Fome e depósitos cheios


Ler em formato flip
20/09/2022 #Artigos #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes #Reflexão

A oferta que chega até o céu sempre vem de um coração crente naquele que ofertou a sua vida na cruz.

Fome e depósitos cheios

Dias atrás, certo líder de uma famosa igreja neopentecostal brasileira incentivou seus seguidores a doarem todos os seus bens materiais antes de morrerem: “Antes de você passar para a eternidade, deixe o que você tem para a igreja. Deus se agrada dessa oferta”. Faltou dizer pela boca desse pregador que esse tipo de oferta ou qualquer outra só agrada a Deus se também morrer a velha natureza humana antes de “passar para a eternidade”. Por isso a parábola do rico sem juízo, onde Jesus faz a conclusão: “Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos” (Lucas 12.21). O homem da parábola morreu sem poder “descansar, comer, beber e alegrar-se” com seus depósitos abarrotados pelas excelentes colheitas. E mesmo se doasse tudo para a igreja, essa oferta não chegaria no céu, apenas na terra. Aliás, quando Jesus insistiu com aquele jovem rico para vender tudo o que tinha, dar aos pobres, e assim ter um “tesouro no céu”, faltava nele exatamente isso, a morte do “eu rico” que nasce no coração de todos.

Percebe-se, assim, que a correta interpretação bíblica depende do entendimento do que é riqueza e do que é pobreza. Isso porque, na ignorância e ganância humanas, e com a esperteza dos estelionatários, é fácil cair no conto dos falsos “bilhetes premiados”. Foi isso que descobriu Salomão com as ilusões do mundo: “Ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei” (Ec 2.8). O famoso monarca de Israel, no final da sua vida, fez um desabafo com as célebres palavras: “É tudo como correr atrás do vento”.

Só que, enquanto muitos correm atrás do vento, outros correm atrás do ventre – do ventre vazio, porque não têm comida. E esse é outro problema que a perversa avareza produz, ela não tranca apenas a porta no céu, mas também a boca dos famintos na terra. Hoje o mundo produz cerca de 5,2 bilhões de toneladas de comida por ano, suficiente para alimentar toda a humanidade. Mas um quarto dessa produção é desperdiçado. Enquanto isso, 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, causando a morte de onze pessoas a cada minuto. No Brasil o drama não é diferente, dezessete pessoas morrem todos os dias devido à desnutrição. São 33 milhões de brasileiros passando fome. O que mais chama a atenção nesses números é que o Brasil está em segundo lugar na produção mundial de alimentos. Qual o motivo dessa triste situação? Por que existe fome quando o mundo tem alimento sobrando? A resposta está na parábola do rico sem juízo, depósitos cheios de comida e o coração vazio da riqueza divina. Sem dúvida, é preciso mais corações ricos para Deus para diminuir a fome dos miseráveis na terra.

E quando não é preciso doar tudo à igreja antes de morrer para agradar a Deus, sempre é bom enfatizar que a oferta que chega até o céu sempre vem de um coração crente naquele que ofertou a sua vida na cruz, fé que traz resultados no dia a dia. E daí Tiago oferece um exemplo muito oportuno: “Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: ‘Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.’ Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta” (2.16,17). No final, uma fé morta de ações deixa muita gente morta de fome. 

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Marcos Schmidt

Pastor da IELB marcos.ielb@gmail.com

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos