram a Deus, não conseguiram se comunicar entre si, e o conteúdo daquilo que queriam comunicar não era bom.

 O Novo Testamento traz uma história de comunicação diferente daquela! No segundo capítulo de Atos, Deus concede aos apóstolos um presente que é a capacidade de falar em línguas diferentes daquelas que eles conheciam. O objetivo desse presente dado pelo Espírito Santo era para levarem a mensagem de que Jesus havia morrido e ressuscitado para a salvação das pessoas. E as pessoas ficaram admiradas e diziam: “Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?”. E aqui vemos um lado bom da comunicação entre as pessoas, pois os cristãos carregam uma mensagem maravilhosa que precisa ser espalhada aos quatro cantos!

 O presente do Pentecostes continua acontecendo hoje, pois a Bíblia continua sendo traduzida em muitas línguas diferentes, e a Palavra de Deus continua se espalhando por todo o mundo através dos filhos de Deus. Mas a Bíblia ainda não foi traduzida em todas as línguas e ainda não chegou a todos os povos. Muitos ainda não foram batizados e não conhecem o amor de Jesus. Uma palavra de perdão, vida e salvação. Uma palavra que traz consolo para momentos difíceis.

 Durante a Pandemia, alguns pastores com o dom de comunicar através dos recursos atuais, foram para as redes sociais para levar a Palavra àqueles que não podiam se reunir. Brasileiros que moram fora do Brasil assistiram transmissão de cultos e estudos em sua língua materna. Muitos cristãos compartilharam em suas redes sociais as mensagens e estudos que seus pastores e congregações produziram. Sentiam falta da santa ceia, mas era uma maneira de estarem conectados com a mensagem que salva e de testemunharem o seu amor por Jesus.

 O Pentecostes continua acontecendo de uma maneira nova e diferente. O efeito do Pentecostes não para! A mensagem de Deus vai ao encontro das pessoas. Mas nem todas as pessoas têm acesso ou conseguem ter acesso às novas tecnologias. No dia 25 de abril deste ano, o engenheiro espanhol Manuel Lucio Dallo criou uma máquina que facilitou bastante a comunicação com sua avó e o restante da família pelo Telegram. Um aparelho que permite utilizar mecanismos físicos para enviar mensagens de áudio pelo aplicativo sem a necessidade de displays touchscreen ou recursos mais avançados. Dallo deu o nome ao aparelho de Yayagram, que é uma junção da palavra Yaya, que em castelhano significa vovó, e Telegram.

 Eu ainda não tenho acesso a este novo aparelho de recursos antigos e acredito que você também não. Contudo, essa recente história nos leva a uma reflexão que é importante neste momento. Temos muitos e diferentes meios de comunicação e temos a mensagem de Deus se espalhando cada vez mais; uma boa comunicação e uma excelente mensagem, mas uma mensagem que infelizmente não chega a todos! Pessoas solitárias e, especialmente, idosos, não recebem essa mensagem que chega tão facilmente aos jovens. É preciso mostrar onde estas pessoas podem ter acesso a mensagem que dá consolo em momentos de aflição. Às vezes é preciso usar recursos antigos, um telefone analógico, por exemplo, e ler uma mensagem do outro lado da linha. Os recursos tecnológicos que temos são ótimas ferramentas para se transmitir o evangelho e o amor de Jesus, e esperamos que um dia possamos levar a Palavra de Deus para um astronauta numa estação na lua, mas podemos hoje levar a Palavra para alguém que usa um celular “tijolão”, um telefone de linha ou da melhor forma que possamos encontrar. Podemos ler a Bíblia com quem perdeu a visão, a congregação pode ser o local que tem uma Bíblia em braile para os cegos.

 O cristão luterano pode aproveitar o que as congregações e pastores da IELB estão fazendo e realizar o Pentecostes hoje! Podemos curtir e compartilhar Cristo para todos! O que não pode acontecer é a má comunicação de Babel, e que precisamos lutar contra, que é o pecado em nós. Mas a boa comunicação que aconteceu no Pentecostes, e com tantos resultados positivos, continua acontecendo hoje com um olhar atento às necessidades das pessoas, levando Cristo para todos. Eu e você podemos dizer: Sou cristão e vou levar Jesus para minha Yaya e para todos os que convivem comigo.

 E a comunicação como vai?

Vai com tudo! Com Jesus!

Deus o abençoe!

 

Franco Thomassen

Pastor em Erechim, RS


Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos