Pastor David Jonathan Flor


Ler em formato flip
26/06/2022 #Artigos #Congregações #Editora Concórdia

“Lembrem-se dos seus líderes, os quais pregaram a palavra de Deus a vocês [...] honrem sempre os que são como ele” (Hb 13.7; Fp 2.29)

Pastor David Jonathan Flor

SOB O SOL DA GRAÇA

 

            David Jonathan Flor nasceu na localidade de São Pedro, então município de Pelotas, RS, em 30/12/1932. Filho do pastor Benjamim Germano Flor e de Olinda Erig Flor, cresceu numa família de 11 irmãos, três mulheres e oito homens. Os oito rapazes foram estudar no Seminário Concórdia. Sete se formaram pastores. Um deles faleceu ainda no tempo de estudos.

            O jovem David fez o estágio de Teologia em Rapadura, município de Domingos Martins, ES. Foi um estágio de dois anos, 1954 e 1955, andando no lombo de cavalo para atender às congregações.         

Formou-se em dezembro de 1957, foi ordenado em março de 1958, e iniciou sua caminhada de 50 anos no Ministério Pastoral. Casou-se, em fevereiro de 1959, com Nilce Petry, jovem professora, de Rolante, RS.

           

Córrego Grande/Vila Pavão

O primeiro desafio pastoral foi Córrego Grande, então município de Nova Venécia, ES (1958-1972). Eram 14 congregações. A série de programas de Natal começava já na primeira quinzena de dezembro e se estendia até o Natal. O transporte evoluiu do cavalo, passando por motocicleta e chegando ao Jeep, veículo “oficial” dos pastores em todo o estado. Nesse período, nasceram os três primeiros filhos, Jonas, Sérgio e Carmen.

Já morando em Vila Pavão, o pastor David foi nomeado diretor do Ginásio Municipal. Após um inflamado discurso nas festividades do Sete de Setembro de 1971, criticando duramente as condições das estradas locais, foi exonerado do cargo pelo Prefeito. Mesmo com esse contratempo, recebeu o título de Cidadão Honorário Veneciano.

 

Linha Brasil

            Em outubro de 1972, assumiu a Paróquia de Linha Brasil, município de Nova Petrópolis, RS. Substituiu o saudoso pastor Paul Evers, que lá estava há cerca de 50 anos e que lhe serviu como bom conselheiro. Diante de uma membresia predominantemente germânica, voltou, por um tempo, à prática de pregações em língua alemã. Nesse período, nasceu o Clóvis, filho caçula.

 

Campo Limpo

            Em março de 1978, recebeu chamado para o desafio em uma grande metrópole: Congregação Ebenezer, de Campo Limpo, São Paulo, SP. O Instituto Concórdia, junto à Congregação, foi importante ponto de apoio. Piedade e Paraguaçu Paulista, no interior paulista, eram longas distâncias a serem percorridas.

 

Linhares

            Em março de 1984, o pastor David retornou ao Espírito Santo: Linhares, a terra do cacau. Lá, exerceu o ministério por 24 anos, tornando-se emérito no início de 2008, ao completar 50 anos de ministério. Além da sua atuação nas congregações e distrito, teve presença marcante em uma das rádios locais. Durante 30 anos, até 2019, apresentou o quadro “Conforto Espiritual”, em que respondia cartas de ouvintes pedindo aconselhamento pastoral. Recebeu o título de Cidadão Honorário Linharense.

 

Lembranças

            Nós, os quatro filhos, fomos confirmados pelo pai. O programa de instrução era bem exigente. No primeiro ano, a mãe era a orientadora. Os confirmandos tinham que decorar todo o Catecismo Menor, cerca de 200 versículos bíblicos e vários salmos. No segundo ano de instrução, era o momento de o pai passar todas as explicações necessárias. E ainda tinha o exame de confirmandos, perante toda a congregação. Foi um bom aprendizado.

            A eloquência e o conteúdo dos sermões do pastor David foram sempre marcantes. Nunca usou um computador. Seus escritos, grande patrimônio, foram todos escritos à mão, com caligrafia imponente.

O pastor David tornou-se conhecido também pelo hábito de tirar fotografias e distribuir figurinhas e calendários. No antigo Orkut, chegou a ser criada uma página com o título: “Ganhei uma figurinha do pastor David”. Em sua casa, uma estante inteira está tomada por caixas cheias de álbuns de fotografias. Certa vez, após uma viagem de uma semana para Rondônia, onde reencontraram muitos ex-congregados capixabas, perguntei à mãe se tinham tirado muitas fotografias. Ela respondeu: “8 filmes de 36 fotos”.

            Hoje o pastor David continua residindo em Linhares. Já não tem ao seu lado a dona Nilce, companheira de 57 anos de matrimônio, falecida em 2016. Está se preparando para a festa dos 90 anos. Seu rosto está cheio de cicatrizes, marcas das regulares cirurgias contra o câncer de pele. Porém, se o sol muito o castigou nas viagens a cavalo, certamente as marcas de Jesus, o sol da graça, foram muito mais profundas na fé, na persistência, na alegria e na vibração da sua ação pastoral e no amor que continua dedicando aos filhos, ao genro Elemar, às noras Esther, Célia e Keyla, e aos seis netos, Jonathan, Aline, Silas, Arthur, Gabriela e Matheus.

            Sinto-me honrado, assim como meus irmãos, em ser filho desse servo que cumpriu e ainda tem cumprido fielmente a missão estampada no lema da sua formatura: “Somos embaixadores em nome de Cristo” (2Co 5.20).

 

                                                                                      Pastor Jonas Roberto Flor

Rio de janeiro, RJ

 

 

 

Palavras do pastor David

 

“Minha memória já não é tão vigorosa para guardar todas as lembranças de uma vida ricamente abençoada por Deus. Mas guardo com carinho, no coração, as milhares de ovelhas que tive o prazer de pastorear. Foi sempre uma alegria reencontrar muitos desses irmãos e também aqueles ouvintes da rádio que falavam da importância dos conselhos que eu compartilhava. Agradeço a Deus pela minha família que, mesmo espalhada por diferentes lugares, tem me dado o suporte necessário para viver esses dias da velhice.”

 

Pastor David Jonathan Flor

Data de Nascimento: 30/12/1932, em Col. São Pedro, Pelotas, RS

Filho de Benjamin Germano Flor e Olinda Erig Flor

Data Formatura: 01/12/1957

Data Ordenação: 02/03/1958, em Córrego Grande, ES

Data Casamento: 14/02/1959

Esposa: Nilce Petry Flor

Filha de Edmundo Petry e Olga Mueller Petry

Filhos: Jonas Roberto, Sérgio Renato, Carmen Nair, Clóvis Leandro

Enviuvou em: 18/04/2016

Locais em que serviu:

Vila Pavão/ES – 1958-1972

Nova Petrópolis/RS – Bom Pastor, Linha Brasil – 1972-1978

São Paulo/SP – Ebenézer, Campo Limpo – 1978-1984

Linhares/ES – Da Graça, Colina - 1984-2008

Emérito desde 01/03/2008

Mora em Linhares, ES

 

 

*Este artigo foi preparado com o auxílio da Secretaria e do Instituto Histórico da IELB, do pastor Jonas Flor e do próprio pastor David Flor.

Carlos Walter Winterle

Santa Cruz do Sul, RS cwwinterle@gmail.com

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos