Pastor Erno Welzel


Ler em formato flip
16/08/2021 #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

“Lembrem-se dos seus líderes, os quais pregaram a palavra de Deus a vocês [...] honrem sempre os que são como ele” (Hb 13.7; Fp 2.29)

Pastor Erno Welzel

“Na década de 1920, o distrito de Ibirubá pertencia ao município de Cruz Alta, RS. Lá, bem no interior, morava um jovem casal luterano, com um menino de dois anos. Eram meus pais, Henrique e Maria Welzel, e meu irmão Nestor, também pastor da IELB, já falecido.

Lá eu nasci no dia 24 de novembro de 1923. Fui batizado no dia 25 de dezembro do mesmo ano na igreja São Pedro, de Santa Clara do Ingaí, RS, pelo pastor americano Ernest Meichsner. A Congregação São Pedro é uma das 10 fundadoras da IELB em 1904.

Formado no Seminário Concórdia de Porto Alegre em 13 de dezembro de 1949, recebi o chamado da Congregação Santa Cruz, de Mondaí, no oeste de Santa Catarina. Lá fui ordenado e instalado no dia 5 de março de 1950, pelo pastor Guilherme Doege.

A paróquia era formada por seis congregações e dois pontos de pregação. Trabalhei lá durante oito anos, sem parar, procurando em toda a vasta região de colonização nova, as famílias luteranas que para lá migraram, tanto ao oeste de Santa Catarina, como ao sudoeste do Paraná. Assim, cheguei a atender os luteranos e outros que se filiaram à nossa igreja, em até 26 congregações e pontos de pregação. A paróquia agora cobria muitos quilômetros, desde Iraí, RS, até Capanema, PR. Isso foi demais para as minhas forças. Fiquei completamente esgotado fisicamente.

Transferido para a Paróquia Do Redentor, em Carazinho, RS, tentei me recuperar, trabalhando menos numa pequena paróquia e com tratamento médico, mas não conseguia.

Foi então que a Comissão Missionária da época me licenciou para tratamento de saúde e me sustentou durante o ano de 1962.

Recuperado, recebi o chamado da Paróquia Emanuel, de Ijuí, RS, onde trabalhei durante nove anos. No fim do ano de 1971, recebi e aceitei o chamado da Paróquia Santíssima Trindade, de Joinville, SC, onde cheguei em 21 de janeiro de 1972.

Durante os mais de 30 anos de trabalho em Joinville, a paróquia foi dividida duas vezes, formando as novas paróquias Paz, de Vila Nova, e Castelo Forte, do bairro Anita Garibaldi. Passaram neste período oito estagiários pela Paróquia, e servi por doze anos como conselheiro distrital.

Entrei na lista dos pastores eméritos no dia 11 de setembro de 2003.

Quero destacar algumas coisas:

1. O que repetiria no ministério, se tivesse oportunidade, seria dar atenção a todos que procurassem atendimento. Procuraria também fazer mais estudos bíblicos em grupos e famílias.

2. O que não repetiria seria trabalhar sem férias por oito anos, como fiz em Mondaí, chegando a total esgotamento. Mas o que fazer quando todos esperam por atendimento?

Minha mensagem aos pastores mais novos é que procurem sempre seguir as orientações dos apóstolos:

– Atos 6.1-4: pastores devem fazer o que os leigos não podem fazer.

– 1Timóteo 3.1-7: pastores devem ser exemplos, padrões dos fiéis, 1Timóteo 4.12.

– 1Pedro 5.1-4: servir com alegria.

 

A esposa do pastor pode ser uma auxiliadora muito importante, como foi minha esposa Wilma, por longos anos. Ela deve formar com o marido e os filhos uma família padrão. Pode e deve acompanhar e apoiar o marido em seu trabalho sempre que possível, aconselhando e orientando os que carecem deste serviço. Pode também atuar na área de ensino, no departamento de servas, em grupos e famílias e na área da música. E não poucas vezes pode incentivar e animar o marido diante de grandes problemas que surgem no seu ministério.

E não vamos esquecer o mais importante, o que deve ser praticado por todos e para todos: A ORAÇÃO!

Agradeço a Deus por sua bondade e misericórdia, graça, proteção, amor e bênção. Louvor e glória ao Pai Celestial, por Jesus Cristo, seu amado Filho, nosso Senhor e Salvador.”

(Erno Welzel – Joinville, SC, 17.06.2021)

 

ERNO WELZEL

Data de nascimento – 24 de novembro de 1923, em Ibirubá, RS

Formatura – 13 de dezembro de 1949, Seminário Concórdia, Porto Alegre, RS

Data de ordenação – 5 de março de 1950, em Mondaí, SC

Data de casamento – 18 de fevereiro de 1950

Esposa – Wilma Gueths Welzel, falecida em 8 de junho de 2000

Filhos – Norberto, falecido em 15 de setembro de 2011, Noemia e Elaine, genro Silvio e nora Silvia,

5 netos e 2 bisnetas

Locais onde serviu: Mondaí, SC, Santa Cruz – 1950 a 1957;

Carazinho, RS, Do Redentor – 1958 a 1961;

Em licença para tratamento de saúde – 1962;

Ijuí, RS, Emanuel – 1963 a 1971;

Joinville, SC, Santíssima Trindade – 1972 a 2003;

Pastor emérito desde 11 de setembro de 2003

Mora em Joinville, SC

 

NOTA: Contatado pelo pastor Winterle a respeito desta página, o pastor Erno Welzel logo se ofereceu para ele mesmo escrever uma pequena autobiografia.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Carlos Walter Winterle

Santa Cruz do Sul, RS cwwinterle@gmail.com

Editora Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos