Encontro Regional de Pastores ES e MG


24/09/2021 #Congregações

Confira o relato do Rev. Jarbas Hoffimann, de Nova Venécia, ES

 Encontro Regional de Pastores ES e MG

Eu sei: “normalmente o autor de um texto jornalístico está fora do texto”. Mas eu estive presente e quero relatar a você um pouco do sentimento que foi vivido por nós, pastores da região ES-MG em nosso mais recente curso.

Para começar nossa interação, deixe-me explicar, caso você não saiba: a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) sempre demonstrou enorme interesse em promover estudo continuado de seus membros e pastores. Tanto que sempre promove cursos, concílios, congressos distritais, regionais e nacionais, mestrados, doutorados e tem um ensino em Seminário de excelência. As congregações têm departamentos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, casais, idosos, grupos de estudo bíblico e por aí vai (com pequenas diferenças em cada realidade).

Nas regiões deste nosso imenso e lindo país, pastores também se organizam para continuar estudando em grupos ou sozinhos e a internet veio para facilitar muito isto. Trouxe acesso aos conteúdos que antes dependiam de deslocamento para ser adquiridos. O que agora por um “meet”, ou mesmo um “app” de mensagem, pode ser aprendido e compartilhado à distância para qualquer lugar que tenha uma ligação de rede.

A Região ES-MG, que abrange ainda algumas cidades da Bahia, reúne-se há muitos anos, antes mesmo de isto ter sido tornado uma regra regimental da IELB. Mas em 2020 não foi possível devido à pandemia.

Os cursos desta região sempre eram organizados e conduzidos por um dos pastores conselheiros distritais, revezando-se anualmente. Isto aconteceu até 2014, quando eu, pastor Jarbas Hoffimann, fui escolhido coordenador e promotor destes cursos para a região. Num breve relato (sem anunciar títulos de formação dos ministrantes, entre eles Pastores, Professores, Doutores, etc...), em 2015 falamos de “Batismo e Santa Ceia no Novo Testamento”, dirigidos por Vilson Scholz; em 2016 o tema foi “Aconselhamento Pastoral com ênfase a casais”, sob a direção de Thomas Heimann; Em 2017, ano do quingentésimo aniversário da Reforma Luterana, o tema foi “Reforma: passado ou presente”, ministrado por Frederico Pieper. Passada a Convenção Nacional, que enviou moção sobre ministério para estudo da igreja e dos concílios, voltamo-nos a este tema, por duas perspectivas, assim nominadas: 2018: “Anotações sobre o ministério”, com Paulo M. Nerbas, que se concentrou na sistemática, com doutrinas e confissões e, em 2019, o mesmo tema do “Ministério” foi tratado por Vilson Scholz, na perspectiva mais concentrada no Novo Testamento. Os cursos preparados foram, inclusive, aproveitados por outras regiões da IELB.

Com o advento da pandemia, em 2020 fomos impedidos de ter nosso curso (e online não funcionaria para nós). Mas, em 2021, 67 pastores se reuniram para tratar do câncer e suas implicações. O curso, pela primeira vez (em muitos anos), foi feito por um dos jovens pastores de nossa região, o Rev. André L. Schneider, que partiu de sua própria perspectiva, pois lida com a doença. Houve testemunho de pessoas que o acompanharam, membros de diretoria das duas paróquias que esteve e está servindo neste momento, sua esposa, Nagle Schneider, bem como amigos, sua mãe e outros que também passam ou passaram pela situação que a enfermidade traz. Talvez até você, que está lendo agora, recorde quanto sofrimento e quanta sensação conflitante traz passar por doenças e situações graves como o câncer.

O curso foi assim organizado e dividido pelo Pastor André: Testemunho de diversas pessoas que acompanharam pessoas com câncer; Testemunho de uma experiência com câncer: Rev. Jackson T. Coelho (que nos falou via teleconferência pelo whatsapp); Testemunho de uma experiência com câncer: Psicopedagoga Silmara Schneider (primeira mulher a falar aos pastores em seus cursos); O câncer e suas implicações na vida espiritual de quem vive a doença: Rev. André Luís Schneider; O câncer e suas implicações na vida espiritual de quem acompanha os doentes: Rev. Ordilei Linause; O câncer e suas implicações na vida do cuidador: Rev. Adelar Munieweg; O câncer e suas implicações na vida do médico: Dr. Fernando Zamprogno e Silva e ainda nos falou o vice-presidente de Ação Social, Rev. Airton S. Schroeder, com o tema: “Autocuidado: cuidando de mim, o pastor”.

E aqui quero que outros colegas também falem daquele sentimento com o qual saímos deste curso, pois o coração ainda bate um pouco mais forte ao lembrar daqueles momentos. Eis alguns depoimentos que ficaram registrados:

“Como este encontro me (nos) fez bem! Reencontrar os colegas, confraternizações, futebol, churrasc, etc... Bênçãos a todos!” Rev. Ordilei Linhaus

“Como disse na minha fala, nunca me emocionei tanto como neste curso. Agradeço a Deus por ter usado os palestrantes, devocionistas e todos os envolvidos de uma maneira extraordinária, falando de coração para coração. Deus guarde e abençoe todos no reencontro com as famílias e atividades do final de semana.” Rev. Silvair Litzkow

“Foi uma oportunidade ímpar. Alguns eu nem conhecia ainda. E o conteúdo, voltado de forma tão especial ao ser humano e as suas dependências mútuas, em especial, a necessidade de receber amor do próximo. Levo no coração a experiência e a convivência com todos.” Rev. Airton S. Schroeder

“Quero também agradecer a todos e dizer que tudo o que aconteceu neste curso foi extremamente importante e maravilhoso. Parabéns, colega Jarbas, pela organização do evento, parabéns aos palestrantes, enfim a todos nós que de corações abertos dividimos um pouco da nossa dor nos permitindo ser consolados pelos colegas. Tenho certeza de que todos voltaram mais leves e com forças renovadas. Que Deus abençoe a todos.” Rev. Josué Ahnert

“Volto para casa com a alma lavada, ensaboada e enxaguada. Como foi bom reencontrar a todos os colegas e participar de um curso onde pudemos externalizar as nossas dores. Obrigado meu filho pela sua coragem de falar dos seus medos, angústias, sofrimentos e esperanças. Você sabe que sempre poderá contar com a sua família. Nós te amamos muito. E seus colegas também. Certamente todos nós precisávamos de um momento assim!!!” Rev. Nivaldo Schneider, pai do Rev. André

“Colegas. Foi muito bom revê-los. Podermos juntos rir, brincar, chorar, abraçar... Realmente todo curso foi uma grande benção. Voltamos com as baterias carregada. Obrigado pela companhia. Um grande abraço a todos.” Rev. Gilmar Klippel

Por fim, o próprio Rev. André ressalta: “Queridos! Gostaria muito de agradecer a confiança de vocês. Eu quase não consegui participar dos bate-papos porque estava esgotado. Mexer com sentimentos e assuntos passados me consumiu muito. Mais uma vez agradeço muito pelo envolvimento de um curso que eu idealizei, mas se não fosse pelos colegas Ordilei e Adelar na elaboração de conteúdo e o colega Jarbas na administração e, também os demais que participaram, não seria possível. Meu muito obrigado a todos.”

A parte do estudo foi eminentemente prática neste 2021. Coisa boa! Ressalto ainda que um dos pontos fortes de nossos encontros (por isso não faria sentido um online) é que também promove a integração pelo esporte (que alguns tentam praticar, mas poucos conseguem 😂) e da confraternização, especialmente no já histórico e tradicional churrasco da quarta-feira.

O churrasco deste ano nos trouxe uma nova “equipe” de churrasqueiros, o que alegrou a todos, ao mesmo tempo, nos relembrou que queridos colegas que se ocupavam deste momento, já estão na glória com Jesus. Pois sempre estavam ajudando os colegas Avelino Vorpagel e Nestor Wille. Outros churrasqueiros, por saúde e por cuidado com a pandemia, não puderam comparecer. Além destes dois amados colegas, lembramos também que desde nosso último encontro o Senhor levou para a glória o pastor Roberto Kunzendorff, meu colega de congregação e o pastor Odair Denzin, outro querido colega que conheci nestes cursos e, mesmo emérito e com dificuldade de saúde, fazia questão de participar sempre.

Eu participo destes cursos faz 10 anos e, realmente, nunca tinha tido a experiência promovida desta vez. Quem sabe para os próximos cursos, tenhamos uma noite ou uma manhã, para nós, pastores, nos ouvirmos, com o coração aberto e sem julgamentos prévios, em nossas dores e nos alimentarmos de amizade, compaixão e fé em Jesus Cristo.

Aproveito para pedir a você: ore pelo seu pastor. Nós precisamos que você cuide de nós com as suas orações e com a sua amizade. Mas nem sempre sabemos como dizer isto.

Por Rev. Jarbas Hoffimann

Nova Venécia, ES

Coordenador do evento    

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos