Reflexões e práticas do aconselhamento pastoral


06/07/2022 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Reflexões e práticas do aconselhamento pastoral

Este livro busca auxiliar pastores na tarefa de aconselhar as pessoas nas mais variadas dificuldades enfrentadas no dia a dia, como luto, dependência química, problemas na vida em casal, na vida universitária, na vida familiar, entre outros.

O aconselhamento é uma área do trabalho pastoral que concentra situações multifacetadas. Os pastores são confrontados com as dificuldades enfrentadas pelas pessoas em seu dia a dia. Eles precisam agir orientados pela Palavra de Deus, diante de problemas e desafios bem diferentes.

Há diversas maneiras de tratar um mesmo problema, a partir de diferentes perspectivas dentro do aconselhamento. Tal multiplicidade desafia o ministro a estar preparado para anunciar lei e evangelho para multidões, congregações e pessoas individualmente.

Aconselhamento pastoral quer auxiliar nessa tarefa tão desafiadora com reflexões e práticas sob a ótica da cruz.

 

Organização: Gabriel Schmidt Sonntag

Texto: Alexandre Teixeira Vieira / Ely Prieto / Gabriel Schmidt Sonntag / Leonídio Schulz Görl / Mário Rafael Yudi Fukue / Maximiliano Wolfgramm Silva / Paulo Sérgio Kühl / Rudinei Valdir Mass / Samuel Reduss Fuhrmann / Thomas Heimann / Waldemar Garcia Carvalho Junior

Páginas: 348

Dimensões: 16 x 23 cm

 

Adquira aqui.

 

Leia a apresentação

Certa vez, em um estudo bíblico na igreja, estávamos conversando sobre trabalho. Várias pessoas estavam compartilhando seus desafios diários, até que um senhor que trabalhava vendendo todo o tipo de coisas fez a seguinte afirmação: “O meu trabalho não é muito diferente do pastor, eu preciso conhecer pelo menos um pouco de cada coisa para conseguir puxar conversa com os clientes. O pastor precisa conhecer um monte de coisas para poder conversar com os membros.” Na perspectiva deste senhor, o pastor deveria saber um pouco de cada assunto para poder se relacionar com sua igreja. Na verdade, mais do que conhecer assuntos diversos, os pastores precisam agir orientados pela Palavra, em situações bem diversas diante de problemas e desafios. Uma área do trabalho pastoral que endereça esses problemas multifacetados é o aconselhamento.

Por isso, além do conhecimento que auxilia nas relações pessoais entre o ministro e as pessoas, o pastor precisa lidar com situações variadas e complexas. É uma realidade multifacetada, são variadas as dificuldades que as pessoas enfrentam no dia a dia e o ministro não sabe quais problemas baterão à sua porta. Além disso, o aconselhamento pastoral também é multifacetado, pois assim como há diversos problemas, há diversas maneiras de tratar o mesmo problema, a partir de diferentes perspectivas dentro do próprio aconselhamento. Tal multiplicidade de situações desafia o ministro, que deve estar preparado para anunciar lei e evangelho para multidões, congregações e pessoas individualmente.

Pensando nessa realidade multifacetada que este livro foi construído. Unindo autores com diferentes formações, as páginas a seguir buscam apresentar algumas das faces do aconselhamento cristão e expor o leitor à reflexão em algumas situações selecionadas. Neste livro estão presentes autores brasileiros (alguns com experiência ministerial internacional) que procuram aproximar o aconselhamento pastoral de uma experiência ampla para situações, desafios e oportunidades específicas de cada contexto. São ao todo onze capítulos interagindo com essa realidade multifacetada.

O livro inicia com quatro capítulos que exploram como o aconselhamento pastoral interage com diferentes áreas da teologia. No primeiro capítulo, o professor Leonidio Görl apresenta o tema e sua relevância para a igreja e o ministério, assim como expõe algumas abordagens na área de aconselhamento. Nos capítulos seguintes, o tema será explorado na perspectiva da teologia bíblica, da homilética e da missiologia. O Dr. Alexandre Vieira explora o tema “modelo bíblico de aconselhamento pastoral”, apresentando como o tema interage com o texto bíblico e como pode ser relevante para o aconselhamento pastoral. No terceiro capítulo, o Dr. Samuel Fuhrmann apresenta a relação entre aconselhamento pastoral e a pregação do evangelho com o tema: “O púlpito e o escritório de aconselhamento a serviço do consolo ao povo de Deus”. Concluindo estes primeiros quatro capítulos, o Dr. Ely Prieto conecta aconselhamento à missiologia ao apresentar o tema: “Aconselhamento como uma porta para a missão”. O aconselhamento pastoral interage de forma dinâmica com estes campos amplos, o que exemplifica seu aspecto multifacetado.

Os trabalhos que seguem entre o capítulo cinco até o dez colocam o leitor diante de algumas das situações específicas que fazem parte do dia a dia do aconselhamento. O pastor, capelão e professor Mário Fukue apresenta os desafios do aconselhamento pastoral no ambiente universitário, explorando sua experiência como capelão. A seguir, dois temas envolvem a realidade familiar, iniciando com o capítulo do pastor Waldemar Garcia Carvalho Junior sobre “Aconselhamento de casais”, apresentando orientações para a vida matrimonial. O segundo capítulo sobre família é da autoria do Dr. Maximiliano Wolfgramm Silva, que apresenta as mudanças presentes no ciclo da vida da família e seus desafios.

Os capítulos oito, nove e dez exploram o aconselhamento pastoral em situações desafiadoras: a dependência química, a depressão e a morte. O pastor Paulo Kühl, que tem experiência no trabalho com dependentes químicos, aborda o assunto e seus desafios na vida do dependente e da família, apontando caminhos para o aconselhamento. O pastor e psicólogo Rudinei Mass aborda a depressão na perspectiva do aconselhamento pastoral e da psicologia, apontando para a identificação do problema e para caminhos de ajuda. No capítulo dez, o pastor Gabriel Sonntag aborda o luto e as representações de morte, apresentando uma comunicação entre temas da psicologia e da teologia de Lutero.

O último capítulo é dedicado ao conselheiro. O Dr. Thomas Heimann, especialista na área de aconselhamento, apresenta os cuidados que o conselheiro deve ter para não adoecer na tarefa de cuidar. Cada autor, a partir dos temas propostos, trabalha o aconselhamento pastoral numa perspectiva luterana, procurando ressaltar a centralidade da obra de Cristo na vida cristã como fonte de consolo, orientação e salvação.

Assim como na comparação com o vendedor, este livro quer auxiliar o leitor a estar preparado diante de diferentes aspectos do aconselhamento cristão. Nesta tarefa de ajudar o próximo toda a igreja participa, portanto, este livro é direcionado à igreja cristã e ao ministério pastoral.

Muitas pessoas estiveram envolvidas na construção desta coletânea de estudos. Gostaria de agradecer de maneira especial à Editora Concórdia, que apoia, participa e torna possível a publicação deste livro. Agradeço ao pastor Nilo Wachholz e ao pastor Waldemar Garcia Carvalho Junior, que desde o começo apoiaram este projeto e uniram esforços para a concretização deste livro. Agradeço também a todos os autores, que com horas de dedicação construíram estes estudos, aplicando seu conhecimento e experiência para a reflexão teológica e formação de conselheiros cristãos preocupados em levar lei e evangelho para todas as pessoas. Por fim, o desejo é que este livro abençoe a igreja cristã apontando para a consoladora obra de Jesus Cristo.

 

Gabriel Schmidt Sonntag

Fevereiro de 2022

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos