O privilégio de recorrer a Deus nas dificuldades


Ler em formato flip
25/01/2022 #Meditação #Exclusivo Assinantes

“Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Salmo 50.15)

O privilégio de recorrer a Deus nas dificuldades

Há pessoas que vivem e não se preocupam com Deus. Entre elas, existem aquelas que têm a sua igreja, mas não se importam com ela. Cumprem suas obrigações religiosas, mas não cultuam a Deus verdadeiramente.

 Não basta cumprir obrigações exteriormente

É disso que fala o salmo 50. Uns estavam completamente indiferentes a Deus, e outros traziam seus sacrifícios, mas faziam isso apenas para cumprir exteriormente suas obrigações religiosas. Suas ações não eram fruto da fé em Deus. Eles não valorizavam as promessas de salvação que Deus tinha dado ao seu povo e não havia comunhão verdadeira com Deus. Essas pessoas não podiam pedir ajuda a Deus porque não acreditavam nele. Como não confiavam nas promessas de perdão e salvação de Deus, o pecado os mantinha afastados de Deus. Só uma pessoa que aceita e crê que recebe o perdão de Cristo pode invocar o Deus santo e poderoso.

 O amor de Deus cria a gratidão

Este é o chamamento que o salmista faz: “Que a gratidão de vocês seja o sacrifício que oferecem a Deus, e que vocês deem ao Deus Altíssimo tudo aquilo que prometeram!” (Sl 50.14). Gratidão é sentimento que vem do reconhecimento da bondade de Deus. As pessoas, em geral, têm uma imagem de que Deus é alguém que só quer castigar. A Bíblia mostra que todos os seres humanos são pecadores e merecedores do castigo de Deus. Ela também mostra que Deus não deseja castigar as pessoas, mas quer perdoá-las. A prova é a vinda de Cristo para perdoar o pecado. Cristo teve sofrer para libertar os seres humanos do justo castigo de Deus. Isso é prova do amor de Deus. Esse amor que cria a gratidão no coração da pessoa, que faz com que ela queira servir e cultuar a Deus.

 Deus está acessível para ajudar no sofrimento

Essa comunhão com Deus é outro benefício. O filho de Deus pode invocar a Deus nas dificuldades: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”. Que privilégio! Mas também, que consolo!  Talvez você, que está enfrentado problemas, esteja com o sentimento de que Deus o está castigando. Lembre-se, Deus o ama e perdoa os seus erros. Ele está à sua disposição nas horas difíceis. “Invoca-me no dia da angústia”, é pedido do próprio Deus. “Eu te livrarei”, é a sua promessa. Deus não falha em suas promessas. Isso significa que Deus vai atender. Importante saber que livramento não é sempre da forma que a pessoa espera, mas o jeito de Deus fazê-lo é o melhor. “Tu me glorificarás”, é consequência. A comunhão com Deus se torna mais forte, e a pessoa reconhece a presença de Deus em sua vida.

 Se você estiver sofrendo, não pense que Deus se afastou de você, pelo contrário, ele quer ajudar você a superar sua adversidade, seja ela qual for.

 

Elmer Teodoro Jagnow

Pastor

Forquetinha, RS

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Meditação Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos