Rede de apoio para suportar os impactos das drogas


Ler em formato flip
21/06/2022 #Reflexão #Congregações #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

A família é atacada, sofre junto e, muitas vezes, a vergonha a leva a não buscar ajuda.

Rede de apoio para suportar os impactos das drogas

O dia 26 de junho foi escolhido como Dia Internacional de Combate às Drogas. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o perigo do consumo dessas substâncias.

O dia de hoje, em que você está lendo este texto, chamo de “O dia D”, dia de conscientizar cada cristão sobre a importância de uma rede de apoio para ajudar tantas pessoas que sofrem com o problema das drogas. 

Quando falamos sobre o impacto das drogas, também falamos em família, pois ela é atacada, sofre junto e, muitas vezes, a vergonha a leva a não buscar ajuda. A família é um grupo fundamental para ajudar o seu ente querido que sofre com o vício, e aqui precisamos incluir também a família da fé, em que temos inúmeras mãos para se unir a esse trabalho.

De forma figurada, a igreja pode ser entendida de três maneiras: como uma academia, que as pessoas frequentam para exercitar a fé, com o objetivo de ficarem “bombadas” na fé; outra figura apresenta a igreja como um museu, com grandes homens, santos e íntegros; e temos também a igreja como a figura de um hospital, para pecadores, onde todos estão doentes pelo pecado e necessitados do remédio que Cristo oferece.

A figura da igreja como um hospital faz mais sentido quando voltamos nossos olhos para o ministério de Jesus... vemos que ele sempre estava cercado por pessoas doentes e necessitadas. Em Mateus 9.12, está escrito: “Mas Jesus ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes”.

Aqueles que sofrem com as drogas estão doentes fisica e espiritualmente. A igreja é composta por pessoas passíveis de desenvolver doenças, inclusive a drogadição.

 Precisamos perguntar se nossas congregações têm sido um grupo de apoio para pessoas que sofrem com as drogas.

Desde o Anti go Testamento, o povo de Deus é orientado a cui dar daqueles que são desprezados. O Deus de amor, que foi ao encontro de Israel libertando o povo da escravidão, da mesma forma espera que Israel aja c om misericórdia para com o pró ximo.

No Novo Testamento, ações de miser icórdia são motivadas pelo e vangelho, que gera o amor. A igreja pode ser uma importante rede de apoio. Primeiramente, se os membros estiverem familiarizados com o tema, prontos para acolher e sua atitude não for condenatória.

Como membros do corpo de Cristo, não podemos ficar estáticos enquanto uma parte do corpo está sofrendo, pois se uma parte do corpo sofre, todas sofrem. Como explica Lutero (1989, p.45), ao dizer que “se sofremos podemos crer que não estamos sozinhos, mas Cristo e a Igreja sofrem junto”.

Podemos dar o primeiro passo, seguindo o exemplo de algumas congregações que cedem salas durante a semana para o grupo de Alcoólicos Anônimos realizar suas reuniões. Nada de extraordinário, apenas ir ao encontro das pessoas.

O corpo de Cristo deve ser reconhecido pelo amor, e se esse amor fluir em direção ao mundo, o resultado será extremamente terapêutico.

 

Pastor Daniel Lessa da Rosa

Congregação Santíssima Trindade –Joinville, SC

 

LUTERO, Martinho. O programa da Reforma – escritos de 1520. Tradução de Martin N. Dreher, Joachim Fischer, Luis M. Sander, Martin C. Warth. In: Obras Selecionadas, v.2. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1989.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos