Qual é o papel dos cristãos na vida da nação?


Ler em formato flip
26/12/2021 #Artigos #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

Os cristãos têm responsabilidades com a nação em que vivem, além de exercerem a importante missão de divulgar a Palavra de Deus e de testemunhar a fé cristã.

Qual é o papel dos cristãos na vida da nação?

Os cristãos têm responsabilidades com a nação em que vivem, além de exercerem a importante missão de divulgar a Palavra de Deus e de testemunhar a fé cristã. Por isso, não podem ser negligentes e se omitir nas questões sociais, políticas e financeiras.

 

A IELB (Sínodo e congregações) e os pastores não devem participar da política partidária, conforme o Código de Ética, aprovado em Convenção Nacional.

 

Qual é, então, o papel que os cristãos podem exercer?

 

Lembramos que os cristãos também estão sujeitos à tentação de reagir com extremismos e atitudes não condizentes com o cristianismo. Sofrem a tentação de falar mal das autoridades, xingar, agredir ou se omitir e não participar da vida pública.

 

O apóstolo Paulo vivia no Império Romano, que era corrupto e imoral, muito semelhante aos nossos dias. Ele escreve aos cristãos de Roma, que viviam neste ambiente, orientando-os para que tenham um comportamento digno de filhos de Deus na sociedade corrupta do império dominador de Roma:

 

1. Sujeição às autoridades instituídas

 

Todo o homem esteja sujeito às autoridades superiores (Rm 13.1), combinado com as palavras de Jesus: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus (Mt 22.21).

 

Deus quer que os cristãos tenham uma vida exemplar, mesmo enfrentando dificuldades. Devem respeitar e sujeitar-se às autoridades instituídas, pois, As autoridades que existem foram por ele (Deus) instituídas (Rm 13.1b). O texto é claro: “É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência (Rm 13.5).

 

Os cristãos não podem negligenciar seus deveres com a Nação e o Estado. As autoridades devem ser respeitadas e suas diretrizes obedecidas. Por outro, as autoridades devem permanecer nos limites constitucionais de suas competências. Elas têm a função de atuar em benefício do povo.

 

Os governantes não têm direito de domínio sobre os assuntos da fé, que é a soberania de Deus.

 

O que fazer quando as autoridades abusarem do poder, não respeitando os seus limites, governando ditatorialmente e privando os cidadãos dos seus direitos e oprimindo o povo? – Nestas situações, os cristãos podem pleitear os seus direitos, assegurados pela Constituição, através dos órgãos competes. Além destas providências, têm a oportunidade de votar e de eleger outros governantes.

 

2. Oração pelo povo e pelas autoridades

 

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador” (1Tm 2.1-3).

 

É vontade de Deus que os cristãos orem. E Deus prometeu ouvir. Os cristãos podem orar muito mais do que estão fazendo. E afirmo, sem medo de errar, que ainda estamos num país em condições suportáveis, porque há muitos cristãos que estão orando pela pátria, pelo povo e pelos governantes.

 

3. Vida exemplar, servindo de testemunho

 

O apóstolo Pedro escreve: Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1Pe 2.11-12).

 

Deus nos ilumine e oriente para que vivamos por modo digno do evangelho (Fp 1.27).

 

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Martinho Sonntag

Vice-presidente de Educação Cristã da IELB

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos