Uma igreja mais viva, ativa e missionária


13/04/2022 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Uma igreja mais viva, ativa e missionária

Ajudantes De Deus

AJUDANTES DE DEUS – construindo uma igreja mais viva, ativa e missionária – é uma ferramenta auxiliar na preparação do povo de Deus para o serviço que lhe é agradável.

Neste livro o autor traz:

- uma reflexão teológica, através da qual mostra que os cristãos precisam estudar muito para conhecer a teologia cristã na Igreja do Novo Testamento, sempre com interpretação e explicação corretas do que ensina a Bíblia;

- apresenta um resumo das principais doutrinas da Igreja Cristã, enfatizando que os cristãos querem e precisam conhecer bem o que a Igreja crê, ensina e confessa, segundo a revelação de Deus na Sagrada Escritura;

- enfatiza a vida prática dos cristãos que se preparam e se habilitam espiritual, teológica e doutrinariamente para edificar a congregação local e cumprir a maior missão da Igreja de Cristo: anunciar e testemunhar o Evangelho do Salvador Jesus Cristo.

Todos os capítulos do livro estão ilustrados com um quadro da Bíblia. A repetição, além de método pedagógico, quer ressaltar que a Bíblia é o Livro de Deus, infalível e inspirado pelo Espírito Santo, e serve como fonte, regra e norma para todas as colocações neste AJUDANTES DE DEUS.

 

Subtítulo: Construindo uma igreja mais viva, ativa e missionária
Autor: Leopoldo Heimann
Dimensões: 16X22,5 cm
Páginas: 276

Adquira aqui.

 

Leia a apresentação

Lembro-me do primeiro contato com Leopoldo Heimann como pregador numa semana evangelística na Congregação Concórdia de Porto Alegre. Na época ele era pastor em Ponta Grossa – Paraná. Sua participação havia sido diferente e criativa.

“Criado” e formado pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre, percebi que Heimann era inovador como comunicador. Com certeza esse mensageiro de Deus estava preocupado com o modo de proclamar o TEXTO DIVINO ao contexto humano, tão complexo e desafiador. Era um homem do novo falar, um novo interagir, com seus exemplos e ilustrações.

Em tempos em que pregadores conhecidos percorriam o mundo em campanhas evangelísticas, o amigo Leopoldo também estava focado no modo e na forma de falar do Amor de Deus. Buscava os mais diferentes jeitos e maneiras de falar de Jesus e contagiar outros a testemunharem.

Fiel ao texto divino, buscou um falar e escrever corajoso, relevante, com sentido e significado nesse mundo marcado pelo relativismo, secularismo, individualismo e tantos outros ismos.

Enfim, Heimann era e é um servo de Deus inquieto, que precisa falar, escrever e ensinar o que tem ouvido e visto de Jesus desde a sua infância em seu lar cristão piedoso, na Faculdade de Teologia, no seu ministério pastoral e como líder de sua Igreja (IELB).

Desde cedo envolvido em comunicação, foi um estudioso e homem prático como um ajudante de seu Deus. Foi professor e por vários anos, é membro da Diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil.

O amigo Leopoldo tem o estilo “L”, corajoso, determinado, às vezes teimoso, autêntico, emotivo, determinado, sentimental e de lágrimas, identificado com um Jesus que dá risada e sorri, presente na capa do livro.

Na era da informação, do conhecimento e da tecnologia, precisamos ser lembrados de que o mundo necessita cada vez mais de ajudantes equipados que compartilhem a sabedoria que provém de Deus e experimentem sentido e esperança em suas vidas.

Por falar em ajudante... não poderia me esquecer de destacar a parceria e ajuda que o Leopoldo teve e tem de sua brilhante e capaz companheira, esposa e secretária, que em muito facilitou sua produção como escritor e comunicador. À sua amada “Mausi”, nossa homenagem e gratidão como Igreja.

O livro do amigo e colega está focado na missão de Deus, para a qual todos os cristãos são convidados a cooperar e ajudar no maior projeto existente, a saber, servidos por Deus, colaborar no serviço do Espírito Santo em levar o tesouro da suprema sabedoria aos corações humanos. Reconhecer a cruz de Jesus Cristo como o insuperável amor de Deus a todos os seres humanos, inclusive a nossos inimigos, é a mensagem que Heimann quer deixar aos seus leitores.

O teólogo luterano Dietrich Bonhoeffer fez uma pergunta que toca na preocupação de Leopoldo: “Será que pensamos que justamente nós somos os filhos prediletos de Deus? A cruz não é propriedade privada de ninguém, mas pertence a toda humanidade”.

Penso que essa universalidade do Evangelho e seu poder transformador é o que move e inspira o autor a nos lembrar de nosso papel de testemunhas.

Nossa missão começa conosco e alcança todo o mundo, os confins da Terra.

Mãos ao trabalho, todos nós, cristãos, temperando, preservando, iluminando e influenciando com nosso falar, escrever e viver.

Vivemos na e da esperança do céu, mas ainda estamos comprometidos com esse mundo até o fim da história. Somos os cuidadores a serviço de Deus e os que precisam falar do que Deus nos preparou em seu Filho, a sabedoria louca da cruz.

Leopoldo, não dá para escrever ou falar muito sobre o que nos aguarda o novo céu e a nova terra. Deus habita em luz inacessível. Estar face a face com ele na glória eterna é indescritível, não há palavras para tal, mas continua a escrever, falar, comunicar, testemunhar, lutar pela causa do Reino de Deus e “curtir” os frutos dessa Palavra que não volta vazia.

“Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei”. Is 46.4

                                                                       Gerhard Grasel

                                                                       (Pastor Capelão da Universidade Luterana

                                                                       do Brasil – ULBRA)

 

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos