Reflexões sobre o Pai-Nosso


16/02/2022 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Reflexões sobre o Pai-Nosso

A oração que veio do céu

Você ora constantemente? Sente-se preparado para orar em qualquer ambiente? Deus está ouvindo a sua oração? Você julga que a posição do seu corpo na hora da oração está correta? Tem humildade para aprender com Jesus e com suas orações? Quando você ora o Pai-Nosso, sabe exatamente o que está pedindo ou ora de forma mecânica? O Pai-Nosso ainda é uma oração para os cristãos nos dias de hoje?

Nesta obra, o autor conduz o leitor a refletir nessas questões e mostra, na prática, como o Pai-Nosso está presente no dia a dia da nossa vida. Assim, de forma simples e prática, Forster incentiva os cristãos a separarem um tempo do seu dia para orar e também pronunciar cada palavra desta oração de modo consciente, em confiança, como filho amado que fala com o seu Pai celestial.

Sobre o autor:
Volmir Forster é pastor, natural de Toledo, PR, filho de Norberto Forster e Elzira Vergütz Forster. É casado com Nelsi Kracke Forster, pai de Samuel Méler Forster, Milena Lara Forster e Iasmim Letícia Forster. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Instituto Concórdia de São Paulo (ICSP) em 1998; concluiu a convalidação deste bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em setembro de 2013. Em 2018, concluiu o curso de Coaching Life, em Porto Velho, RO; e em 2019, concluiu o curso de Coaching Executive, em São Paulo, SP, ambos pela Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC). Ainda em 2019, concluiu o curso de Programação Neurolinguística Nível Practitioner (PNL), com Mileine Vargas, em Vilhena, RO. E em 2020, concluiu o curso de Hipnose pela OMNI Hypnosis Training Center, em São Paulo, SP. Na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), atua como pastor da Paróquia Concórdia, de Cacoal, RO. Foi pastor conselheiro dos distritos eclesiásticos de Mato Grosso (DIMAT) e Rio Machado (DIRIMA). Foi também pastor conselheiro dos jovens e das mulheres dos respectivos distritos.

Autor: Volmir Forster

Dimensões: 14 x 21 cm

Número de páginas: 264

 

Adquira aqui.

Este livro está disponível também em e-book. Acesse e adquira aqui.

 

Leia a Introdução

Você ora constantemente? Em sua avaliação, sente-se preparado para orar em qualquer ambiente? Sente que Deus está ouvindo sua oração? Julga que a posição do seu corpo na hora da oração está correta? Tem humildade para aprender com Jesus e com suas orações? Quer de fato aprender com ele? Quando você ora o Pai-Nosso, sabe exatamente o que está pedindo ou ora de forma mecânica? O Pai-Nosso ainda é uma oração para os cristãos nos dias atuais?

Nesta obra, exploro essas questões que muitas e muitas vezes afligem o nosso coração. Trago essa oração para mostrar, na prática, como ela está ou pode estar presente em nosso dia a dia e como a nossa vida percorre 24 horas dentro dessa oração que o Filho de Deus, Jesus Cristo, ensinou aos seus discípulos e ao povo de Deus.

Também procuro mostrar que nossas decisões estão sempre ligadas às petições dessa oração. Muitos sofrimentos que passamos são fruto de péssimas decisões tomadas em algum momento da vida. Mesmo com a experiência, talvez continuemos tomando decisões que ferem a vontade do nosso Deus. No entanto, com o seu perdão, Deus quer nos conduzir novamente em seu caminho e nos dar nova oportunidade para honrar e glorificar seu santo nome.

Ao ensinar o Pai-Nosso, Jesus escolheu cuidadosamente todas as palavras. Ele tinha em mente o coração pecador do ser humano. Nela, Deus Pai é exaltado pelo próprio Cristo. Ele viveu e aplicou essa oração em sua vida. Nada do que fazia era para buscar a própria glória, mas para exaltar aquele que o enviou.

Apesar de termos duas versões do Pai-Nosso na Bíblia, registradas nos evangelhos de Mateus e de Lucas, elas apresentam poucas diferenças e expressam as mesmas ideias para usarmos ao falarmos com o nosso Deus e Pai.

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair tem tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! (Mateus 6.9-13)

Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; o pão nosso de cada dia dá-nos diariamente; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação. (Lucas 11.2-4)

Além dessas duas versões bíblicas, há diversas versões litúrgicas do Pai-Nosso, e todas elas são formas de expressar aquilo que Jesus ensinou aos seus discípulos. Na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) é usada a versão que utilizamos neste livro, com a qual oramos:

Pai nosso, que estás nos céus. Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Hinário Luterano, p. 14)

Assim, de forma simples e prática, quero incentivar os cristãos a separar um tempo do dia para orar. Deus é o melhor ouvinte que temos. Ele é o único que, de fato, tem poder para nos ouvir e atender de forma correta, isto é, dar aquilo que fará bem à nossa vida. Ele sabe exatamente o que precisamos e o que não tirará do nosso coração, da nossa mente e da nossa alma a salvação eterna. Deus não pode nos dar tudo o que queremos, senão facilmente nos perderemos.

Que o Espírito Santo guie a sua leitura e o meditar de cada parágrafo. Que, ao concluir esta obra, você pronuncie cada palavra dessa oração de forma consciente, em confiança, como filho amado do Pai celeste.

 

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos