SÁBADO [descanso, expectativa, espera]


Ler em formato flip
14/04/2022 #Artigos #Congregações #Estudos #Reflexão

Com Jesus, de Jerusalém a Emaús. Perdão, vida e salvação.

SÁBADO [descanso, expectativa, espera]

Aposto que o sábado é um dos seus dias favoritos da semana. O começo da folga. Compromissos aguardados. Uma agenda variada. Falamos em sextar, mas nossas mais altas expectativas estão mesmo reservadas é para os nossos sábados. Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite, canta Lulu Santos.

 

Mas não foi assim no Sábado da Paixão. Hoje ele é chamado de Sábado de Aleluia, mas não naquele Sábado. Aquele sábado teve pouco de aleluia. Teve pouco de sábado.

 

O corpo estava no túmulo,

a pedra na entrada,

o selo posto

e os soldados de guarda.

 

E os discípulos? Esparramados, escondidos e confinados. Temendo serem os próximos, viviam a ressaca dos horrores do dia anterior. O luto pela trágica morte do mestre, do melhor amigo.

 

Ainda hoje, as igrejas têm feito pouco no Sábado da Semana Santa. Salvo alguns cultos pelo interior da paróquia, não se pensa em muitas atividades especiais que marquem esse dia.

 

Mas ainda que liturgicamente não se faça muita coisa – e aí talvez esteja a importância e a beleza do dia – a mensagem indomável de esperança do Sábado é absolutamente imprescindível.



Diante do sofrimento do presente, o sábado nos lembra que o silêncio de Deus não significa sua ausência. Viva o seu luto. Lamente sua situação. Mas não duvide que Jesus está presente e envolvido.

 

Diante das ansiedades do futuro, o sábado nos lembra que enquanto criação e criaturas são convidadas a descansar, Deus está trabalhando. Deus está preparando tudo para o dia seguinte. Receba permissão para aquietar, para diminuir o ritmo, você e seus problemas vão dormir, mas Deus não.


O corpo estava no túmulo,

a pedra na entrada,

o selo posto

e os soldados de guarda.

Mas não se engane: o domingo está nascendo, Alguém ressuscitará e o perdão está à caminho.

Crie expectativa. Prepare os lírios e bote o champagne pra gelar.

*Essa reflexão foi escrita pelo pastor Laerte Tardelli Helwig Voss para o Especial de Páscoa de 2021, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=freP7UvsAp8

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos