SEXTA-FEIRA SANTA [Calvário, cruzes, sacrifício]


Ler em formato flip
14/04/2022 #Artigos #Congregações #Devocionais #Reflexão

Com Jesus, de Jerusalém a Emaús. Perdão, vida e salvação.

SEXTA-FEIRA SANTA [Calvário, cruzes, sacrifício]

Caveira. Calvário. Cruzes. Execução. Vítima. Sacrifício.

9 horas. Meio-dia. 3 da tarde.  Choro. Curiosos. Nudez. Cravos. Pá. Pá. Pá.

Pregado. Dependurado. Contorcido. Ironizado. Sedento. Atravessado.

Dados. Sorte. Esponja. Vinagre. Sarcasmo. Espasmos.

Prantos. Choque. Medo. Bandidos. Trevas. Dor. Sofrimento.

Absurdo. Elí, Elí. Lemá. Sabactâni. Silêncio. Abandono.

Suspiro. Morte. Lança. Água. Sangue. Terremoto. Sepultamento.

 

Difícil qualificar em momentos o horror daquela Sexta-Feira Santa. Mas, e se a gente fizesse isso? Onde, o quê, quando foi o ponto alto da agonia de Jesus? Em que momento nosso Salvador sentiu mais o peso da maldade da humanidade sobre seus ombros? Qual foi o ápice de seu sofrimento?

 

Alguns teólogos dizem que nunca, naquelas 6 horas, nunca na história, alguém chegou tão longe, desceu tão baixo na miséria humana, quanto no momento em que Cristo se sentiu abandonado não apenas pelos seus, mas pelo seu próprio Pai.

 

Elí, Elí, Lemá Sabactâni. “Deus meu, Deus meu, porque me abandonaste?” Palavras profetizadas por Davi. As mais dolorosas que saíram da boca de alguém. O abismo mais profundo no qual o Filho de Deus podia ter sido lançado naquele dia em que ele foi o nosso substituto.

 

Como pôde Deus ter abandonado seu Filho na cruz? A ideia é tão terrível que Mel Gibson, no filme A Paixão de Cristo, se recusou a tirar Deus Pai totalmente da cena. O deixou de longe, derramando uma lágrima, quando o coração de seu Filho parou de bater.

 

Mas aconteceu. E foi uma única vez em toda a história. Apenas uma vez Deus esqueceu-se de um homem. E foi de Jesus, na cruz.

 

Era preciso. Jesus tinha que passar pela maior desgraça que alguém poderia: a ausência de Deus. Não apenas para se identificar com cada um que se sente esquecido pelos céus quando tem uma prece não atendida. Mas especialmente para nos substituir nesse lugar de abandono. Para pagar o preço da distância que nosso pecado causou, Jesus foi abandonado por Deus em nosso lugar. Jesus foi abandonado por Deus para que a gente nunca tivesse que ser.

 

Se você quiser, tente. Mas não vai conseguir. Desde aquele dia, desde aquele grito, Deus jamais abandonará você. Outros podem fazer. Deus não fará. Você pode pedir. Ele não atenderá. Você pode se afastar, mas ele não irá embora. Por causa de Jesus, por causa do perdão, Deus vai buscar você até o fim do mundo. Por causa de Jesus, por causa do perdão, Deus esteve, está, e estará do seu lado para sempre.

 

*Essa reflexão foi escrita pelo pastor Laerte Tardelli Helwig Voss para o Especial de Páscoa de 2021, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=freP7UvsAp8

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos