Congregação encerra atividades


27/01/2022 #Congregações

Após 71 anos de existência, a Congregação está fechando as portas.

Congregação encerra atividades

No dia 23 de janeiro a Congregação São Paulo, de Presidente Kennedy, Verê, PR, realizou seu último culto. Após 71 anos de existência, a Congregação está fechando as portas. Durante todo este tempo, Deus conduziu a pregação da sua Santa Palavra neste local. A Palavra cresceu e deu muitos e belos frutos.

 

No entanto, assim como a Congregação São Paulo teve um início, agora ela chega ao seu final. Mas a Igreja de Cristo continua. A Igreja são as pessoas! “Nós, que somos parte do corpo de Cristo, continuamos a trilhar o caminho da salvação na Congregação Cristo, de Verê! Que Deus em seu imenso amor continue a nos abençoar ricamente!”, afirma o pastor Leandro Mangold.

 

A decisão pelo encerramento das atividades levou em consideração vários pontos. “Infelizmente estávamos adiando o inevitável. A reforma no templo era extremamente necessária e incerta, pois a congregação não conseguiria se manter se mais alguma família saísse. Mas precisamos lembrar que a igreja somos nós, onde quer que nos encontremos!", ressalta o pastor.

 

O terreno será vendido e os recursos repassados à Paróquia. As famílias que ainda participavam ali, participam agora na Congregação Cristo, em Verê, distante 7 quilômetros do local. “Ocorreu uma mudança do local de cultos. Os membros continuarão participando da igreja, mas em outra congregação muito bem estruturada, que também fica próxima às suas residências", finaliza o pastor Leandro.

 

 

Um pouco da história

Em 1950, o pastor Friedrich Wilhelm August Schroeder, de Videira, SC, recebeu o convite para atender a nova colônia de Pato Branco. O trabalho se expandiu rapidamente. Em 12 de março de 1951 o pastor realizou o primeiro culto em Presidente Kennedy, na casa do senhor Jorge Denker, oriundo da Paróquia de Trombudo Central, SC. Neste culto foram batizados o menino Arno Denker e a menina Iria Kuhs.

 

Em virtude da distância e más condições das estradas, o pastor Schroeder conseguia realizar apenas três visitas ao ano aos luteranos de Pato Branco e região. Então, em 1956 o Departamento de Missão da IELB enviou a Pato Branco o teologando Eugênio Dauernheimer. Em 1957, chegou o teologando Ari Pfluck. Em 1958, o pastor Oscar Kanitz foi instalado como primeiro pastor residente de Pato Branco. Foi sucedido, em 1960, pelo pastor Bruno Sonntag e, em 1962, pelo pastor Germano Gustavo Adolfo Beck. Todos estes também atenderam os luteranos de Presidente Kennedy.

 

Em 18 de maio de 1954 foi inaugurada a primeira igreja de madeira, construída por 18 famílias, pelo pastor Frederico Schroeder. Esta igreja foi construída no mesmo local onde está a igreja atual. Em 1958, sob a direção do teologando Valdomiro Petry, foi iniciada a escola paroquial.

 

No dia 16 de maio de 1965 foi inaugurada a segunda igreja da congregação São Paulo, de Presidente Kennedy, quando a Congregação contava com 40 famílias. Esta segunda igreja, maior que a primeira, foi edificada do outro lado da estrada e a antiga igreja foi adaptada para ser utilizada como escola. Em 03 de março do mesmo ano foi instalado o professor Elírio Glienke. Mais tarde foi construído o templo atual, em alvenaria.

 

Pastores que atenderam a Congregação São Paulo

- Rev. Friedrich Schroeder: 1951 – 1957 (Videira, SC)

- Teo. Eugênio Dauernheimer: 1956 (Pato Branco, PR)

- Teo. Ari Pfluck: 1957 (Pato Branco, PR)

- Rev. Oscar Kanitz: 1958 – 1960 (Pato Branco, PR)

- Rev. Germano Beck: 1960 – 1981 (Pato Branco, PR)

- Rev. Adilson Schünke: 1982 – 1983 (Pato Branco, PR)

- Rev. Aldair Gund: 1983 – 1988 (Dois Vizinhos, PR)

- Rev. Antônio Joaquim Ferro Canoa: 1988 – 1994 (Dois Vizinhos, PR)

- Rev. Vilmar Zilki: 1994 – 2004 (Dois Vizinhos, PR)

- Rev. Carlos Kracke: 2004 – 2005 (Dois Vizinhos, PR)

- Rev. José Isael Fortunato da Silva: 2005 – 2013 (Dois Vizinhos, PR)

- Rev. Josemar da Silva Alves Bonho: 2014 – 2016 (Dois Vizinhos, PR)

- Rev. Leandro Mangold: 2017 – 2022 (Dois Vizinhos, PR)


Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos