Posso ter certeza da salvação?


Ler em formato flip
19/11/2021 #Estudos #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

A situação se agrava quando as dúvidas sobre valores eternos demoram para serem resolvidas.

Posso ter certeza da salvação?

Quem não tem dúvidas? Todos nós temos dúvidas sobre muitos assuntos. Não dominamos todos os assuntos. Pois todos somos imperfeitos e limitados. E as dúvidas são normais na vida de todas as pessoas, mesmo na vida dos cristãos. O problema é muito sério quando se refere a questões vitais da existência humana. Refiro-me às questões de fé, que definirão a realidade eterna da pessoa.

A situação se agrava quando as dúvidas sobre valores eternos demoram para serem resolvidas. Elas podem gerar desorientação, angústia, desespero e o possível apego a falsas crenças humanas. Nesses casos, o prejuízo pode ser eterno.

O que é certeza? O dicionário a define assim: Qualidade do que é certo. Conhecimento exato.

Onde encontrar o conhecimento exato sobre fé e certeza da salvação? O livro de Hebreus informa que: A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (Hb 11.1). Notem que ele disse: fé é certeza!  Então, a solução é ter fé!

 O apóstolo Paulo escreveu: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo (Rm 10.17). Então, para obter “conhecimento exato” sobre a fé, sem duvidar, precisamos ouvir a Palavra de Deus. A Palavra contempla a pessoa, pela ação do Espírito Santo, com uma fé fundamentada na verdade, que é o próprio Senhor Jesus Cristo. Essa fé baseada no Salvador elimina a dúvida e a incerteza! É uma fé tranquila e confiante na graça salvadora, sem duvidar do amor do Salvador.

 Quando o cristão afirma que tem certeza de sua salvação ele é vaidoso ou arrogante? Sim, se ele a fundamenta nele próprio, no seu pretenso merecimento, na sua justiça imaginária. Mas se a sua certeza está fundamentada na graça e amor de Jesus Cristo, ela é verdadeira e certa! A Palavra de Deus deixa absolutamente claro que pela graça sois salvos, por meio da fé; isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8-9). E o apóstolo Paulo disse ao carcereiro de Filipos: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.... A palavra “serás” – é categórica e não deixa dúvida. Então, o cristão pode afirmar que tem absoluta certeza de sua salvação!

O apóstolo Pedro escreve aos cristãos dispersos por várias regiões do Império Romano. Eles eram perseguidos e muito maltratados. Atento ao perigo que enfrentavam de serem tentados a duvidar do amor de Deus e de abandonarem a fé cristã e adotarem atitudes inadequadas, dirige-se a eles e aconselha: Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno (2Pe 3.18). Na carta anterior, escreveu-lhes: Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo (1Pe 1.5). E acrescenta: ...a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim de vossa fé, a salvação de vossas almas” (1Pe 1.5 e 9).

 Aristóteles disse: A dúvida é o princípio da sabedoria – ele pode ter alguma razão. Porém, prefiro o texto bíblico: Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas (Pv 9.10 – NTLH).

 

A maravilhosa graça de Deus é para todos!

Martinho Sonntag

Pastor

martinho@ielb.org.br

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Martinho Sonntag

Vice-presidente de Educação Cristã da IELB

Estudos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos