Conferência Mundial do ILC 2022


Ler em formato flip
07/11/2022 #Diretoria Nacional #Congregações

Foram analisados os principais temas comuns às igrejas em todo o mundo

Conferência Mundial do ILC 2022

O presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, participou da Conferência Mundial do International Lutheran Council (ILC), realizada de 13 a 16 de setembro, em Kisumu, no Quênia. Participaram também o pastor Tardelli Voss, como tradutor; o diretor do Seminário Concórdia, pastor dr. Gerson Linden, como membro do comitê de diálogo entre a Igreja Luterana e a Igreja Católica; e outros pastores da IELB por serem presidentes das igrejas em outros países, como o Uruguai (André Müller), Paraguai (Alceu Figur), França (Gleisson Schmidt), Bélgica (Gijsbertus van Hatten) e Portugal (Adalberto Hiller).

O primeiro encontro desde a pandemia reuniu os líderes de 55 igrejas luteranas confessionais em todo o mundo para debater sobre o tema: “Liturgia e cultura: como a adoração molda nossa vida juntos e por que fazemos o que fazemos”.

Além dos assuntos administrativos internacionais e regionais do ILC, foram analisados os principais temas comuns às igrejas em todo o mundo, tais como ministério pastoral, culto e liturgia e homossexualidade.

Também foram eleitos o novo presidente e secretário do ILC. São eles: Rev. dr. Juhana Pahjola, da Finlândia (presidente) e Rev. John Shadrack Donkoh (secretário).

Houve ainda a recepção de dois novos membros plenos (Igreja Evangélica Luterana Cristã da Bolívia e Igreja Evangélica Luterana da Letônia) e um associado (Igreja Evangélica Luterana do Panamá). E acolhidos dez novos membros observadores – todos da África – desde a última Conferência Mundial em 2018. A adesão de observadores à ILC pode ser concedida pelo Conselho de Administração sem a necessidade de esperar até uma conferência mundial.

“Um dos fatos marcantes da conferência é o acentuado crescimento do luteranismo confessional no continente africano e a expressiva participação destas igrejas no ILC”, destacou o presidente da IELB, que dirigiu a mensagem no devocional de encerramento das atividades do dia 14 de setembro, dia da Santa Cruz, falando sobre a preciosa teologia da cruz, que é o tema central das Sagradas Escrituras e a marca do luteranismo confessional.

 

Os novos membros observadores incluem:

Burundi: Esperança Igreja Evangélica Luterana em Burundi (HELCB)

Burundi: Igreja Luterana na África – Sínodo do Burundi (ELA-SBU)

East Congo: Igreja Evangélica Luterana no Leste do Congo (CELCE)

Oriente do Quênia: Conferência Evangélica Luterana e Ministério do Quênia (ELCMK)

C Ôte D’Ivoire: Igreja Luterana na África – Côte d'Ivoire (ELA-SCI)

Malawi: Igreja Luterana Confessional – Sínodo do Malawi (CLCMS)

Ruanda: Congregação Evangélica Luterana Independente em Ruanda (IELCR)

Sudão/Sudão do Sul: Igreja Evangélica Luterana no Sudão do Sul e Sudão (ELCSS/S)

 

Os dois membros observadores restantes recebidos desde 2018 – na categoria de “organizações reconhecidas” – são a Diocese do Lago Tanganyika (ELCT-LTD) e a Diocese do Sudeste do Lago Vitória (ELCT-SELVD) da Igreja Evangélica Luterana da Tanzânia (ELCT).

 

IELB se reúne com LCMS e igrejas parceiras na missão

 

O presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, também participou de uma reunião da Lutheran Church Missouri Synod (LCMS) e igrejas parceiras na missão. Entre os temas estudados, estavam a visitação que os presidentes e bispos devem realizar aos pastores e congregações que estão sob seus cuidados, os riscos e perigos da igreja atualmente em todo o mundo e a plantação de igrejas. Ao presidente da IELB, coube falar sobre o recrutamento e treinamento de pastores para a missão.

 

ILC aprova mais discussões ecumênicas com a Igreja Católica

 

A Conferência Mundial do Conselho Luterano Internacional (ILC) 2022 adotou uma resolução pedindo a continuação das conversas ecumênicas com a Igreja Católica Romana e aprovando o relatório final das conversas da CIT e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPCU), que foi publicado em 2020.

A discussão do tema começou na manhã de 14 de setembro, quando os integrantes do comitê de diálogo entre as duas igrejas, Rev. dr. Werner Klän (Alemanha), e Rev. dr. Gerson Linden (IELB, diretor do Seminário Concórdia) relataram os resultados das discussões teológicas entre o ILC e o PCPCU (que recentemente foi renomeado Dicastério da Promoção da Unidade dos Cristãos). O relatório final sobre as conversas foi publicado conjuntamente em 2021 e encontrou convergências significativas entre as duas tradições em várias áreas.

Em seu relatório para a conferência, o dr. Klän observou a resposta positiva ao Relatório Final já vista nas igrejas da ILC na Alemanha e Austrália, enquanto o Rev. dr. Gerson Linden também comentou sobre sua utilidade no contexto latino-americano. O dr. Klän encorajou a Conferência Mundial de 2022 a receber as sugestões do cardeal Koch e do presidente da ILC, Voigt, e adotar uma resolução comprometendo-se a continuar as conversas ecumênicas com a Igreja Católica Romana.

Essa resolução foi apresentada à Conferência Mundial em 16 de setembro, período em que a CIT adotou a resolução “Aprovar o Relatório do Grupo de Diálogo ILC/PCCPU e levar adiante seu trabalho”.

Na resolução, a 27ª Conferência Mundial da ILC observa “seu sincero agradecimento tanto aos representantes católicos romanos quanto aos confessionais luteranos neste diálogo por seus esforços e preparação do Relatório Final”.

“A ILC aprova o Relatório Final e apoia a continuação de contatos e conversas em formas e formatos apropriados”, continua.

“A 27ª Conferência Mundial da ILC expressa a esperança de que mais trabalho teológico seja feito entre os representantes da ILC e do PCPCU na preparação para o 500º aniversário da Confissão de Augsburg em 2030”, continua a resolução. Para esse fim, instrui o conselho da ILC a “começar a planejar (incluindo apropriação de fundos) para que nosso Conselho continue esse compromisso teológico entre luteranos confessionais e a Igreja Católica”, incentivando “um foco particular nas questões de apostolicidade e catolicidade”.

 

Por Luana Lemke (IELBcom) e Mathew Block (gerente de Comunicações da ILC e editor da Revista The Canadian Lutheran)

Diretoria Nacional Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos