Mês das eleições


30/09/2022 #Artigos #Reflexão

Antigamente um candidato se vestia de branco; campanha era feita só nos campos; e governar era pilotar um navio.

Mês das eleições

Outubro é o mês de mais uma eleição. Antigamente um candidato se vestia de branco; campanha era feita só nos campos; governar era pilotar um navio; palácio era casa suntuosa fora da cidade, e privilégio era lei particular. Lembrando que 27 é o dia do Seminário Concórdia, seminário era canteiro. Também vamos lembrar que Lutero era jogador nas horas vagas.

 

Candidato

De uma raiz latina candidus, a, um, branco, cândido, alvo, veio candidatus, a, um. Os pretendentes a cargos eletivos, na Roma antiga, vestiam-se de uma toga branca que representava a pureza – os mais puros se candidatavam. A roupa branca era a Ficha Limpa do Império Romano! Há também o verbo candere, queimar até ficar branco; daí Candelária, a festa da purificação; cãs, cabelos brancos, e incandescente, lâmpada de luz branca.

 

Campanha

Nos arredores de Nápoles, Itália, havia uma planície de terra fértil chamada Campânia. No latim campus, i, eram as planícies em oposição aos mons, montis, monte, serra. Houve uma época em que os campos eram mais habitados que as cidades, por isso “fazer campanha” era levar uma mensagem ou pedir votos nos campos. Da raiz campus, i, temos: acampar, campeão (o que luta no campo), campestre, campina.

 

Governo

Governar era conduzir um navio, marear, dominar os mares; do latim gubernare e este do grego kuberâan. O termo ganhou o significado de “dominar um povo” quando Cícero chamou de gubernare republicae, dominar a coisa pública, os negócios do estado. Dessa raiz surgiu governanta: aquela que “governa” um setor de um hotel. É curioso como o bom latim prevalece quando, por exemplo, um automóvel se perde na curva; aí dizemos: “se desgovernou”.

 

Palácio

Havia sete colinas nos arredores de Roma. Uma delas era chamada de Palatino, Palatium em latim, na qual os imperadores construíram o Fórum Romano e o Circo Maximo, que mais tarde deu palácio – sede de um governo. Roque Barcia traz como: palatium aula regia, construção real do Palatino, uma espécie de Granja do Torto dos césares.

 

Privilégio

Do latim privus lex, lei privada. Privilégio é legislar em causa própria. Como se pode ver, o beneficiar-se ou favorecer um grupo por força da lei vem de longa data!

 

Seminário

Antes de ser o curso superior de Teologia ou uma série de palestras, o seminário era um canteiro, um viveiro de mudas, onde se colocavam as sementes - semen, is, em latim - para depois serem transplantadas. A palavra “seminário”, com o significado de escola de Teologia, existe desde o Concílio de Trento (1545–1563) e foi criada por Dom Ragazzoni, que a teria ligado à parábola do semeador, de Mateus 13.1-8; a partir desse mesmo concílio foram criados os primeiros seminários como os conhecemos hoje. Na verdade, o seminário não deixa de ser um canteiro onde se lançam as sementes – as do saber!

 

Boliche

É o jogo praticado quase sempre ao lado de um estabelecimento em que se vendem bebidas, guloseimas e produtos de mercearia. Por isso boliche, bodega ou bolicheiro têm o mesmo nome. Até o século 16, o jogo era um pouco confuso quanto ao número de pinos a serem usados, e, diz a tradição, foi Lutero quem estipulou em nove o número de pinos, colocando-os em forma de triângulo; logo, ele deve ter sido um bom jogador, além de teólogo e pregador. Os pomeranos do sul do Brasil tinham um jogo chamado Lutherspiel, jogo de Lutero; talvez fosse o mesmo. Os fiéis alemães costumavam jogar depois dos cultos e o chamavam de Kriegspiel, jogo de guerra; servia para exercitar os braços e os pulsos.                                                                                    

 

Neldo Karnopp, membro da Comunidade Da Cruz de Porto Alegre, RS karnopp40@yahoo.com.br

 

 

Material publicado na revista Mensageiro Luterano em outubro de 2014. Acesse aqui.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos