A união que nos torna fortes


Ler em formato flip
11/11/2022 #Diretoria Nacional #Artigos #Congregações

As portas se abrem, e os desafios se nos apresentam no Brasil e no mundo.

A união que nos torna fortes

Um dos períodos marcantes da história do povo de Deus no Antigo Testamento foi quando, depois de 70 anos de cativeiro, alguns integrantes das tribos do Sul puderam retornar às suas terras, às suas cidades, ao seu país. No entanto, as suas terras estavam ocupadas por outros povos, o templo e os muros da cidade estavam em ruínas e muitas coisas precisavam ser feitas com urgência para que a retomada da vida naquele lugar pudesse ocorrer.

Foi neste contexto que a parceria entre um sacerdote, Esdras, e um leigo, Neemias, fez toda a diferença.  Sob a liderança pastoral de Esdras e a liderança administrativa de Neemias, de forma organizada e heroica, lutando contra tudo e contra todos, em tempo recorde, os judeus reconstruíram a nação e o templo e retomaram a vida rotineira em sua própria terra.

E foi desta nação, no tempo oportuno (Gl 4.4), que nasceu Jesus, o nosso amado Senhor e Salvador de toda a humanidade. Vemos, portanto, que Deus, para realizar o seu gracioso plano da salvação, fez uso de uma preciosa parceria, na qual ele utilizou-se de um sacerdote, de um leigo e de todo o povo.

O plano da salvação em Cristo já foi realizado por Deus. Ao vir ao mundo, cumprir a lei e morrer em nosso lugar na cruz, Jesus já realizou plenamente a obra da salvação. Mas ainda há algo muito importante e urgente a ser feito, e esta obra Jesus delegou à sua igreja, a saber, levar a boa nova da salvação a toda humanidade.

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) tem o privilégio de participar desta obra. As portas se abrem, e os desafios se nos apresentam no Brasil e no mundo. Há muito a ser feito, e com urgência! E para que o trabalho seja feito com excelência, é preciso que imitemos o povo do Antigo Testamento, é preciso que mantenhamos a parceria entre os líderes da igreja e todos os seus membros.

A Diretoria Nacional (DN) e a Diretoria do Conselho Diretor da IELB (CD) têm dialogado e realizado reuniões para planejar e fortalecer as parcerias necessárias e possíveis para o bom andamento dos trabalhos na IELB. E uma dessas ações você verá aqui neste espaço do Mensageiro Luterano. A partir de agora, com a exceção dos meses em que celebramos as duas principais festas do calendário cristão, Natal e Páscoa, você sempre encontrará a página do Conselho Diretor e a página da Diretoria Nacional, lado a lado. Neste mês, estas páginas foram produzidas por mim e pelo presidente do CD, Juliano Schneider Belz, e nos demais meses serão produzidas pelos departamentos do CD e os respectivos vice-presidentes da IELB.

O objetivo é fortalecer a parceria entre aquele que administra a IELB nos períodos entre as suas convenções nacionais, o Conselho Diretor, e aquela que executa as resoluções tomadas pela igreja, a Diretoria Nacional. Mas, em última análise, esta parceria tem por finalidade aperfeiçoar a nossa missão de levar Cristo para Todos.

Que possamos trabalhar no espírito recomendado pelo apóstolo Paulo aos coríntios: Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão” (1Co 15.58).

E que este espírito de parceria e de abundante obra no Senhor também guie as ações nos distritos, nas congregações e em todas as famílias da IELB!

Deus abençoe a todos nós!

Geraldo Schüler

Pastor presidente da IELB presidente@ielb.org.br

Diretoria Nacional Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos