A Igreja em movimento também em Moçambique


27/07/2021 #Congregações

Confira relato do pastor Carlos Winterle sobre as atividades em solo africano

A Igreja em movimento também em Moçambique

Veja aqui mais uma edição do Informativo da Igreja Luterana em Moçambique. Esta edição traz diversas ações da nossa igreja irmã em solo africano. Para saber mais sobre a missão em Moçambique e ajudar nossos irmãos africanos, entre em contato com o coordenador do Fundo de Apoio a Projetos da IELB (FAPI), Rev. Airton S. Schroeder, pelo e-mail airton@ielb.org.br.

Confira relato do pastor Carlos Winterle sobre as atividades em solo africano:

A cada dia, a missão de Deus em Moçambique nos surpreende! Além dos relatos regulares que recebemos das atividades da Diretoria visitando as congregações, dos projetos em andamento, da formação de novas congregações, da construção de novas igrejas, agora fomos surpreendidos com a atualização da estatística. Em 2015, eram 10 congregações e cerca de 1 mil membros. Em 2019, já contabilizavam 80 congregações e cerca de 8 mil membros. A nova estatística de 2021 nos mostra um total de 120 congregações e mais de 43 mil membros, cerca de 9 mil famílias!

É Deus agindo através de sua Palavra e ação do Espírito Santo no testemunho de cada cristão moçambicano, congregando o seu povo embaixo de árvores em cultos ao ar livre, em choupanas e capelas de “matope” (barro, pau a pique), e em igrejas de tijolos.

Este povo, apesar das dificuldades que passa devido à miséria em que vive o país e os desastres naturais que acabam com suas plantações, gerando fome, não deixa de se reunir para louvar a Deus, para ouvir a sua palavra e para orar.

A liderança leiga cumpre um papel muito importante nesta expansão, pois os pastores ordenados são poucos. Não apenas os alunos do Programa de Educação Teológica (PET), futuros pastores como são chamados, fazem a sua parte, mas lideranças locais nos novos lugares congregam o povo em torno da Palavra. Cada novo lugar recebe Bíblias, o Catecismo Menor, as leituras bíblicas programadas para cada domingo (Série Trienal), e cópias da liturgia. Apesar do pouco conhecimento devido à falta de mais instrutores, o que ouvem dos líderes é o suficiente para despertar a fé em Jesus e para se congregar em nome do Deus Triúno.

Um pequeno grupo que tem whatsapp recebe do pastor André Plamer, de Macapá, AP, uma mensagem diária de Cinco Minutos com Jesus. Estes irmãos também postam seguidamente fotos dos cultos nas suas respectivas congregações.

O pastor André está planejando ir este ano para Moçambique, juntamente com o vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller, e o professor do Seminário Concórdia, de São Leopoldo, RS, pastor Leonídio Görl. O objetivo é concluir a última etapa do curso do PET e ordenar cerca de 15 novos pastores. Estão começando os preparativos para a obtenção do Visto e a compra das passagens, ainda restritas devido à pandemia. Orem para que este plano se concretize.

Mais uma vez trazemos relatos e fotos enviados pelo Sr. Abel Sifa, pelo pastor Luís João Nota, e pelo futuro pastor Paulino Zacarias, a quem agradecemos. Pedimos desculpas pelo tamanho do Informativo anexo; mas são tantas as novidades e bênçãos, que não queremos deixar nada fora.

Obrigado a todos os colaboradores por suas orações e ofertas para a Missão de Deus em Moçambique. Deus vos abençoe.

Pastor Carlos Walter Winterle

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos