Culto marca comemoração dos 50 anos da Ulbra


24/08/2022 #Congregações #Seminário Concórdia #Universitários

Presidente e Vice-presidente de Educação Cristã da IELB estiveram presentes na celebração

Culto marca comemoração dos 50 anos da Ulbra

O 16 de agosto foi um dia intenso e marcado por emoções para a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A data marcou os 50 anos da Instituição e foi celebrada com uma série de atividades ao longo do dia. Os festejos contaram com um Culto de Ação de Graças, na Capela Universitária, com a apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra, regida pelo maestro Tiago Flores. Prestigiaram autoridades, direção da Aelbra, mantenedora da Ulbra, comunidade acadêmica e colaboradores.

A mensagem partilhada na ocasião pelo capelão geral, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, introduziu, através de uma curiosidade histórica da Ulbra, o sentido e a importância da fé para a vida de todos. O pastor convidou para "nos colocarmos em gratidão diante de Deus por toda a história vivida aqui, por todas as conquistas que se tornaram realidade por causa da existência da Ulbra ao longo dos últimos 50 anos".

O texto bíblico especialmente escolhido para o culto foi o do Evangelho de João, capítulo 8, onde encontramos, conforme o pastor, as palavras de Jesus que deram origem ao tema presente na logo da Ulbra: "E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará." A cerimônia, que também foi conduzida pelos pastores André Tavares Cardoso e Adilson G. Magedans, ainda pediu orações aos que foram atingidos pelo temporal no dia 15 de agosto. O momento ainda teve uma entrega simbólica de alimentos, realizada pelo formando da primeira turma do curso de Administração da Ulbra e pela estudante do Colégio Ulbra Cristo Redentor, onde a história da Instituição começou. A entrega marcou o fato de a Ulbra ter ultrapassado a meta de arrecadação de 50 toneladas de alimentos na campanha que iniciou em agosto do ano passado.

Momento de gratidão

No final da celebração, o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Rev. Geraldo Walmir Schüler, enfatizou que Jesus é o caminho, fez uma conexão com a história da Ulbra, por falar por si mesma. Conforme ele, a Ulbra é fundamentada em uma rocha, que é Jesus. Já o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, disse que este é momento de olhar para o passado, para nossa história, e expressar profunda gratidão.

"Primeiramente a Deus, por ter permitido que a Ulbra comemore seus 50 anos, comprometida não apenas com uma educação transformadora, que forma profissionais qualificados para a sociedade, mas que também buscou cumprir o ideal do reformador Martinho Lutero, que há mais de 500 anos viu nas instituições de ensino um instrumento para anunciar uma outra transformação, a existencial, da verdade que liberta", enfatizou.

Ele também pediu gratidão a cada colaborador, docente ou técnico-administrativo que passou pela Ulbra nestes seus 50 anos de existência, contribuindo com seus dons e talentos para que este projeto educacional cumprisse a sua missão de "ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora". Mas, além da gratidão, concluiu o reitor, "hoje é momento também de expressarmos esperança e confiança".

O culto foi transmitido pelo canal da Ulbra TV e pelo YouTube da emissora (assista aqui).

Fotos: Romário Camargo - SP Produções

Por Assessoria de Imprensa da ULBRA

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos