Apesar das dificuldades e sofrimentos, PERSISTA!


Ler em formato flip
03/03/2022 #Reflexão #Diretoria Nacional #Devocionais

Vamos desanimar e desistir de nossa caminhada de fidelidade aos planos de Deus para a nossa vida? Não podemos desistir!

Apesar das dificuldades e sofrimentos, PERSISTA!

        A Quaresma, que iniciou no dia 2 de março, é um tempo especial para refletirmos sobre a história do sofrimento e morte de Jesus Cristo para pagar a culpa do pecado da humanidade, conquistando o perdão gratuito para todos os que nele creem. São 40 dias de preparação para a Páscoa, a festa da gloriosa e vitoriosa ressurreição de Jesus.

       Conhecemos o que aconteceu no Getsêmani. Jesus esteve lá, acompanhado de seus discípulos. Foram os últimos dias antes de sua morte no Calvário. O sofrimento dele foi tão intenso e profundo que o levou a orar, suando gotas de sangue e clamando: Meu Pai: Se possível, passa de mim este cálice! (Mt 26.39). O Pai, em resposta ao clamor de Jesus, enviou um anjo para confortá-lo para que ele seguisse na sua missão.

        Se Jesus fosse um simples ser humano, não teria suportado todo o terror que enfrentou. Mas ele era Deus que assumiu a forma humana e, apesar do terrível sofrimento, persistiu e completou a sua missão de salvar a humanidade. Graças a Deus!

       O derramamento de sangue foi necessário para o pagamento da culpa do pecado da humanidade: “não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados” (Hb 9.22 – NTLH). Se Jesus desistisse da sua missão, todos nós ainda estaríamos sob a ira e a condenação de Deus.

      Confortado e animado pelo anjo no Getsêmani, vai ao encontro dos discípulos. Encontrou-os dormindo. Volta e ora outra vez (Mt 26.44). Retornando aonde estavam os discípulos, encontrou-os outra vez dormindo. Então lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantai-vos, vamos!” (Mt 26.45). Em outras palavras: Não podemos desistir, preciso persistir! Vamos em frente!

      Jesus estava nessa missão vital substituindo toda a humanidade diante da justiça divina, para nos resgatar da morte para a vida. Mesmo padecendo intensamente, não desistiu da sua missão! Damos graças a Deus pela sua persistência! Pois o sangue que foi derramado no Calvário nos purifica de todo pecado: ... e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1Jo 1.7). O apóstolo Pedro relata de maneira magistral os grandes benefícios dessa obra do Senhor (Leia 1Pe 1.3-7).

       Lembramos que os cristãos enfrentam dificuldades e obstáculos na missão de servir a Deus e proclamar o santo evangelho de Jesus. Nenhum cristão está isento de problemas e adversidades que causam sofrimentos. Esses sofrimentos podem gerar dúvidas e até a tentação de desanimar, desistir e abandonar a nossa vocação e o belo objetivo de levar a mensagem do evangelho a muitas pessoas.

       A igreja sempre enfrentou dificuldades, especialmente em tempos de perseguições. Nos últimos dois anos enfrentou dificuldades especiais, devido à pandemia.

       Vamos desanimar e desistir de nossa caminhada de fidelidade aos planos de Deus para a nossa vida?

       Não podemos desistir! Não podemos deixar de participar das atividades regulares das congregações e de trabalhar animados para levar o evangelho a muitas pessoas. Precisamos persistir, mesmo que venham obstáculos que tentam nos impedir.

Jesus disse aos seus discípulos: “Levantai-vos, vamos”!          

 

        Ao enviar os seus discípulos, Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18). Este todo-poderoso Salvador nos ama e ampara em todos os tempos.    

        LEVANTEMO-NOS E VAMOS! Continuemos firmes na missão que o Senhor nos entregou!

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Martinho Sonntag

Vice-presidente de Educação Cristã da IELB

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos