Agenda na Bolívia


14/04/2022 #Diretoria Nacional #Congregações

Pastor Airton Schroeder participou de Fórum de Missão, assembleia e ordenação de pastores em março

Agenda na Bolívia

Entre os dias 23 e 24 de março, o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder, participou do Fórum de Missão da Iglesia Cristiana Evangelica Luterana (ICEL), em Sucre, na Bolívia. Os participantes – dez pastores e lideranças locais, junto com representantes da Lutheran Church – Missouri Synod (LCMS): diretor de Relações Eclesiásticas, Rev. Jonathan Shaw, diretor de Missões para a América Latina e Caribe, Rev. Theodore Krey, e o diretor do Seminário Concordia El Reformador, da República Dominicana, Rev. Joel Fritsche, – conheceram a história de cada uma das congregações, por meio dos relatos dos pastores, e ouviram as demandas, necessidades e o apoio que esta igreja, que tem comunhão de Púlpito e Altar com a IELB, desde 2002, busca junto às igrejas confessionais para fortalecer sua teologia. A ICEL nasceu por meio do trabalho social da Sociedade Missionária da Igreja Luterana da Noruega e cerca de 40% dos seus membros falam somente a língua quechua.

A formação teológica se deu no Peru, por meio do Seminário Teológico Luterano Latino-Americano (SETELA). Em 2012, esta igreja passou a buscar formação no Seminário Concórdia da Igreja Evangélica Luterana da Argentina e hoje tem dois pastores formados e dois alunos em formação na República Dominicana. A ICEL busca levar para o seu centro de formação um curso de diaconia, o aperfeiçoamento teológico dos seus pastores, por meio de Mestrado oferecido por alguma Igreja Luterana Confessional, para que seus pastores possam treinar liderança diaconal em língua quechua.

XII Assembleia Nacional da ICEL

Nos dias 26 e 27 de março, reuniram-se 44 delegados(as) de todas as congregações do país e seus pastores, quando debateram seus estatutos, que propõem mudanças da sua base doutrinária na busca da confessionalidade luterana. Uma proposta foi entregue para estudo nas congregações e será marcada uma assembleia extraordinária para deliberação, buscando, desta forma, tornar-se membro pleno do Conselho Luterano Internacional (ILC). A Assembleia também elegeu a nova diretoria, composta pelo presidente Rev. Limberth Fernandes Coronado (eleito para gestão de 4 anos), vice-presidente Hugo Hinojosa, secretário de Atas Alfredo Mamani Condori, vogais Martin Condori e Rev. Virgilio Suyo Oruro e suplentes José Luis Serrano e Epifanio Acarapi Cupara (cargos eleitos para gestão de 2 anos).

Ordenação dos Pastores 

O culto de encerramento da Assembleia Nacional foi conduzido pelos pastores ordenados Rev. Osmel Soliz e Rev. Samuel Calero. A mensagem foi dirigida pelo Rev. Ivan Figueroa, Secretário Geral. A ICEL convidou a IELB, Igreja Confessional com comunhão de Púlpito e Altar, para oficiar a Liturgia de Ordenação. Representando o presidente da IELB, o Rev. Airton Schroeder conduziu o ofício e os pastores liturgistas dedicaram um versículo bíblico a cada um dos ordenados. Após a ordenação do presidente da ICEL, o mesmo foi convidado a participar do ofício, colocando a estola em cada um dos pastores da igreja que preside. Foram ordenados:

Rev. Limberth Fernández Coronado - Presidente;

Rev. José Luis Serrano Bedoya;

Rev. José Roberto Calero Terrazas;

Rev. Juan de Dios Cárdenas Aramayo;

Rev. Mario Condo Checa;

Rev. Rene Mendoza Bedoya;

Rev. Víctor Iván Figueroa;

Rev. Virgilio Suyo Oruro.

Diretoria Nacional Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos