Bendito seja nosso Deus


Ler em formato flip
04/08/2022 #Artigos #Editora Concórdia #Devocionais #Reflexão

Aguardamos a participação da IELB na indicação de pastores para o chamado de dois novos professores do Seminário Concórdia, a escola de profetas da IELB.

Bendito seja nosso Deus

Bendito seja nosso Deus, o Senhor do mundo, Pai de nosso Salvador Jesus Cristo! Agradeço ao bondoso Deus a oportunidade de servir na Diretoria Nacional da IELB por mais quatro anos como vice-presidente de Ensino. Nesse espaço da Presidência da IELB quero destacar algumas atividades do Departamento de Ensino.

Qual o impacto da tecnologia no comportamento humano? Vivemos uma revolução comportamental e precisamos meditar sobre o que esperar do futuro da educação com o avanço das tecnologias. Assim, a Associação Nacional de Escolas Luterana – ANEL, realizou em Foz do Iguaçu, PR, nos dias 19 a 22 de julho, o 13º Encontro Nacional de Escolas Luteranas, com o tema “Cenários Inovadores de Aprendizagem: uma transformação necessária e possível”.

As palestras foram focadas no resgate da pedagogia luterana, demonstrando sua contemporaneidade, e formações voltadas para a transformação do fazer pedagógico, visando seu alinhamento com as teorias de aprendizagens contemporâneas, as quais têm suas raízes na pedagogia oriunda do movimento da Reforma Luterana. O texto bíblico explorado foi o de Êxodo 31.2a e 3a, que diz: “Eu escolhi Bezalel e o enchi com meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico”.
Foram destacados dois aspectos: 1º) Deus espera que o trabalho que ele nos confia através das escolas luteranas seja um trabalho realizado com qualidade, excelência. 2º) Para realizar o nosso trabalho com qualidade, é necessário que nos capacitemos. O mesmo Deus que espera a nossa capacitação, também está disposto a nos abençoar na busca pela Inteligência, Competência e Habilidade necessárias para o desempenho das nossas tarefas no processo de ensino e aprendizagem.

O programa Missão Ministério e Liderança – MML, realizou a 8ª Conferência para casais em Bento Gonçalves, RS. O MML é um programa de liderança missionária e pastoral da IELB para auxiliar os pastores e congregações a realizar o desafio da igreja na missão de Deus de forma mais efetiva e intencional. Sua ênfase é o relacionamento do pastor com Deus, consigo mesmo, com sua esposa, com a liderança da congregação e com o mundo, alvo da missão de Deus.

O principal objetivo do MML é alinhar ações para a missão, conjugando esforços para conectar as pessoas a Jesus. Mas o programa também mantém a centralidade dos meios da graça como instrumentos da missão. Capacita pastores e esposas, buscando apoio nas ciências humanas como ferramentas para a missão. Cria um ambiente de segurança, no qual os participantes podem dar e receber auxílio. Dá início a um processo de despertamento e treinamento de lideranças da Igreja.

Outro destaque que apresento é a primeira reunião do novo Departamento de Ensino (DE), que convidou a igreja a participar do chamado pastoral para dois novos professores para o Seminário Concórdia.

Assim, querida IELB, temos motivos para agradecer a Deus e orar por sua graça renovada em nossas vidas. Reforçamos a confessionalidade cristã luterana em nossas escolas, capacitando os profissionais e educadores. Incentivamos os pastores a participarem da formação continuada, oferecendo o programa Missão Ministério e Liderança. Aguardamos a participação da IELB na indicação de pastores para o chamado de dois novos professores do Seminário Concórdia, a escola de profetas da IELB. Que Deus nos abençoe.

Joel Müller

Pastor vice-presidente de Ensino da IELB joel@ielb.org.br

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos