Ser bombeiro é oportunidade de ajudar o próximo


Ler em formato flip
01/07/2022 #Exclusivo Assinantes #Artigos #Editora Concórdia

Steven van Hattem decidiu na juventude pela profissão.

Ser bombeiro é oportunidade de ajudar o próximo

O que o inspirou a buscar essa profissão? Quando iniciou sua experiência?

Muitas crianças crescem querendo ser bombeiro, porém, comigo foi diferente. A vontade de seguir nessa carreira veio na minha juventude, quando percebi que queria trabalhar em algo que ajudasse de perto a sociedade, fora o fato de que sempre fui alguém que não se importava de correr riscos. Então, foi praticamente um casamento perfeito. 

 

Qual a principal função e missão de ser bombeiro?

Salvar e Proteger – o bombeiro atua tanto na área preventiva (emissões de alvarás e licenciamentos), bem como quando o sinistro já ocorre (incêndios, acidentes veiculares, salvamento, busca, resgate, corte de árvore emergencial, etc...). E há também campanhas de doação de agasalho, comida, brinquedos para as crianças. Enfim, o Corpo de Bombeiros está sempre buscando uma forma de atender e ajudar a sociedade da melhor forma possível.

 

Quais as principais habilidades/capacidades que se deve ter para ser bombeiro?

Para ser bombeiro é preciso estar bem fisicamente e psicologicamente. É uma profissão que lida diariamente com pessoas que estão no limiar da vida e da morte, o que necessita de bastante cabeça para conseguir trabalhar da forma correta, bem como, dependendo de situações demasiadamente longas, o preparo físico é fundamental.

 

Busca, resgate e salvamento. Quais os principais desafios e alegrias desta profissão? O que o motiva diariamente?

Quando recebemos um chamado para uma ocorrência, nós nunca sabemos, de fato, o que iremos encontrar. Diversas teorias de como estará o local passam pela cabeça durante o trajeto dentro do caminhão, tentando formar estratégias para chegar no local e ajudar as pessoas da forma mais rápida e segura. Ocorre que, na maioria das vezes, é algo totalmente diferente do que já se viu, e, portanto, é preciso formular uma nova estratégia em segundos. Com isso eu quero dizer que, por mais que possamos pensar que estamos preparados para qualquer situação, isso não é verdade. Mas é preciso ter a capacidade de se adequar à realidade da ocorrência e continuar prestando o melhor serviço a quem necessita. E após ver que uma vida foi salva, mesmo contornando situações adversas, dá uma felicidade imensa no coração, e são esses momentos que me motivam diariamente na minha missão.

 

Ajudar (amar) o próximo é um dos ensinamentos de Jesus. Na sua opinião, a profissão de bombeiro também é uma oportunidade para exercer isso? Existe relação entre a profissão e o “ser cristão”?

Com certeza, é uma baita oportunidade para ajudar o próximo. E é importante, para o cristão que é bombeiro, sempre se lembrar, “no coração daquele que ajuda deve estar o amor de Jesus, pois se Cristo ali não fizer morada, de nada vale estender sua mão”.

 

Steven Van Hattem

26 anos

Bombeiro Militar do RS

Leia a matéria completa que celebra o Dia do Bombeiro e outros depoimentos clicando aqui.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Natacha Teske

Jornalista, São José, SC mensageiro@mensageiroluterano.com.br

Exclusivo Assinantes Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos