100 anos de bênçãos da Congregação Paixão de Barra Mansa


Ler em formato flip
08/06/2022 #Congregações #Artigos #Editora Concórdia

Grandes coisas fez o Senhor por nós e, por isso, estamos alegres (Sl 126.3)

100 anos de bênçãos da Congregação Paixão de Barra Mansa

No ano de 1922, na localidade de Manduri, na época município de Imbituva, PR, hoje município de Guamiranga, PR, foi fundada a Comunidade Evangélica Luterana Paixão.

Em 1959, a comunidade mudou-se para a localidade da Barra Mansa, no interior de Guamiranga, onde foi construído o novo templo da Congregação pelos membros Fritz Schram e Alfredo Rech.

Até o ano de 1958, a Congregação Paixão não era filiada à IELB, sendo uma Evangelische Luterische Frei Gemeinde (Comunidade Evangélica Luterana Livre). Ela passou a ser atendida pelos pastores da IELB a partir de 1959, primeiramente pelos de Imbituva, e, após, pelos pastores de Bom Jardim.

Em 11 de outubro de 1999, a Congregação Paixão, da Barra Mansa, passou a ser filiada à IELB. Atualmente faz parte da Paróquia Santíssima Trindade, de Prudentópolis, PR. Todas as congregações que compõe a Paróquia são oriundas da Congregação Paixão. 

Uma das marcas da Congregação Paixão, que é muito lembrada pelos seus membros e também foi mencionada pelo presidente, Márcio Müller, é que “durante esses 100 anos de existência, em todos os finais de semana essa casa de Deus esteve com suas portas abertas para o culto”.

No início, pela falta de pastores, eram realizados cultos de leitura por leigos da congregação. Entre eles, destacam-se Fernando Müller e Erberto Hugo Müller; este último realizou cultos de leitura durante 50 anos. No dia 24 de fevereiro de 1985 foi realizado um culto de ações de graças para comemorar os 50 anos de ministério leigo de Erberto Hugo Müller. Esteve presente neste culto o presidente da IELB, pastor Johannes Hermann Gedrat.

No dia 1º de maio de 2022, a Congregação Evangélica Luterana Paixão, de Barra Mansa, Guamiranga, PR, comemorou seu aniversário de 100 anos. A data foi comemorada com um culto de ações de graças no templo da Congregação, onde estiveram presentes os pastores Daniel César Peplinski, conselheiro do Distrito Paraná Sul (DIPARSUL); Egon Eidam; Martinho Frederico Voss, que foi o pregador do culto; e Mateus Renê da Silva. Após o culto foi servido um almoço no pavilhão.

Hoje, a Congregação Paixão é formada por 30 famílias, num total de 66 membros. Além dos cultos semanais, reúne-se o departamento de servas a cada quinze dias, a juventude, e há estudos bíblicos nas casas dos membros.

Sua diretoria atual é assim formada:

Márcio Müller – presidente;

Oderli Müller – vice-presidente;

Oziel Schram – tesoureiro;

Anderson Borges – vice-tesoureiro;

Veridiane Schwab Müller – secretária;

Simone Nogueira Müller – vice-secretária.

 

“A Congregação Paixão completou 100 anos de bênçãos. Louvamos ao bondoso Deus por todas as bênçãos recebidas, pois grandes coisas fez o Senhor por nós e, por isso, estamos alegres (Sl 126.3). Pedimos que Jesus Cristo, o Senhor e cabeça da igreja, que continue a nos abençoar e conduzir o trabalho do seu reino por meio desta congregação”, declara o pastor Mateus Renê da Silva.

 

Pastores da IELB que atenderam a congregação:

Gustavo Scholze – Imbituva

Arno Carlos Gueths - Imbituva

Nilo Strelow – Bom Jardim

Alfredo Hiller – Bom Jardim

Fermino Bündchen – Bom Jardim

Selberto Kröning – Bom Jardim

Jandir Krebs – Bom Jardim

Edemar Mauer – Primeiro pastor residente na Paróquia Santíssima Trindade, de Prudentópolis

Martinho Frederico Voss – Prudentópolis

Mateus Renê da Silva – pastor atual em Prudentópolis

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos