Deus é justo na injustiça humana!


Ler em formato flip
14/11/2022 #Homens #Artigos #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes #Reflexão

Jesus nos mostra, em sua palavra, que tanto na justiça como na injustiça ele está presente.

Deus é justo na injustiça humana!

“Isso não é justo!” “Vivemos em um mundo de injustiças!” Frases como essas são ditas e ouvidas a todo instante. Muitos acontecimentos diários podem nos parecer injustos em nossa vida! A injustiça pode ser cometida por palavra, quando se emite um julgamento sobre uma situação ou fato, porém a injustiça também pode ser cometida por uma ação, quando erramos o alvo.

A palavra “injustiça” tem sinônimos como pecado e iniquidade. Isso nos mostra que injustiça é errado, independente se é cometida por palavra ou ação. A injustiça é algo que faz parte da vida de todos os seres humanos, cristãos e não cristãos.

Muitas vezes somos confrontados em nosso dia a dia com situações que nos deixam a pensar sobre justiça ou injustiça. Quando uma pessoa de quem gostamos e a quem estimamos muito passa por algum desafio da vida, seja enfermidade, solidão ou até mesmo uma situação financeira difícil, às vezes, dizemos: “A vida é injusta!”

A injustiça pode acontecer na vida pessoal ou social. Isso nos mostra que o pecado é o causador da injustiça. Cristo Jesus, sendo justo e perfeito, tomou sobre si a injustiça de todos, como nos diz 1Pedro 3.18: Pois também Cristo padeceu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir vocês a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito [...]. Assim, vemos que a injustiça pertence somente ao ser humano, pois é pecado. Ela nunca pertence a Deus, pois ele é justo e santo! Mesmo quando Deus permite que as pessoas sejam acometidas pelas causas do pecado, isso não é de sua vontade, pois Deus nunca comete injustiças.

Isso fica mais claro e compreensível quando olhamos para os ensinos de Jesus; certa vez, quando os discípulos lhe perguntaram sobre o sofrimento de um jovem que havia nascido cego, Jesus lhes respondeu que a causa não tinha disso o pecado dele ou de seus pais, mas para que a glória de Deus fosse manifestada. “Enquanto Jesus caminhava, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram:

– Mestre, quem pecou para que este homem nascesse cego? Ele ou os pais dele? Jesus respondeu:

– Nem ele pecou, nem os pais dele; mas isso aconteceu para que nele se manifestem as obras de Deus” (Jo 9.1-3).

Dessa forma, os discípulos entenderam que Deus não tem prazer na injustiça, mas, sim, na justiça e na perfeição. Ao ser humano, pode parecer que a vida, muitas vezes, é injusta, principalmente quando procuramos fazer o bem, ajudar o nosso semelhante e seguir os ensinos de Jesus. Mas ele nos ensina que a nós não cabe julgar o que é ou não justo.

Jesus nos mostra, em sua palavra, que tanto na justiça como na injustiça ele está presente. Na justiça, ele mostra que Deus é soberano e sempre terá todas as coisas em seu controle. Na injustiça, ele dá força e perseverança, para que o pecado e o erro sejam vencidos.

Mesmo que muitas vezes a vida possa parecer injusta, lembre-se de que Deus sempre é justo! Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (1Jo 1.9).

Ervino Martim Spitzer

Pastor Conselheiro

www.lllb.org.br

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

LLLB

Liga de Leigos Luteranos do Brasil

Homens Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos