A criogenia e o vencedor sobre a morte


21/10/2022 #Artigos #Reflexão

Mesmo diante de tratamentos avançados e uma medicina aperfeiçoada, a morte continua ali, logo à frente.

A criogenia e o vencedor sobre a morte

Por mais avançada que seja a medicina moderna, há uma inimiga devoradora em nosso horizonte. A morte. Insaciável. Sempre há espaço para mais um. Mesmo diante de tratamentos avançados e uma medicina aperfeiçoada, a morte continua ali, logo à frente. Porém, há uma prática que vem crescendo nesta tentativa de driblar a morte. A criogenia.

Criogenia, ou criônica, nada mais é do que o congelamento do corpo em tanques de nitrogênio líquido. Assim, o corpo é preservado. E ali ele fica à espera da vitória da medicina sobre a morte, na expectativa de que um dia estes corpos sejam descongelados e trazidos de volta à vida. Mesmo que a bioética afirme que esta é uma técnica que não ofereça garantia alguma, há centenas de corpos congelados à espera da vitória sobre a morte. Uma expectativa que custa cerca de 200 mil dólares, valor do processo da criogenia.

Não sendo um estraga prazeres, mas preciso lembrar que a morte não é apenas um processo biológico, o qual a medicina poderia reverter. Morte é sinônimo de ser pecador. “O salário do pecado é a morte”, nos diz a Palavra. Já que estamos falando em congelamento, o ato de morrer é apenas a ponta de um enorme iceberg chamado pecado. Sua cartada final é justamente esta. A destruição e ruína da criação do SENHOR. De fato, somos pecadores. Assim nascemos, vivemos e morreremos. Não há medicina ou técnicas modernas que poderão frear a morte.

Enquanto a medicina e a ciência buscam driblar a morte, há alguém que já a venceu. Mesmo que hoje ela ainda colha vidas e traga tanta dor e sofrimento, a morte já está derrotada. Ao invés de tanques de hidrogênio e milhares de dólares, a vitória passa pela cruz, pelo sangue de um justo e pelo túmulo que ficou vazio. Na morte e ressurreição de Jesus, a morte fora vencida, derrotada. Não que Jesus fosse pecador e merecedor desta morte. Não! Ele é justo, Filho de Deus, verdadeiro homem e verdadeiro Deus! Sua morte foi vicária, em nosso lugar, para nos trazer perdão, salvação e a vida que nem mesmo a morte biológica a pode sufocar.

Conosco, o vencedor da morte quer compartilhar sua vitória: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá”, nos diz Jesus. E Palavra ainda nos diz que “Cristo foi ressuscitado e isto é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados” (1 Co 15).

Sob esta vitória que já é nossa, pela fé, aguardemos com expectativa a ressurreição dos mortos. Aqueles que não creram, serão sentenciados aos terrores do inferno. Porém, os que creram em Cristo, serão ressuscitados para a festa da salvação daquele que venceu a morte.

Então fica a dica: enquanto o ser humano investe para reverter a morte, aquele que já a venceu nos convida a nele crer e a desfrutar desta vitória. Aqui e agora. Mas, especialmente, na ressurreição dos mortos. Diante disto, o que dizer? Vem, Senhor Jesus!

 

 

Bruno Serves

Pastor em Candelária, RS

Bruno Krüger Serves

Pastor em Candelária, RS

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos