Como será a segunda vinda de Jesus?


Ler em formato flip
03/02/2022 #Estudos #Artigos #Exclusivo Assinantes

Qual será a situação dos que morreram sem Cristo?

Como será a segunda vinda de Jesus?

A Sagrada Escritura assegura que Cristo voltará. A volta de Cristo já faz parte da futura história do universo. Jesus prometeu: “[...] Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou” (João 14.1-4 – NTLH).

Qual é o propósito da volta de Jesus?

Há uma clara distinção entre a primeira e a segunda vida do Senhor:

 Na primeira, ele vem para salvar a humanidade. Nasce humilde, assume a forma de ser humano, cumpre toda a lei de Deus, entrega-se à morte para pagar a nossa culpa pelo pecado e ressuscita triunfante e glorioso. Instituiu o ministério da pregação da Palavra, visando a proclamação do evangelho para a salvação de todos os que se arrependem e creem em Jesus. Deus delegou aos cristãos e à igreja a missão de chamar o povo ao arrependimento e à fé no Senhor. Após a sua presença visível aqui na terra, Jesus voltou para o céu e assumiu o governo do universo e preparou “um lugar nos céus para vocês”.

Na segunda, ele vem para julgar a humanidade. Cristo virá como juiz para “julgar vivos e mortos”. O salmista afirma: “Folgue o campo e tudo o que nele há; regozijem-se todas as árvores do bosque, na presença do Senhor, porque vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade” (Sl 96.12,13). Nesta vinda, Jesus se apresentará em glória, majestade e esplendor (Leia Mt 24.29-31).

O apóstolo Paulo escreve: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo” (2Co 5.10).

 

Qual será a situação dos que morreram sem Cristo?

A Bíblia Sagrada informa como será a situação dos que morreram com Cristo e os que morreram sem ele: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Lc 16.15 e 16).

 Jesus afirma: “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (Jo 5.28 e 29).

 O profeta Daniel também escreveu sobre o destino dos que irão ressuscitar: Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn 12.2)

 Jesus voltará, sim. Quando? Deus não revelou o dia e a hora. Porém, deixou claro que todos os mortos ressuscitarão, os que morreram com Cristo e os que morreram sem fé em Jesus. Naquele dia haverá um grande julgamento:

·         Os cristãos irão para sempre com o Senhor para os novos céus e a nova terra, prometidos por Jesus.

·         Os descrentes, para a condenação eterna no inferno, como indicam os textos citados.

 Deus não quer a condenação de ninguém. O Pai “Amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

 Deus quer poupar a humanidade do terrível sofrimento eterno. Ele clama: “Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor” (Jr 22.29), e convida: Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

 

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Martinho Sonntag

Vice-presidente de Educação Cristã da IELB

Estudos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos