Homenagem aos 504 anos da Reforma Luterana na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, RS


26/10/2021 #IELB na Mídia #Diretoria Nacional #Instituto Histórico

Pastores Joel Müller e Heder Gumz e Sr. Paulo Udo Kunstmann representaram a IELB na sessão solene realizada no dia 25 de outubro

Homenagem aos 504 anos da Reforma Luterana na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, RS

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre, RS, realizou no dia 25 de outubro, uma sessão solene em homenagem aos 504 anos da Reforma Luterana, celebrados no dia 31 de outubro de 2021. Estiveram presentes no ato os vice-presidentes de Ensino, Rev. Joel Müller, e de Expansão Missionária, Rev. Heder Gumz, e o responsável pelo Instituto Histórico da IELB, Sr. Paulo Udo Kunstmann, e demais vereadores e convidados (veja aqui).

A iniciativa foi realizada pelo vereador Ramiro Rosário, que reforçou a importância do movimento, não apenas no aspecto religioso, mas também na formação e evolução da nossa sociedade ocidental. Como legado da Reforma, o vereador citou a alfabetização, com a tradução da bíblia do latim para o alemão, a educação universal, a separação entre Estado e Igreja, a liberdade de expressão, e a visão de trabalho e desenvolvimento econômico, amplamente defendidos pela Reforma Protestante.

O pastor Joel Müller, destacou que Lutero lançou as bases da pedagogia moderna quando falou do ensino gratuito para todos e a divisão por faixas etárias. “Lutero sistematizou uma nova forma de entender a educação e de pensar a escola e a sua relação com a vida e a sociedade. Na formação de crianças e jovens, os métodos de ensino e o perfil do professor e a constituição da própria teoria pedagógica”, explicou.

O vice-presidente ainda realizou o convite para o lançamento do Livro de Concórdia na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 31 de outubro, às 16h, e a live comemorativa aos 504 anos da Reforma em parceria com o Seminário Concórdia, de São Leopoldo, RS, tendo como cenário a Biblioteca. A transmissão ao vivo será feita, às 19h, nas páginas do Facebook da IELB e do Seminário Concórdia e no canal do Youtube do Toda IELB Canta e Seminário Concórdia.

*Colaboração da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

IELB na Mídia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos