Crianças na Escola Dominical - Responsabilidade dos pais


Ler em formato flip
25/05/2022 #Mulheres #Congregações #Editora Concórdia #Reflexão

Quando se entende que a responsabilidade de educar pertence primeiramente aos pais, não significa que estes não possam e não precisem buscar ajuda.

Crianças na Escola Dominical - Responsabilidade dos pais

A quem pertence a responsabilidade de educar?

Para os cristãos, a família continua sendo a mesma, tendo como base que forma a sociedade o casamento e os filhos. Mas não podemos negar que a estrutura familiar tem sido fortemente abalada. As mudanças no comportamento da sociedade e o que se chama de “normal”, mexem com a nossa vida, a de nossos filhos e netos. Diante disso, a necessidade de ficarmos atentos aos valores cristãos que procedem de Deus, e que são imutáveis e foram registrados nas Sagradas Escrituras para a nossa felicidade, é de suma importância e carece de muita oração.

A Bíblia aponta sempre para a mesma direção: a responsabilidade desta difícil, mas linda tarefa de educar é dos pais. Não exis­tem dúvidas a esse respeito. Cabe aos pais a responsabilidade de educar os filhos no temor do Senhor, instruindo-os para a vida espiritual e os ensinando a buscar, a ver Deus e a respeitá-lo em todas as áreas da vida, e tudo o mais que possam vir a aprender para a caminhada da vida, especialmente a fé no Salvador Jesus. A responsabilidade da criação e da educação cristã dos filhos é dada aos pais pelo próprio Deus.

 

A Bíblia diz:

Deuteronômio 4.9“Portanto, tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos.”

Deuteronômio 6.6-7 – “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.”

Provérbios 22.6 – “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até ao fim da vida não se desviará dele.”

1Timóteo 5.8 – “Porém, aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem.”

Efésios 6.4b – “[...] vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.”

 

Diante desses textos e muitos outros que estão na Bíblia Sagrada, será que os pais têm assumido o papel e a responsabilidade conforme a Bíblia determina? Ou será que estão apenas considerando uma boa educação secular dos seus filhos, negligenciando as responsabilidades na educação cristã?

 

O papel da igreja – da escola dominical

Quando se entende que a responsabilidade de educar pertence primeiramente aos pais, não significa que estes não possam e não precisem buscar ajuda.

A igreja, através da escola dominical e do ensino confirmatório, deve ser considerada como uma extensão do lar cristão. Por isso, é preciso valorizar a escola dominical, incentivando as crianças na “idade de ouro”, para que o milagre do batismo, que operou a fé em seus corações, tenha continuidade em suas vidas. Os pais e a igreja, juntos, trabalham com o mesmo propósito, que é o de possibilitar à criança crescer espiritualmente, para uma vida plena com Deus aqui, neste mundo, e para a vida eterna quando tudo aqui passar.

O que mais podemos querer para nossos filhos e netos?

 

Oremos para que possamos examinar as nossas responsabilidades como pais e como cristãos, e juntos, pais e igreja, fazer o melhor, promover, melhorar e motivar cada vez mais a verdadeira educação cristã na família, na igreja e na comunidade onde vivemos.

Ângela Neumann Schünke

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Mulheres Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos