Flores, pássaros e a misericórdia do Reino


Ler em formato flip
21/09/2022 #Reflexão #Artigos #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

Flores, pássaros, cores e perfumes. Sons e aromas primaveris. Apontam para a misericórdia que o Reino de Deus nos oferece em sua Palavra.

Flores, pássaros e a misericórdia do Reino

          Enquanto escrevo este texto, próximo ao fogão à lenha aqui de casa, lá fora a pintura é de um clássico dia de inverno candelariense. Não de céu azul e belos raios de sol para aquecer e alegrar o coração. Longe disso! O repertório mais visto neste inverno de 2022 foi o de dias cinzentos, de garoa leve e constante. Um convite para recolher-se. Para desfrutar de um home office aquecido, enquanto, nas ruas, só transita quem realmente precisa.

            Quando você, leitor do ML, tiver acesso a este texto, é bem provável que a colorida primavera já esteja batendo à porta. Pedindo passagem para rasgar o tom cinzento. Aliás, os dias com menor incidência de luz solar estão relacionados também à depressão sazonal, especialmente nos países nórdicos, como Finlândia, Noruega e Suécia. Convenhamos. Um dia ensolarado de inverno é um colírio para os olhos. Já os dias cinzentos, eles nos fazem clamar pela colorida, perfumada e ensolarada primavera.

            Na sociedade da informação, onde somos bombardeados com informações do acordar ao adormecer, a primavera nos lança um desafio. Desacelerar. Olhar as flores. Apreciar suas belezas e perfumes. Observar os pássaros. Ter olhos e ouvidos para apreciar seu canto ao final de uma tarde primaveril, antes de retirarem-se aos seus ninhos. E mais. Os pássaros e as flores sussurram uma mensagem que precisa ser ouvida. E que mensagem é essa? Há alguém cuidando de tudo. Absolutamente de tudo. Da florzinha do seu jardim. Do pássaro que canta perto de sua casa. De todas as ansiedades que consomem o coração.

            Em Lucas, capítulo 12, Jesus convida a observar os corvos. Não semeiam. Não colhem. Não têm depósitos. E, mesmo assim, “Deus dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros?” Da mesma forma, Jesus convida a observar as flores do campo. Não trabalham. Não fazem roupas para si mesmas. São tão frágeis. Mas Deus as veste com uma beleza que nem mesmo Salomão, em sua glória e realeza, conseguiu igualar. “Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!”

            Cercados de pássaros e flores, guardemos no coração o recado de Jesus: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas” (Lucas 12.31). O criador que cuida das cores e perfumes do jardim é o mesmo que nos dá o seu Reino, de presente. E, com ele, o perdão dos pecados, a salvação, a vida sem fim que há no nome daquele que reina neste Reino, Jesus. Neste Reino não há espaço para culpas e terrores, pois nele brilha a graça e a misericórdia de Deus. É prazeroso colocar este Reino em primeiro lugar. Ouvir sua Palavra. Alimentar-se na ceia. Festejar um batismo. É fortalecer-se em Cristo e acalmar as ansiedades, que, por sinal, não podem nem sequer encompridar nossa vida em um minuto. Pelo contrário, podem é encurtar a vida. Ou, ao menos, tirar a beleza dela.

            Ouçamos o que os pássaros e as flores sussurram aos nossos ouvidos. Especialmente quando nos afogamos em nossas ansiedades e preocupações. Alguém está cuidando de tudo. Da simples flor do jardim. Do pássaro que canta despreocupado ao amanhecer. De nossas necessidades. De nossas culpas. De nossos medos. De nosso destino eterno.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Bruno Krüger Serves

Pastor em Candelária, RS

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos