Brasil – 200 anos de Independência


01/09/2022 #Artigos #Devocionais #Reflexão

“Ó terra, terra, terra, ouve a Palavra do Senhor” – Jeremias 22.29

Brasil – 200 anos de Independência

O dia 7 de setembro será especial para todos nós. Nossa geração terá a oportunidade de celebrar os 200 anos da Independência do nosso país. O coração de D. Pedro I foi trazido de Portugal para, simbolicamente, marcar ainda mais estas celebrações.

Celebramos essa data num contexto político muito conturbado. A polarização para a eleição para presidente, especialmente, tem tornado o ambiente da discussão política bastante acirrado. Percebo, inclusive, que muitas pessoas cristãs têm se envolvido em discussões acaloradas e, não raro, muito agressivas. Ah! Se orassem mais do que discutem! Se clamassem mais ao Senhor do que brigam! Se testemunhassem, compartilhando a Palavra de Deus, mais do que compartilham coisas do mundo político em trevas!

O profeta Jeremias viveu tempos conturbados. Ele viveu os últimos dias da história do povo de Deus, antes de ser levado para a Babilônia. Em nosso texto, o profeta faz uma dura repreensão aos líderes do povo de Deus que tinham como prioridade cuidar dos seus bens e só pensavam em suas posses, enquanto descuidavam das necessidades do povo e não atentavam para suas responsabilidades enquanto autoridades.

O que o profeta diz às autoridades do seu tempo, poderia ser dito aos corruptos gananciosos do nosso tempo: eles não desfrutarão das riquezas que amealharam às custas do suor do povo. Em outras palavras: por mais que os tribunais humanos, em muitos casos, sejam falhos e também corrompidos, o Justo Deus não deixa escapar nada do seu olhar onisciente e do seu poder onipotente.

Qual a saída? Qual a solução? O que o povo da época devia ter feito e o que nós devemos fazer? O profeta responde: “Ó terra, terra, terra, ouve a Palavra do Senhor!” É no ouvir da Palavra do Senhor que recebemos a repreensão da lei de Deus e o conforto do seu puro evangelho.

É tão necessário que “a terra ouça a Palavra do Senhor”, que o próprio Deus fez seu Filho encarnar para vir ao nosso encontro. Sim, Deus fez a Palavra de tornar carne e vir morar entre nós. Ele levou sobre si nosso castigo; sofreu por causa dos nossos pecados; morreu, pregado na cruz. Jesus venceu a nossa morte e nos concede, no batismo, a vida que jamais termina. Uma vida com o selo de qualidade de Deus – vida nova, que se renova dia a dia pelo arrependimento e perdão; vida plena, que tem prazer em fazer o que agrada ao nosso Deus; uma vida cheia da esperança da vida eterna.

O poder de Deus, na sua Palavra poderosa, nos capacita a viver como bons cidadãos. Especialmente, nesse momento conturbado, entenebrecido pelas discussões polarizadas, devemos ser um forte facho de luz, para serenar os ânimos, acalmar as pessoas, pacificar a sociedade e conclamar a todos, todos os cristãos, a orar pelo país, pelas autoridades, para que vivamos “uma vida tranquila e mansa, com toda a piedade e respeito” (1Tm 2.2).

Celebre a graça de Deus que fez de você um cidadão dos céus, da pátria celeste. Também celebre os 200 anos da independência do nosso país, no compromisso cristão de honrar suas responsabilidades enquanto cidadão. Ore pelo Brasil:

 

Divino Salvador, contempla com favor nosso país.

Dá nos justiça e paz, governo bom, capaz,

pátria em que nos apraz viver feliz.

 

Olhamos para ti; oh! Vem reinar aqui,

tu, Rei dos reis. Dirige o pátrio lar,

ensina a governar, conforme o teu mandar,

por justas leis.

 

A quem governa, ó Deus, inspira desde os céus

o teu temor. Ao povo vem unir,

disposto a te servir, e em nome teu agir

com fé e amor.

 

À amada pátria vem sustento e todo bem

de ti, Senhor. Aos pobres dá comer,

e a todos faz saber de como é bom viver

em mútuo amor.

 

Sublimes bênçãos dás, amor, perdão e paz

e a salvação. Que a Nova de tua cruz

rebrilhe em clara luz, guiando a ti, Jesus, toda a nação.

 

(Hinário Luterano, 513)

 

Pastor Silvio F. da Silva Filho

 


Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos