Quarta-feira de Cinzas - Início de nova caminhada


02/03/2022 #Reflexão #Meditação

Iniciamos hoje uma nova caminhada como cristãos. O tema é ARREPENDIMENTO.

Quarta-feira de Cinzas - Início de nova caminhada

Iniciamos hoje uma nova caminhada como cristãos. Após o período de Epifania, onde meditamos sobre as primeiras manifestações de Jesus como Messias e Salvador, após seu Batismo, esta nova caminhada nos faz acompanhar Jesus em sua trajetória rumo ao Calvário.

Por isso, o tema de hoje é ARREPENDIMENTO. As leituras para as meditações não poderiam ser diferentes: Salmo 51 e Joel 2. Falam da mudança, não somente de atitudes, mas de coração.

Aliás, a palavra "arrependimento" tem como tradução literal "mudança de mentalidade". Não banalidades como "Foi mal, desculpa aí, blz?" Não futilidades como "Deus é pai, não é padrasto". Não fake news como "Deus é amor, ele não vai condenar ninguém".

Arrependimento, segundo os textos acima mencionados, requer :

1. Reconhecimento do próprio pecado. Olhar para o interior de seu coração ("meus pecados...minhas maldades...meus erros"  e não para o "quintal do vizinho".

2. Confessar, honesta e sinceramente. "Contra ti eu pequei e fiz o que detestas". Joel: "rasgar o coração".

3. Pedir perdão e libertação. "Tira de mim o meu pecado...apaga as minhas maldades..."

4. Confiar, absoluta e exclusivamente, no perdão que Deus oferece e dá por Jesus Cristo

5. Promessa de renovação e mudança. "Conserva em mim o desejo de ser obediente...ensinarei aos desobedientes as tuas leis...anunciarei a tua salvação...eu te louvarei"

Para Jesus, esta fase de sua vida não foi nada fácil. Ele mesmo sabia que o final desta caminhada seria a cruz. Mas ele o fez, porque sabia que a nossa salvação dependia disso.

Para nós, caminhar com Jesus não é fácil também. O Diabo, o mundo e nossa própria natureza humana são nossos adversários diretos.

Por isso, mesmo precisamos demais ficar o mais próximo possível de nosso Pastor e Mestre Jesus, atentos à sua Palavra, permitindo que o Espírito Santo nos mantenha no caminho, de mãos dadas com irmãos irmãos, fortalecendo-nos, consolando-nos, animando-nos e orando uns pelos outros.

 

Rev. Sergio Flor

CEL Bom Pastor da Lapa

CEL Cristo Salvador do Morro Doce

São Paulo Capital

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos