Educação teológica em Moçambique


Ler em formato flip
16/08/2022 #Congregações #Seminário Concórdia

Leia o relato detalhado do pastor Abel Sifa, secretário-geral da Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique.

Educação teológica em Moçambique

Mais uma etapa do Programa de Educação Teológica (PET) chega ao fim. O pastor André Plamer e o prof. Leonídio Gorl estiveram em Moçambique e lecionaram cursos intensivos por quase três semanas, em maio, além de atenderem vários outros compromissos durante este período. Leia o relato detalhado do pastor Abel Sifa, secretário-geral da Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique – ICCM, e o testemunho dos pastores André e Leonídio.

(Pastor Carlos Walter Winterle)

 

Relatório de actividades

“Os pastores André Plamer e Leonídio Goerl, ambos da IELB, foram recebidos no aeroporto internacional da Beira na madrugada no dia 6 de maio, sexta-feira, pelo pastor Abel Sifa, o secretário-geral da ICCM, enviado pelo pastor presidente nacional para receber e acompanhar os pastores brasileiros. A previsão da chegada dos hóspedes era para o dia 5, quinta-feira, mas não foi possível devido ao atraso no embarque e desembarque de voos moçambicanos (Maputo a Nampula, de Nampula a Beira).

No mesmo dia, fomos apresentá-los ao governo provincial, e ao representante do governo foi oferecido o Mensageiro Luterano de março, o qual reporta a ordenação de 15 pastores em Moçambique. Vale salientar que o pastor André compartilhou a Palavra de Deus e orou em favor dos pedidos colocados pelo chefe provincial do Departamento de Assuntos Religiosos: casamento civil e estudos na faculdade. Também aproveitamos para comprar o material para o ETE e um gerador para a iluminação no Seminário. A realização do culto na Comunidade Luterana “Jesus Salvador”, da Beira, marcou o final das actividades da sexta-feira.

No sábado, dia 7 de maio, viajamos bem cedo para Gondola. No mesmo dia fomos visitar a Comunidade Luterana “São Tiago”, de Mudima, onde os pastores André e Leonídio fortificaram (fortaleceram) os irmãos com a Palavra de Deus, seguindo o resumo do estudo da liturgia. Depois do almoço oferecido pela comunidade, seguimos no período da tarde para Comunidade Luterana “Cristo para Todos”, que se localiza na cidade de Chimoio. Ali também foi feito o ensino da Palavra de Deus para a fortificação dos irmãos pelos mesmos pastores. Depois voltamos para o hotel, a fim de descansarmos e nos prepararmos para o culto do dia seguinte.

No domingo, dia 8 de maio, participamos no culto na Comunidade Luterana “Santo André” em Gondola sede, onde juntaram-se seis comunidades luteranas vindas de diversos locais para ouvir a Palavra de Deus. O pastor Leonídio foi o pregador do dia. Depois do almoço oferecido pela comunidade daquele local, aproveitamos o período da tarde para conhecer o local histórico denominado “Monte Cabeça de Velho”.

No dia seguinte viajamos para Sena, onde temos o nosso Seminário. Foi uma trajetória cansativa e desgastante, a estrada tem muitos buracos e covas. Passamos por Vunduzi e Maringue, mas damos graças a Deus, pois não tivemos nenhum transtorno pelo caminho. Éramos cinco pessoas no carro alugado: pastores André, Leonídio, Abel e o irmão Remos Joni Fani. Chegamos no Seminário por volta das 16 horas e fomos recebidos pelos pastores que estavam a terminar os preparativos para as aulas da ETE. Como e de costume, o pastor André ajudou os pastores nas actividades e mostrou ao pastor Leonídio a propriedade do Seminário em via de desenvolvimento.

Na terça-feira, dia 10 de maio, começamos com as aulas de homilética com o professor Leonídio, que duraram dois dias. Nos outros dois dias aprendemos sobre as Confissões Luteranas com o professor André. Na quarta-feira, dia 11 de maio, depois de jantar, os nossos missionários apresentaram o material que trouxeram do Brasil para a ICCM, incluindo os presentes doados pelos filhos do falecido pastor Horst Kuchenbecker.

No sábado, dia 14 de maio, fomos visitar as três comunidades luteranas do distrito de Maringué, as quais se reuniram para economizar tempo. Fomos bem recebidos com cânticos de louvores e danças típicas africanas. O pastor Leonídio foi o pregador do dia e o pastor André explicou sobre o modo correto de ofertar segundo a Palavra de Deus. Por último, as comunidades ofereceram um bode para comermos no Seminário, sem esquecermos do lanche improvisado, porque já estávamos acima das horas previstas para fazermos mais um culto da tarde nas comunidades de Cado. Com certeza também foi um culto muito comovente e o pastor André foi o pregador naquela Comunidade Luterana “São Paulo” de Nhachiwa. Voltamos ao Seminário bem tarde, pois a distância era longa.

Dia 15 de maio, domingo, fomos passar (celebrar) culto na comunidade “São Pedro” de Chemba-sede e o pastor Leonídio pregou a Palavra de Deus para os fiéis daquela Igreja. No período da tarde fomos visitar a casa do pastor Nota e aproveitamos para conhecer um pouco a vila de Chemba. Na volta para o seminário passamos a visitar a família do pastor Jacobe e a igreja da Comunidade Luterana “São Timóteo” de Três de Fevereiro. O pastor Jacobe aproveitou a boleia (carona) para o seminário.  

Segunda-feira, dia 16 de maio, começamos de novo com as aulas lecionadas pelo professor Leonídio sobre Aconselhamento Pastoral e fechamos as aulas com Religiões Comparadas, lecionado pelo pastor André na quinta-feira dia 19.

Na sexta-feira, dia 20 de maio, houve dispensa dos estudantes para irem às suas casas a fim de buscar as esposas para o Encontro das Esposas dos Pastores junto com seus maridos. Na mesma sexta-feira fomos realizar as actividades eclesiásticas no distrito de Mutarara: no período de manhã, visitamos a igreja em construção na Comunidade Luterana “São Martinho Lutero” de Minjale, onde o pastor André fortificou os membros com a Palavra de Deus. Estavam reunidos representantes de três comunidades luteranas que vieram para receber os missionários e ouvir a Palavra de Deus a fim de levá-la para as suas comunidades.

O pastor André comenta: ‘Minjale fica no sopé de uma cadeia de montanhas, e muitos irmãos ao saber da presença da comitiva dos pastores vieram pelos morros e montanhas para ouvirem a Palavra Salvadora, permitindo-nos verificar as palavras do Profeta Isaías 52.7-10: “Como é bonito ver um mensageiro correndo pelas montanhas, trazendo notícias de paz, boas notícias de salvação! Ele diz a Sião: “O seu Deus é Rei!” Escutem os gritos dos vigias! Eles gritam de alegria, todos juntos, pois veem com os seus próprios olhos a volta do Senhor para Sião. Jerusalém arrasada, cante de alegria, pois o Senhor tem pena do seu povo e vai salvar Jerusalém. Na presença de todas as nações, o Senhor vai mostrar o seu santo poder. O mundo inteiro verá que foi o nosso Deus quem nos salvou”. Pois não só os pastores foram pelas montanhas, mas depois que saciados e fortificados os irmãos também percorreram as montanhas para levar aos amigos e familiares a Mensagem do Evangelho.’

Além da pregação, os pastores André e Leonídio também aproveitaram para ver e ouvir sobre a bomba de água que está avariada, causada pela insuficiência do lençol de água. Recebemos duas galinhas oferecidas pela comunidade.

Na tarde do mesmo dia, fomos no culto de inauguração do templo da Comunidade Luterana “São Tiago” de Mutarara-sede. A cerimônia de inauguração foi realizada pelo pastor presidente da ICCM, reverendo João Luís Nota. O pastor Paulo dirigiu a liturgia e o pastor Leonídio compartilhou a Palavra de Deus. Voltamos para o seminário muito tarde, depois duma refeição oferecida pela comunidade.

No sábado, dia 21 de maio, fomos abençoados com o ensino sobre o Ministério Pastoral no período da manhã, lecionado pelo professor Leonídio; e à tarde tivemos um pequeno estudo didático sobre a família cristã com o pastor André. Nesta didática, as esposas ganharam capulana (espécie de xale) como presente do amor doadas pelos seus esposos. E cada esposa também presenteou o seu esposo com um mimo individual e satisfatório. As esposas dos pastores tiveram oportunidade de saber sobre o ministério dos seus esposos; também lamentaram bastante sobre o sustento das famílias pastorais, atendendo e considerando que as comunidades luteranas da ICCM ainda estão na fase em que não conseguem sustentar os seus pastores. Na noite do mesmo sábado, aconteceu o colóquio do irmão Remos Joni Fani e foi aprovado perante a diretoria da ICCM junto aos professores da ETE. Com isto, ele foi aceite como pastor da ICCM e comissionado para a província de Manica, a sua terra natal.

No domingo, dia 22 de maio, foi a formatura (graduação) dos 15 pastores já ordenados no ano passado. Também foi feita a ordenação do pastor Remos Joni Fani. O culto de formatura contou com a presença dos membros das três comunidades luteranas mais próximas, membros do governo e líderes comunitários. A cerimônia de ordenação por colóquio do pastor Remos foi feita pelo pastor presidente da ICCM, Rev. João Luís Nota. O professor Leonídio compartilhou a Palavra de Deus e dirigiu a formatura. O pastor André explicou sobre o modo correto de ofertar segundo a Palavra de Deus e secretariou a formatura. Terminado o culto da formatura, voltamos para o seminário para almoçarmos e prepararmos a viagem de volta para Beira no dia seguinte. Salientar que na noite do mesmo dia fizemos uma reunião para tratarmos sobre o Memorando de Entendimento (MOU) entre parceiros que apoiam Moçambique.

No dia 23, segunda-feira seguimos a viagem de volta para Beira. Passamos pela Gondola e hospedamos de novo no hotel Unykiss. No dia seguinte, 24 de maio, fizemos o culto no período da manhã na Comunidade Luterana “São Zaqueu” de Metuchira. Mas antes fomos nos apresentar ao chefe da localidade na qualidade do represente do governo local e fomos bem recebidos. Na tarde do mesmo dia também se realizou o culto na Comunidade Luterana “Amor de Deus” de Nhamatanda Vila. Depois do culto, fomos de motocicletas para Maguimba, o local onde os elefantes estão a destruir culturas diversas e matando pessoas. Infelizmente, só este ano, até este dia 23 de maio, 10 pessoas já morreram por ataques dos elefantes que saíram do parque Nacional de Gorongosa. Este foi o primeiro local em que foi estabelecida a nossa Igreja no distrito de Nhamatanda. E no mesmo dia fomos dormir no hotel Savoy em Beira.

No dia 24 conseguimos comprar 200 bíblias em língua de Sena. Bíblias essas que são muito importantes para que a Igreja continue a ser fortalecida em Moçambique. Louvamos a Deus por toda a bondade de Deus em nos permitir ter sua Santa Palavra em nossa própria língua, sim, aqui em Moçambique temos muitas línguas e dialetos, mas somos gratos que possamos ter em mãos aos falantes da língua Sena esta preciosidade. Pedimos que orem para que possamos conseguirmos bíblias em Língua Shona, numa linguagem de fácil compreensão, pois a versão disponível hoje é cara e a linguagem não atende a compreensão do povo.

No dia 25 de maio, quarta-feira, pela manhã fomos visitar a praia e conhecer um pouco da cidade da Beira. E no período da tarde foi realizado o culto de despedida na Comunidade Luterana “Jesus Salvador” em Beira, onde recebemos presentes de camisas estilo africano. No culto, o pastor Leonídio pregou a Palavra de Deus e o pastor André explicou sobre o modo correto de ofertar para Deus, segundo as Escrituras. Depois voltamos para hotel naquela noite. Mas antes de irmos a cama, tivemos um jantar marcante de frango e batatas.

O dia de partida dos nossos missionários de volta ao Brasil foi na quinta-feira de manhã, antes das 8 horas do dia 26 de maio. Acompanhamos os missionários até ao aeroporto internacional da Beira e apanharam o voo para Maputo.

Damos graças a Deus pelo trabalho que os missionários fizeram aqui em Moçambique. Apesar de ser bem puxado, quase sem descanso. Mas valeu a pena. Pois a Palavra de Deus foi compartilhada, vidas foram fortificadas e Cristo foi levado para todos. Damos glórias a Deus por tudo!” (Rev. Abel Sifa – secretário-geral da ICCM)

 

Comentário do pastor André

Meus amados irmãos, este foi o oitavo ano que tive a grata alegria de servir à IELB em Moçambique, sendo professor e auxiliando a organizar a Igreja em Moçambique, apoiando as lideranças locais e formando líderes. Sempre é um grande desafio o trabalho, mas a cada dia/ano Deus está congregando mais irmãos ao louvor e à adoração ao Deus Triúno. Os irmãos de Moçambique sabem quão especiais eles têm sido para mim, o quanto são preciosos e quanto carinho e amor tenho por eles. Às vezes ajo como um pai que corrige, exorta, mas também como um pai que acolhe e abraça os seus filhos e com eles chora, sem que lhes prometa algo que não está de acordo com a Palavra, pois o nosso desejo é que Cristo cresça e nós diminuamos. Agradeço a Deus por também nos permitir literalmente enxergar a ação do Espírito Santo agindo e transformando vidas. Não é nenhum modo de ser e agir diferente daqui do Brasil, mas enxergamos que a Palavra encontra solo fértil para o crescimento. Oremos para que todos, tanto em Moçambique quanto no Brasil, sejam fortalecidos e animados pela Santíssima Trindade. Clamo a você, meu amado irmão, que leu esta reportagem, que ore por este trabalho, bem como abra generosamente as mãos e oferte, das bênçãos que Deus lhe deu, para manter este trabalho do Reino. (Pastor André Buchweitz Plamer)

 

Comentário do pastor Leonidio

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil mantém uma parceria com a Igreja Luterana de Moçambique (o nome oficial é Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique – ICCM) oferecendo uma formação teológica a partir do curso de Diaconia em Educação Cristã oferecido pelo Seminário Concórdia em sua Educação Teológica por Extensão (ETE). 

Assim, viajei no dia 03/05 para Moçambique juntamente com o pastor André Plamer para ministrar disciplinas referentes ao último módulo do curso.

Além das aulas ministradas, muitas visitas foram realizadas nas diversas aldeias e congregações de Moçambique. Cada local era uma surpresa diferente, uma mais agradável que a outra. Fomos acolhidos sempre com muita alegria e hospitalidade. A singeleza da fé era algo comovente.

No dia 22/05 foi realizada a formatura de 15 novos pastores. Com os novos formandos, a ICCM agora conta com 22 pastores, sendo seis da primeira turma, 15 recém-formados e um por colóquio. O culto de formatura foi muito festivo e marcante para todos, pois a Igreja Luterana de Moçambique (ICCM) é ainda muito jovem e necessita de muitos pastores. O retorno da viagem ocorreu no dia 27/05.

Certamente essa foi uma grande experiência de fé e vida.

Deus seja louvado por todo este trabalho. (Pastor Leonídio Görl)

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos