Culto Cantate 2022


31/08/2022 #Seminário Concórdia

Celebração foi realizada no dia 21 de agosto no Seminário Concórdia

Culto Cantate 2022

Com a participação dos coros do Seminário Concórdia e coros da região foi celebrado o 54º Culto Cantate na noite do domingo, 21 de agosto, no ginásio do Seminário em São Leopoldo, RS. O primeiro culto cantate da IELB foi celebrado em 1967, numa iniciativa do professor Hans-Gerhard Rottmann. A família Rottmann é descendente dos iniciadores dos cultos cantate na Alemanha, na segunda metade do século XIX.

Este ano foi lembrada uma data bem especial, apesar do atraso de dois anos, devido à Covid-19: O Centenário do Hinário Luterano. Em 1920, surgiu o primeiro hinário em português na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Tinha como título "Hymnos e Orações" e foi elaborado para ser usado inicialmente na missão em Lagoa Vermelha, RS. Esse pequeno livreto com 36 hinos serviu como embrião do que é hoje o Hinário Luterano da IELB.

Para esta celebração centenária foi composta a Cantata do Hinário Luterano que tem como fio condutor o hino de Lutero "Vós crentes, todos, exultai" que é, na verdade, a trajetória em que Lutero passa pelo terror da Lei de Deus até a descoberta do Evangelho salvador que é nosso mediante a fé em Jesus Cristo. Além de hinos do Hinário Luterano, a Cantata tem partes que ligam os hinos com árias, recitativos, duetos e solos compostos por Mateus Lange. O roteiro é de Raul Blum e Vilson Scholz.

A preparação para o culto cantate inicia um ano antes com novas composições, arranjos corais e orquestrais. No início do ano os coros que irão integrar a União Coral recebem as partituras. Os instrumentistas também recebem com antecedência as partituras para chegarem preparados, pois é feito apenas um ensaio geral vespertino antes da celebração. Quanto a números, neste ano tivemos 61 instrumentistas (cordas, sopro e teclado), 10 solistas, 9 coros que integraram a União Coral e que totalizaram 126 coristas. A estimativa é de que 700 pessoas participaram da celebração.

Para o regente, Prof. Me. Raul Blum, "é de se admirar a dedicação dos maestros, dos instrumentistas, dos solistas e dos coristas. Tudo exige um grande preparo, já em sua casa ou congregação. Um fato interessante é a dedicação dos instrumentistas, não importando a distância. Tivemos músicos vindos de cidades próximas ao Seminário, mas também do sul e do norte do estado, de Balneário Camboriú, SC, de Brasília, DF, de Goiânia, GO, e até um músico dos Estados Unidos. É esse interesse em colaborar que é digno de nota para a realização de nossos cultos cantate."

Cantate é uma palavra latina que significa "cantai". O culto cantate é uma tradição da Igreja Luterana surgida na Europa com o fim de enfatizar a mensagem cristã através do canto, enriquecido e acompanhado de instrumentos.

O culto foi realizado de forma presencial e também transmitido de forma on-line (assista aqui). Veja o álbum de fotos completo aqui.

Seminário Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos