Alegria – Oração – Gratidão


Ler em formato flip
26/09/2022 #Mulheres #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes #Reflexão

Paulo encoraja os novos convertidos da igreja a cultivarem amorosamente seus relacionamentos.

Alegria – Oração – Gratidão

 “Estejam sempre alegres. Orem sem cessar. Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.16-18).

            Em sua primeira carta aos Tessalonicenses, Paulo encoraja os novos convertidos da igreja a cultivarem amorosamente seus relacionamentos. Ao final do texto, ele dá algumas breves recomendações, que são as bases da vida cristã: paz e paciência no trato mútuo, encorajamento e exortações, assim como orar e manter-se contente e agradecido.

            A igreja de Tessalônica era de novos convertidos. Eles enfrentavam dificuldades em perseverar na fé. Por isso Paulo escreve, ESTEJAM SEMPRE ALEGRES! Agora vocês conhecem o Salvador!

E nós, podemos estar alegres atualmente? Com tantas tristezas por causa dessa pandemia, de tantas mortes por doenças ou outras tragédias? Com um longo período sem reuniões regulares, sem aquele aconchego da amizade e ajuda mútua que nós, servas, amamos e compartilhamos?

A maior tristeza do ser humano é o PECADO que leva à MORTE. A maior ALEGRIA do cristão é o PERDÃO, que leva à VIDA ETERNA. Sim. Nós podemos estar alegres. Nós temos um Salvador, que é Jesus Cristo!

            Os cristãos de Tessalônica foram aconselhados por Paulo a serem perseverantes na oração, especialmente nas dificuldades que estavam enfrentando.

A oração é uma ferramenta preciosa que temos como servas cristãs. Nela, apelamos para as promessas divinas e para a própria natureza de Deus, que é de longanimidade, graça e misericórdia. Ao orar, temos uma conversa pessoal e genuína com o Pai e com Jesus, o Salvador. Pela oração, damos graças a Deus pelos milagres que ele tem feito na história do seu povo e na nossa história. Pedimos orientação e que ele nos livre de todas as aflições

            E os tessalonicenses também deveriam agradecer, conforme os conselhos de Paulo. Afinal, eles haviam recebido o mais importante: o evangelho, a boa nova: conheceram a Jesus como único Caminho.

Mas a gratidão e a ingratidão são temas constantes nas conversas entre amigos nas redes sociais. A tendência do ser humano é lembrar-se sempre daquilo que ele fez de bom para os outros, como se ele tivesse um coração puro, sem maldade, e só pensamentos e atos positivos. Dizer ou receber um muito obrigado sincero pela ajuda de pessoas, ainda que em situações bem simples, faz um grande bem. Precisamos agradecer por inúmeros auxílios recebidos em nossa vida, muitas vezes nem percebidos; mesmo assim, sejamos agradecidas.

Nós poderíamos ficar horas pensando em cada detalhe de nossa vida que é motivo de agradecimento.  Então, gostaria de lançar uma sugestão: cada uma de nós faça uma lista de motivos para AGRADECER. Assim como fazemos nossa lista de supermercado, vamos listar TUDO o que é motivo para dizer OBRIGADO, SENHOR! (Coloque num papel).  Pela família, imperfeita, mas amada. Pelas amigas. Pela congregação, departamento, etc. Não esquecendo do principal: pela vida (Deus Pai), pela salvação (Deus Filho) e pela fé (Deus Espírito Santo).

            E temos a motivação correta: ... porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

            Para finalizar, a bênção que o apóstolo Paulo deixa aos tessalonicenses, vale também para nós:  A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês!

 

 

Eulalia Herzog

Curitiba, PR

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Mulheres Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos