Servas promovem congresso online


Ler em formato flip
04/03/2022 #Mulheres #Exclusivo Assinantes

31º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) teve como tema Seja feita a tua vontade.

Servas promovem congresso online

O sacerdote Eli entendeu que quem chamava o jovem Samuel era o próprio Deus e reconheceu: “Ele é o Senhor. Que ele faça o que achar melhor” (1Sm 3.18). Esse foi o versículo-lema do 31º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB), que teve como tema: Seja feita a tua vontade.

Reconhecer a soberania de Deus e pedir que se cumpra sua vontade também são petições da oração do Pai-Nosso, quando se afirma: “Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu”.

O evento foi realizado nos dias 15 e 16 de janeiro, no Hotel Swan, em Novo Hamburgo, RS, com a presença apenas da Diretoria Nacional e representantes regionais da LSLB, equipes organizadora e de transmissão e convidados. A programação foi transmitida através do Facebook da LSLB ( www.facebook.com/lslb.org.br ) e pelo canal da Rádio CPT no Youtube ( https://www.youtube.com/radiocpt ). Até o encerramento do evento, foram cerca de 20 mil visualizações.

A devoção de abertura foi conduzida pelo pastor Edgar Lemke, conselheiro da revista Servas do Senhor, sobre a vida de oração: “Às vezes a gente vai esfriando nas orações e nem ora mais. O problema da oração egocêntrica, quando pedimos que seja feita a nossa vontade, começa lá em Gênesis, quando o orgulho tomou conta”. Também admoestou para que Deus seja sempre o centro das nossas orações, e que coloquemos toda a nossa vida, presente e futura, nas mãos de Deus: “Seja feita a tua vontade”.

O vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, ministrou a palestra principal, contextualizando o versículo-lema do Congresso. Detalhou a história sobre o chamado do jovem Samuel e o reconhecimento pelo sacerdote Eli de que era o próprio Deus quem chamava o novo profeta, além de confiar em suas promessas. “E nós, como poderemos saber qual é a vontade de Deus? Está na Bíblia Sagrada, que é lâmpada para os pés e luz para os caminhos. Nós temos o grande privilégio de ter em nossos lares e cultos domésticos e dominicais, Deus nos falando a sua santa e preciosa vontade”, esclareceu.

Conduzida pelo conselheiro da Comissão de Crescimento Espiritual (CCE), pastor e professor Raul Blum, a devoção abordou a realização da vontade de Deus na vida de cada um. “Deus providencia o jeito da salvação chegar até nós: a graça de Jesus. E vivendo a espiritualidade da cruz, vivemos sob a proteção de Deus. Quando oramos ‘seja feita a tua vontade’, pedimos que Deus nos capacite para que, através de nós, a sua obra seja realizada”, afirma Blum.

 

A LSLB pelo Brasil

As presidentes regionais apresentaram os relatórios dos trabalhos, encontros e congressos realizados em suas regiões. Foram abordadas as particularidades de alguns distritos e destacou-se que o principal desafio foi ter o trabalho limitado pela pandemia, que iniciou pouco depois da eleição no último Congresso Nacional, realizado em janeiro de 2020, em Foz do Iguaçu, PR.

 

Despedidas

A Diretoria Nacional da LSLB fez uma homenagem especial à presidente, Marli Wiedmann, e à 1ª tesoureira, Íris Scholz, que deixaram os cargos após 8 e 12 anos de dedicação frente à Liga, respectivamente. Também teve um agradecimento especial a Candace Lassig, que trabalhou por quase oito anos como coordenadora da revista Servas do Senhor, passando o cargo para a jornalista Natacha Teske, que também atua na revista Mensageiro Luterano.

 

Encerramento

O culto de encerramento teve como oficiantes os pastores Raul Blum, Edgar Lemke, Heder Pieper Gumz, Kenny Ogg e Rubens Ogg. A mensagem, proferida pelo conselheiro da LSLB, pastor Rubens Ogg, teve como tema: “Por que devemos orar sempre pela vontade de Deus?”, onde foi abordado que Deus quer resgatar e dar a salvação eterna para cada um. “Nós fazemos parte dos planos de Deus. Ele é o Senhor e é soberano. Importa que nossos nomes estejam escritos no Livro da Vida. Ele faz o que é melhor para cada um de seus filhos”, ressaltou.

Durante o culto, também ocorreu a cerimônia de instalação da diretoria eleita. O momento foi dirigido pelo pastor Heder Gumz. O momento teve a participação online das servas eleitas e do pastor conselheiro.

As ofertas do culto, tanto em espécie quanto as feitas através de PIX, foram destinadas à Associação Beneficente de Resgate e Assistência Educacional (Abrasse), que tem sede na cidade de São Leopoldo e atende cerca de 80 crianças com idades entre 1 e 5 anos e 11 meses. A Abrasse atua com apoio das congregações luteranas do Distrito Concórdia.

Logo após o culto, foi celebrado o aniversário de 65 anos da Liga de Servas Luteranas do Brasil, cuja fundação foi no dia 16 de janeiro de 1957.

 

Eleições

A LSLB realiza a eleição dos cargos de sua diretoria de forma alternada a cada congresso, de maneira que não ocorra a troca nem a reeleição integral da Diretoria Nacional. Neste ano, foram eleitas mulheres para os cargos de presidente, 2ª vice-presidente, 2ª secretária, 1ª tesoureira e 3ª titular e suplente do Conselho Fiscal; e também foi eleito o pastor conselheiro. As eleições ocorreram de forma virtual.

 

Confira a formação da Diretoria Nacional e quem são as presidentes das onze regiões da LSLB para a gestão 2022-2024.

 

Presidente: Loci Marinês Narcizo Gobetti (eleita)

1ª Vice-Presidente: Tânia Eloisa Voigt Kopereck

2ª Vice-Presidente: Silmari Cristina Silva Garcia Carvalho (eleita)

Secretária: Ângela Neumann Schünke

2ª Secretária: Gudrun Amsberg de Almeida (eleita)

3ª Secretária: Olga Beatriz Hepp Hannes

Tesoureira: Dulce Lires Dittberner Weber (eleita)

2ª Tesoureira: Márcia Silveira Wiltgen

3ª Tesoureira: Eulalia Herzog

Conselheiro Nacional: Rev. Ismar Lambrecht Pinz (eleito)

 

PRESIDENTES REGIONAIS:

Região Catarinense: Joselaine Franke Griesang (eleita)

Região Centro-Oeste: Maria de Nazareth Danzmann (reeleita)

Região Espírito Santo-Minas: Alini Ewald Eller (eleita)

Região Metropolitana: Neide Feltrin do Nascimento Hübner (reeleita)

Região Missioneira: Simone Schimidt Pinheiro (eleita)

Região Nordeste: Jane Denise Serafim de Oliveira (reeleita)

Região Noroeste: Nilva Klein de Almeida (eleita)

Região Norte: Edivânia dos Santos Schropfer (eleita)

Região Oeste: Rosangela Franciela Cordazzo Poganski (reeleita)

Região Paranamasul: Maria Elisabete Bobato Retzlaf (reeleita)

Região Sul: Carmen Regina Rain (eleita)

Conselho fiscal:

Titulares: Marli Dockhorn Lemke, Carmen Edela Fach de Oliveira e Hélia Schneider da Silva (eleita)

Suplente: Clair Margarete Hugentobler Maria (eleita)

 

 

 

As presidentes

Loci Gobetti

Presidente eleita da LSLB

As perspectivas para os próximos anos são as melhores possíveis. Nossas amadas servas, espalhadas pelo imenso Brasil durante o período de pandemia, se reinventaram, usaram da criatividade. Com isso, conseguimos manter nosso trabalho e compromisso com os projetos da LSLB, graças a Deus. Nosso muito obrigada a todas as servas e pastores pelo empenho e carinho recebidos.

Lembramos que a LSLB é composta por mulheres luteranas, pertencentes à IELB, organizadas em departamentos, distritos e regiões (Art.4º do Estatuto e Regimento). Para tanto, todas são SERVAS do Salvador Jesus e chamadas para este trabalho de amor, comunhão, testemunho, proclamando o evangelho no lugar onde Deus as colocou.

Ser serva do Senhor é a oportunidade que temos de testemunhar seu amor!

 

 

Marli Pooch Wiedmann

Presidente da LSLB 2016-2022

Em 2016, quando assumi a liderança da LSLB, meu objetivo era manter os trabalhos e projetos que existiam e procurar inovar onde fosse possível. Para tanto, o primeiro desafio seria a sincronização com os demais integrantes da Diretoria Nacional a fim de alcançarmos essa meta.

Deus sempre esteve presente com seu auxílio e proteção, especialmente nos períodos de incerteza e turbulência, e, assim, com o trabalho conjunto da Diretoria Nacional, das regionais, das distritais e de todas as servas do Brasil, durante a gestão 2016/2022, foram arrecadados, através das ofertas das sacolinhas e dos talentos, cerca de R$1.900.000,00 que foram repassados para os projetos de missão da LSLB.

Neste novo período que se inicia, é fundamental que as lideranças continuem incentivando todas as servas a servirem ao Senhor com alegria para que a "chama da liga" permaneça acesa.

 

Depoimentos

Muitas pessoas estiveram reunidas em família ou em seus departamentos para acompanhar o Congresso, e foram incentivadas a compartilhar esses momentos através do envio de fotos, que foram exibidas durante a programação.

 

 “Eu já participei de vários congressos nacionais presencialmente, mas minha mãe, Lídia, de 96 anos, só esteve nos distritais. Dessa vez, participamos juntas, assistindo na televisão de casa, e foi muito bom”. Ida Marlene Kunde, Congregação da Redenção, Pelotas, RS.

 

“O tema foi muito bem escolhido. A vontade de Deus deve ser feita e prevalecer sobre a nossa. O Congresso foi maravilhoso, e eu sinto por não poder estar presente. Eu e minha mãe, Herena, de 89 anos, assistimos juntas, em casa, sentadas na varanda. Muitas servas não têm condições financeiras de participar presencialmente, e essa é uma maneira (online) que possibilita a participação de todas”. Lili Schüler, Congregação São Paulo, Dionísio Cerqueira, SC.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Mulheres Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos