Ter ou ser uma bênção!


Ler em formato flip
19/08/2022 #Homens #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes #Reflexão

Com Abraão, aprendemos como ter e ser uma bênção, pois tudo começa com Deus vindo ao nosso encontro através de sua Palavra e sacramentos.

Ter ou ser uma bênção!

Quando falamos em bênção, logo nos lembramos de Moisés, Arão e Abraão. Quando o povo de Israel estava saindo da escravidão do Egito, Deus pede que Moisés, através de Arão, abençoe o povo (Nm 6.24-26). Com Abraão, aprendemos como ter e ser uma bênção, pois tudo começa com Deus vindo ao nosso encontro através de sua Palavra e sacramentos, que são os meios da graça, e nos dando a fé, que nos leva a crer nele. Dessa forma, já temos uma bênção: somos feitos filhos de Deus! Por outro lado, ao testemunhar e anunciar Jesus como Filho de Deus – aquele que em nosso lugar cumpriu toda a lei que pesava sobre nós –, somos uma bênção na vida de outras pessoas.

Foi isso que Deus disse a Abraão quando lhe fez uma promessa: “Sê tu uma bênção!” (Gn 12. 2). Por natureza, o homem gosta e quer ter cada vez mais bênçãos de Deus. Contudo, o nosso desafio, como cristãos, não é só ter, mas ser uma bênção!

Precisamos estar atentos para não inverter o pedido que Deus que fez a Abraão e que vale para todos nós: Ele nos chama para praticarmos o amor, a bondade e o perdão, por meio das bênçãos que nos concede gratuitamente, e não para sermos egoístas e usá-las unicamente para nosso próprio proveito e projetos. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.39), é o ensino que Jesus quer que lembremos. A vontade de Deus é que nos importemos e demos valor ao nosso semelhante, sendo-lhe solícito e proporcionando-lhe a oportunidade de receber a sua Palavra.

É claro que pedir bênçãos a Deus não está errado, pois nosso Pai não quer que os sofrimentos e as preocupações nos atribulem constantemente. Ele deseja nossa alegria e bem-estar, como diz em Deuteronômio 28.2: “Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos”. O apóstolo Paulo nos escreve, em sua carta aos Romanos (8.32), que o próprio Deus não poupou seu Filho, mas graciosamente com ele “nos dará todas as coisas”.

Outra grande bênção Deus nos deu, além dos meios da graça: sua igreja, a responsável por administrar os sacramentos e nos trazer a Palavra de Deus. Esta igreja trabalha com departamentos, contribuindo para ampliar a mensagem da cruz. Um desses departamentos é a Liga de Leigos Luteranos do Brasil. Ter a oportunidade de participar desta organização auxiliar é uma bênção, pois através dela podemos crescer no conhecimento e fortalecer a nossa fé em Jesus.

Além disso, a liga de leigos em sua congregação, distrito ou regional também é um local onde você pode fazer amigos e estreitar amizades já existentes, bem como participar dos congressos e de todos os projetos que visam a proclamação do Reino de Deus entre nós. Ter e ser uma bênção é uma dádiva de Deus, dada a nós por graça, em seu Filho Jesus.

Amigo leigo, continue firme ou una-se a esta oportunidade que Deus nos deu. Frequente sua liga, participe dos congressos, aprenda com os demais irmãos e irmãs, capacite-se e desenvolva sua fé cada vez mais, para que sejamos sempre uma bênção, onde estivermos!

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Ervino Martim Spitzer

Pastor Conselheiro da LLLB www.lllb.org.br

Homens Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos