Eleitas novas diretorias da IELB e do Conselho Diretor


22/06/2022 #Congregações

Gestores para o quadriênio 2022-2026 foram instalados no culto de encerramento da 63ª Convenção Nacional, em Guarapari, ES

Eleitas novas diretorias da IELB e do Conselho Diretor

Nos dias 16 a 19 de junho, cerca de 1 mil pessoas (entre pastores, lideranças da igreja e representantes das organizações auxiliares e igrejas-irmãs do exterior) se reuniram no SESC em Guarapari, ES, para a 63ª Convenção Nacional da IELB.

Sob a temática para o próximo quadriênio (2023-2026) "Vivendo em Cristo", os participantes tiveram quatro dias de programação extensa, que começou na quinta-feira à tarde, com culto de abertura, dirigido pela atual Diretoria Nacional da IELB e transmitido pelos canais oficiais da IELB e da Rádio CPT (assista aqui). A palestra sobre Ministério Pastoral, ministrada pelo diretor do Seminário Concórdia, Rev. Prof. Dr. Gerson Linden, também foi transmitida pelos canais da IELB e da Rádio CPT (assista aqui).

O segundo dia do evento foi dedicado às eleições para o próximo quadriênio (confira aqui). E o terceiro dia, destinado às votações dos pareceres da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (CTRE) e das moções (foram apresentadas nove moções. O resultado será comunicado na ata do evento). Os três pareceres da CTRE, relacionados aos temas: relações homossexuais, ordenação de mulheres ao ministério pastoral e pastor filiado a partido político, foram aprovados.

Houve ainda apresentação das organizações auxiliares da IELB e saudação das igrejas convidadas presentes no evento, representadas por: Rev. Valdi Dreyer, Igreja Evangélica Luterana do Paraguai; Rev. João de Geus Los, Igrejas Evangélicas Reformadas no Brasil; Rev. André Luiz Müller, presidente da Igreja Luterana do Uruguai; Rev. Dr. Jonathan Shaw, Assistente do Presidente e Diretor de Relações da Igreja Luterana dos EUA, Lutheran Church - Missouri Synod e em nome da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o pastor sinodal do sínodo Espírito Santo a Belém, Rev. Ismar Schiefelbein. E a assinatura de duas grandes parcerias da IELB com a Lutheran Church – Missouri Synod (LCMS): Memorando de entendimentos do projeto Aliança (Memorandum of Understanding), assinado pelo atual presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, e pelo chefe do escritório de Missões da LCMS, Rev. Kevin Robson; e Procedimentos da IELB-LCMS para o chamado de clérigos para a igreja parceira, assinado pelo presidente da IELB e pelo diretor de Relações Eclesiásticas, Rev. Dr. Jonathan E. Shaw, que representou o presidente da LCMS, Rev. Dr. Matthew C. Harrison.

A noite de sábado foi dedicada às homenagens aos pastores e professores sinodais que completaram 25, 40, 50 e 60 anos ou mais de formatura. Cerca de 140 pastores foram homenageados e receberam certificados. Também receberam certificados as 38 novas congregações e 79 novos pastores filiados.

A Comissão de Planejamento apresentou o videoclipe da canção do quadriênio (assista aqui). O kit de ensaio está disponível para download no site da IELB

A programação encerrou no domingo com culto alusivo aos 118 anos da IELB, celebrados no próximo dia 24 de junho, e instalação das novas diretorias da IELB e do Conselho Diretor (assista aqui). Além dos participantes, prestigiaram a cerimônia o governador do ES, José Renato Casagrande, prefeito de Vila Velha, ES, Arnaldo Borgo Filho, vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, vereador de Vila Velha, Rogério Cardoso, secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Ramalho.

A transmissão dos cargos da atual gestão para a próxima será feita na reunião dos departamentos do CD, nos dias 9 e 10 de julho, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS.

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos