Congregação Bom Pastor celebra aniversário


Ler em formato flip
10/10/2022 #Congregações #Artigos

Congregação Bom Pastor celebra 125 anos, 100 anos de IELB

Congregação Bom Pastor celebra aniversário

A história da Congregação e Paróquia Bom Pastor, de Linha Brasil, Nova Petrópolis, RS, começou no ano de 1897, quando 43 membros e o pastor Hunsche reuniram-se para fundar a Igreja Evangélica Brasileira (Freigemeide) na localidade. Em 1898, também iniciaram as atividades da Escola (Schulgemeide), hoje a Escola Bom Pastor.

O pastor Hunsche trabalhou na Congregação até 1911. De 1912 a 1915, quem atendeu a Congregação foi o pastor Gustavo Halle, e, de 1915 a 1919, o pastor Hirschboeck. O pastor Silfredo Willem trabalhou nos anos de 1919 a 1921 na Congregação, período em que liderou a construção da primeira casa pastoral e, em 1921, enviou uma carta à Diretoria Nacional da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), solicitando o envio de um pastor à Congregação.

No dia 1º de janeiro de 1922, foi instalado o pastor Paulo Evers, o qual trabalhou por mais de 50 anos na Congregação e Paróquia. Foi um grande líder religioso e comunitário. Foi pastor, professor, médico e engenheiro. Iniciou as atividades de várias congregações como: Cristo, de Linha Araripe; Cristo Redentor, de Faria Lemos; Paz, de Nove Colônias; Cristo, de Pinhal Alto; e Concórdia, de Linha Tapera.

No dia 26 de janeiro de 1930, coordenou o lançamento e a construção da atual igreja. No mesmo ano também iniciou as atividades do canto coral na Congregação com o coro misto. No dia 5 de setembro de 1937, juntamente com sua esposa Elisabeth Evers, começaram o trabalho no Departamento de Servas, com o lema: “Levai as cargas uns dos outros” (Gl 6.2). Em 1945, a Congregação filiou-se à IELB. Em 1955, a Congregação e a comunidade iniciaram a construção da Escola Bom Pastor e a residência dos alunos.

Na Congregação e Paróquia trabalharam os pastores Alfons Krick (1955); Edgar Krick (1960); David Flor (1972-1978); e Egon Kopereck (1980-1983). Atualmente a Paróquia é atendida pelos pastores Oscar Lange (desde 1988) e Geovani Hoffmann (desde 2011); além disso, também contou com vários estagiários e estudantes do Seminário Concórdia durante estes 125 anos.

 

Celebração de 125 anos

No dia 14 de agosto de 2022, ocorreu um culto festivo de gratidão e louvor pelos 125 anos. A mensagem foi proferida pelo pastor presidente da IELB, Geraldo Walmir Schüller, a liturgia e leituras pelo pastor Geovani Hoffmann e o estudante do 6º ano de Teologia, Eduardo Hoffmann, e os cantos, dirigidos pelo pastor Oscar Lange. O evento contou com a participação do prefeito municipal de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf. Após o culto festivo, houve um almoço de confraternização no Lar das Servas.

Os pastores Geraldo Schüler e Geovani Hoffmann e suas esposas também realizaram uma visita ao pastor emérito Edgar Krick, de 93 anos.

“Temos muito a agradecer a Deus por todas bênçãos derramadas, e pedimos que ele continue nos abençoando e que seja o nosso guia e alicerce. Que sua Palavra seja a nossa luz, nos momentos de alegria e aflição. Sempre dobremos nossos joelhos orando e entregando tudo em suas mãos”, afirma a presidente da Congregação, Rose Dagmar Krauspenhar.

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará!” (Sl 37.5).

 

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos