Sou idoso, mas sou útil


01/10/2021 #Editora Concórdia #Artigos #Reflexão

“O justo florescerá na velhice, para anunciar que o senhor é reto” (Sl 92.12,14s).

Sou idoso, mas sou útil

Os noticiários trouxeram algumas informações chocantes sobre casos que aconteceram com pessoas idosas. Uma senhora idosa foi morta em seu apartamento. Em outro caso, idosa senhora, já limitada em suas ideias e movimentos, teve suas finanças saqueadas por uma auxiliar que contratara. Mas também ouvi, duma pessoa autorizada, a declaração de que, quando pessoa idosa diz ou faz algo que possa parecer ridículo, nunca devemos depreciá-la, porque sua posição de “pessoa idosa” sempre deve ser vista como um posto de honra e de máximo respeito.

 Talvez você, assim como eu, também já está nessa faixa etária dos idosos. E nessa etapa da vida, já temos muitas falhas e fraquezas físicas. Talvez, nossa memória também já esteja falhando. Será que ainda temos algum valor? O que nossos queridos podem esperar de nós? – Aqui queremos apontar para os ensinos do Deus Eterno, escritos no salmo 92, que têm como título “Cântico para o dia de sábado” ou para o “dia do descanso”. Nós, idosos, vivemos num constante “dia de sábado”. Pois além de temer e amar a Palavra de Deus na qual meditamos, são bem poucas as tarefas que ainda conseguimos fazer.     

 Contudo, é certo que ainda podemos fazer tudo aquilo que o povo do Senhor faz no sábado. Podemos “render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua misericórdia, e, durante a noite, a tua fidelidade” (v.1,2). Por que render graças? “Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos, exultarei nas obras das tuas mãos” (4). Maravilhados, exclamamos: “Quão grandes, Senhor, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!” (5). Humildes, nos prostramos e agradecemos ao Senhor, que não nos deixou aprisionados na estultice de quaisquer vaidosos pensamentos humanos, visto que esses jamais conduzem a Deus, e jamais se cumprem, mas perecem e arrastam consigo aos que os seguem. Por isso nós, cristãos – em especial, quando já experimentamos muito as misericórdias do Senhor – nunca cobiçamos as posições dos ímpios, quando, “como inimigos” se levantam contra nós (11). Eles não nos vencerão, mesmo que nos assaltem e matem, pois é certo que perecerão (9ss).

O Senhor nos chama “justos”, porque em Cristo nos despiu “os trapos da imundície” da justiça humana, e nos revestiu com a “justiça de Cristo”, com a qual ele nos reforça em cada culto e ceia do Senhor, e em cada leitura das Escrituras. Revestidos de Cristo, estamos preparados e prontos para “as bodas do Cordeiro”, em que o próprio Cristo nos servirá com as “eternas delícias” da bem-aventurança celeste. Na idade terrena que o Senhor nos concedeu, pela força de Cristo, “ainda florescemos” em nossa fé e ainda “damos frutos”, que são: “Anunciar que o Senhor é reto” (15).

Caro(a) irmão(ã) na fé. Os nossos queridos precisam deste nosso florescer vigoroso e cheio de frescor na fé, que é “anunciar que o Senhor é reto”. Pois eles estão sendo atacados constantemente por muitas ideologias humanas. Elas podem parecer aprazíveis, mas não são “retas”, ou seja, não trazem em si “a régua” da Palavra do Senhor. Nós, porque aprendemos a verdade do Senhor Deus, e que por meio dela fomos conservados fiéis e felizes na fé no Deus de amor, tenhamos sempre os ensinos do Senhor como base de nossas opiniões sobre os problemas da vida moderna. É assim que, ainda quando velhos, “florescemos” e damos “frutos” para a justiça. Conceda-nos Deus ousadia – e amor cristão – para sermos testemunhas do Salvador Jesus, e que sintamos alegria nessa divina missão. Amém.

Eugenio Dauernheimer

Pastor emérito

Canoas, RS

Eugenio Dauernheimer

Pastor emérito Canoas, RS

Editora Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos