Centenário da Escola Cristo, de São Paulo das Missões, RS


01/06/2022 #Congregações

Pastor Airton Schroeder participou do ato de inauguração da ampliação da Escola

Centenário da Escola Cristo, de São Paulo das Missões, RS

No dia 21 de maio, o vice-presidente de Ação Social da IELB, Rev. Airton Schroeder, participou do ato de inauguração da ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo, em Linha Lavina, São Paulo das Missões, RS. Este ato ocorreu dentro das celebrações do centenário da escola, com a inauguração da galeria dos diretores e homenagem aos mesmos. A escola foi fundada pela Congregação Evangélica Luterana Cristo, em 01 de março de 1922, e foi mantida por 75 anos, passando a um convênio com cedência de professores concursados e, em 1997, foi municipalizada. 

A presença da confessionalidade se dá pela atuação de diretores e professores cristãos e em grande parte membros da Congregação. O Prof. Neldo Albrecht, diretor entre 1974 e 1986, fez uso da palavra representando todos os diretores. Ele trabalhou na renovação do prédio e sua ampliação, bem como a implantação da sexta à oitava séries, culminando em 1985 com a primeira formatura da 8ª série. A atual diretora, Profª. Marli Knäsel Klein, que é bisneta do segundo diretor da escola, Prof. Frits Knäsel, destacou aspectos importantes da história e a atuação em parceria com a Congregação. 

O vice-presidente de Ação Social, que fez parte da 1ª formatura em 1985, fez uso da palavra, também representando a Diretoria Nacional da IELB. Estiveram presentes o Prefeito Municipal, Oberdan Rhoden, seu vice Moacir Carlos Neis, os secretários de Educação e de Obras, Profª Soeli Reis Kunz e Vilson Muller, e o presidente da Câmara Municipal, Ademir Klein, membro da Congregação Cristo e ex-aluno da escola. O pastor local, Rev. Armin Felipe Schünke, conduziu a reflexão bíblica de cada ato, e conduziu o cerimonial. Após, mais de 450 pessoas da comunidade escolar e congregação participaram do jantar festivo.

Fotos: Júlio Werle Berwaldt, assessor de imprensa da Prefeitura de São Paulo das Missões

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos