Pastor da IELB visita comando da Operação Acolhida em Roraima


09/05/2022 #Congregações

Rev. Josemar da Silva Alves Bonho esteve na base em Boa Vista no dia 21 de abril

Pastor da IELB visita comando da Operação Acolhida em Roraima

No dia 21 de abril, o pastor Josemar da Silva Alves Bonho e sua esposa Inês Bonho, realizaram uma visita à Base da Operação Acolhida em Boa Vista, RR, onde foram recebidos pelo Comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária (FT Log Hum), General de Divisão Sérgio Schwingel, em seu gabinete, ocasião em que conversaram sobre os esforços da Operação Acolhida na resposta humanitária a refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. Na oportunidade, o pastor Josemar falou sobre a contribuição da IELB com a acolhida da população venezuelana no âmbito da emergência humanitária e também pôde conhecer as instalações da Base, acompanhando de perto o trabalho da FT Log Hum.

Em nome da IELB, o pastor Josemar presenteou o general Schwingel com uma Bíblia contendo o Catecismo Menor de Lutero em espanhol (publicado pela Lutheran Heritage Foundation) e com uma edição do Manual de Ação Social da IELB (publicado pela Editora Concórdia). O general agradeceu à IELB pela acolhida de migrantes em suas paróquias e destacou o caráter relevante do serviço voluntário de membros e pastores envolvidos nesta ação. Também foi levado ao conhecimento do comando da Operação Acolhida a realidade da população migrante e refugiada que vive no interior de Roraima em situação de hipossuficiência financeira, distante do apoio que é ofertado pelas agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e organizações da sociedade civil, sendo que a maior dificuldade consiste no deslocamento até a capital para regularização migratória e renovação da solicitação de refúgio ou residência. O comandante da Operação Acolhida determinou o planejamento de ações para atender a demanda desta população e viabilizar a interiorização de famílias que anseiam por melhores condições de vida em outra parte do país.  

ACOLHIDA DE MIGRANTES E REFUGIADOS VENEZUELANOS PELA IELB

A acolhida de migrantes e refugiados venezuelanos nas congregações da IELB em Roraima começou em 2017, com a chegada de uma família de nossa igreja irmã na Venezuela, Iglesia Luterana de Venezuela (ILV). Com o agravamento da situação socioeconômica na Venezuela e aumento de migrantes que atravessam a fronteira com a Venezuela no município de Pacaraima, as congregações em Roraima, localizadas em Boa Vista e São João da Baliza, iniciaram o projeto Compartir com a finalidade de melhorar o acolhimento e integração de famílias refugiadas. Graças ao apoio do Fundo de Resposta a Desastres, do Departamento de Ação Social, do Departamento de Expansão Missionária da IELB e da Sociedade Missionária Hora Luterana, o projeto Compartir levou alimento material e espiritual a diversos migrantes, apoiando dezenas de famílias na capital e interior de Roraima moradia digna, segurança alimentar e obtenção de documentos.

No entanto, devido à falta de postos de trabalho e ao grande fluxo migratório no estado, a maioria das famílias acabam encontrando pouca perspectiva de real melhoria das condições de vida. Em vista disso, a IELB também passou a atuar em parceria com o Subcomitê Federal de Interiorização da Operação Acolhida do Governo Federal, contribuindo na busca por um recomeço de vida para as famílias em outras partes do Brasil.

A estratégia de interiorização consiste no deslocamento voluntário de venezuelanos de Roraima para outras localidades com mais oportunidades de emprego e onde possam continuar acessando programas de saúde pública, educação e assistência social, através das modalidades de interiorização por reunificação familiar, vaga de emprego sinalizada e interiorização institucional.

Famílias venezuelanas que se encontravam em situação de vulnerabilidade social em Roraima experimentaram uma completa mudança de vida e um sinal de esperança e do amor de Deus, ao serem acolhidas em congregações da IELB, onde receberam apoio para encontrar emprego, matricular os filhos na escola, além do auxílio inicial para alimentação e pagar aluguel. Desta maneira, famílias interiorizadas em Marechal Cândido Rondon, Curitiba, Cascavel e Campo Largo, PR, Joinville e Rio do Sul, SC, Ministro Andreazza e Cacoal, RO, continuam recebendo também o cuidado espiritual em nossas congregações da IELB.

Através das modalidades de reunificação familiar e vaga de emprego sinalizada, a IELB também encaminhou migrantes para postos de trabalho e para junto de seus familiares nos estados do Paraná (Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande e Ubiratã), Minas Gerais (Varginha e Espera Feliz), Santa Catarina (Águas de Chapecó), Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Passo Fundo e Marau), Rondônia (Porto Velho), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Dourados) e Amazonas (Manaus e Santo Antônio de Matupi).

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos