Música, Reforma e Pandemia


Ler em formato flip
22/09/2021 #Editora Concórdia #Congregações

Do canto congregacional ao isolamento social

Música, Reforma e Pandemia

Entre os feitos da Reforma liderada por Martinho Lutero, no século 16, está a aproximação das pessoas da Teologia, também através da música. “Até pouco tempo, acreditava-se que as composições de Lutero eram adaptações de canções populares. Mas conforme estudos de Joseph Herl (2004), apenas o hino Eu venho a vós dos altos céus, Hinário Luterano, nº 26, apresenta origem secular, sendo uma variação da canção Ich kumm aus frembden landen her (Eu venho de uma terra estrangeira). E foi escrito para ser uma encenação natalina”, explica o maestro Abner Campos.

 

Uma das maiores contribuições de Lutero está no incentivo ao canto congregacional. As principais características desse novo estilo musical, o coral, estão relacionadas à estrutura da música folclórica alemã da época, que era simples e fácil de cantar, sendo que a repetição musical da estrutura auxilia na memorização, tanto da melodia quanto do texto. “Os textos associados à melodia refletem também o entendimento de Lutero de que o evangelho deveria ser apresentado e proclamado musicalmente de maneira objetiva”, comenta Abner.

 

“Lutero foi eficiente em sua pregação também através da música e muito atual para o seu tempo. Certamente ela foi um instrumento eficaz de evangelização, assim como ainda pode ser”, afirma o pastor Ezequiel Blum, de Balneário Camboriú, SC. Para ele, passamos por uma “reforma” constantemente, mas no que diz respeito à forma, não ao conteúdo: “A Reforma tinha seu foco no conteúdo do evangelho, que não estava sendo anunciado corretamente, e Lutero usou o que tinha à disposição na sua época. Precisamos nos adaptar ao tempo em que vivemos, porém sem mudar o conteúdo que temos”.

 

O pastor Ezequiel também conta que, em meio às notícias tristes no início da pandemia, surgiu a ideia de vídeos com o tema “Você não está sozinho”, com vários “clones” (ou “Ezequiéis”, como alguns dizem) lembrando que Jesus sempre está com você. “Por um lado, uma brincadeira para trazer leveza, por outro, um conteúdo sério e importante que conforta o coração”, comenta.

 

O músico Rodrigo Bloch, que gravou vários hinos e os disponibilizou para auxiliar as congregações, acredita que “neste período tão complicado, com tantas tristezas e incertezas, a música pode ser uma ferramenta maravilhosa para falarmos do amor de Deus. Com as novas tecnologias podemos ouvir o evangelho através da música no carro, nos celulares, nas devoções em família, em qualquer situação e lugar, e não mais apenas nos dias de culto”, afirma.

 

As reformas foram necessárias também para as bandas e grupos de louvor. “A primeira preocupação foi com a saúde, pois, geralmente, ensaiamos em um estúdio fechado, muito próximos uns dos outros. Estávamos apreensivos quanto ao risco de estarmos todos juntos ali”, conta Paulo Wolffgram Filho, líder da Banda Novo Ser, de São Gabriel da Palha, ES. Para ele, a principal adaptação foram os eventos online, já que a forma de comunicar e a própria dinâmica de uma apresentação virtual é bem diferente, além do aprendizado sobre a tecnologia que envolve uma transmissão.

 

A Banda Novo Ser cria novas versões para músicas já conhecidas. “O grande desafio é conciliar estilo e letra e ainda agradar os mais jovens e os mais velhos. Então surgiu a ideia de pegar os hinos tradicionais e criar novos arranjos com nosso estilo musical. E temos um feedback muito positivo desse trabalho”, comenta Paulo. 

 

Diferentes versões de conhecidas músicas também são exibidas no programa Toda IELB Canta, da Rádio Cristo Para Todos. Abner afirma: “Temos um repertório riquíssimo e que nos identifica como cristãos luteranos. Não podemos esquecer de que os próprios reformadores se valeram desse artifício, promovendo o uso dos hinários como parte essencial do culto cristão”. O maestro ainda comenta que Lutero deu destaque especial à música sacra no prefácio de um hinário publicado em 1530: “Dou minha opinião bem franca e não hesito em afirmar que a música consegue uma coisa que, no mais, só a teologia proporciona: um coração tranquilo e alegre”.

Confira a entrevista completa com o maestro Abner Elpino Campos sobre a música no século 16, clicando aqui.

A entrevista completa com o pastor Ezequiel Blum você encontra aqui acesse aqui.

Acesse aqui a entrevista completa com o músico Rodrigo Bloch.

A matéria completa com a Banda Novo Ser, você confere aqui.

Natacha Teske

Jornalista, São José, SC mensageiro@mensageiroluterano.com.br

Editora Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos