Experiências no trabalho congregacional


16/11/2022 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Experiências no trabalho congregacional

A Igreja hoje

A Igreja hoje é fruto da experiência recolhida pelo autor, professor Erní Walter Seibert ao longo de mais de 10 anos como pastor de paróquia e do estudo deste tema em cursos, conferências e livros.

Este livro traduz, de maneira prática, os princípios que deram origem e sustentação à vida comunitária dos cristãos ao longo dos tempos. Sucinto e prático, é um valioso auxiliar para a reflexão das lideranças da igreja.

Esta obra não é um receituário de métodos, procedimentos e modelos seguros de como fazer o trabalho nos diversos setores da congregação, num sentido meramente organizacional e de eficiência administrativa. Seu valor está na orientação teológica que fornece. Certamente, o lado prático é o predominante, mas este sempre está enraizado em um núcleo de fundamentos teológicos revelados por Deus na Escritura Sagrada.

Subtítulo: Organizada a partir de seus objetivos
Autor: Erní Walter Seibert
Tamanho: 13,8X21 cm

 

Adquira aqui.

 

Leia a apresentação da primeira e da segunda edição.

Apresentação da 1ª edição

Com muita satisfação, apresento e recomendo esta obra. Em A IGREJA HOJE - Organizada a partir de seus objetivos, o pastor e professor Erní W. Seibert nos permite verificar com facilidade que o verdadeiro labor teológico desabrocha em propostas práticas da mais alta relevância e significação para nossa vida pessoal como membros de uma congregação cristã neste mundo. Nela encontramos, de forma breve, tudo aquilo que pastores e líderes necessitam saber para conduzir o trabalho numa congregação cristã no sentido de levar seus membros a alcançar o propósito para o qual Deus os congregou.

Ao contrário de muitas outras, esta obra, porém, não é um receituário de métodos, procedimentos e modelos seguros de como fazer o trabalho nos diversos setores da congregação, num sentido meramente organizacional e de eficiência administrativa. Seu valor está na orientação teológica que fornece. Certamente, o lado prático é o predominante, mas este sempre está enraizado em um núcleo de fundamentos teológicos revelados por Deus na Escritura Sagrada. O núcleo constitui-se de um conjunto de doutrinas inter-relacionadas e interdependentes (Igreja, Meios da Graça, Ministério e Sacerdócio Universal dos Cristãos), do qual as propostas práticas brotam como ramos de uma árvore, firmes e objetivas, todas conjuntamente voltadas para a realização do grande propósito de Deus para a humanidade: sua salvação. Nesse saudável equilíbrio, reside o maior valor desta obra.

Há, também, um outro fator que ressalta a importância desta obra. O lado prático, tão enfatizado, está relacionado com a realidade brasileira. Nessa realidade, o Prof. Seibert está atuando como professor de Teologia e, antes disso, exerceu nela o ministério junto a várias congregações. Como resultado, sua obra só poderia refletir essa realidade, evitando, assim, a grande falha das obras traduzidas que, em geral, nos impingem soluções aplicáveis em outros países, mas pouco relevantes para a igreja brasileira.

Por conseguinte, a obra destina-se, primeiramente, a pastores. A eles foi confiado o cuidado da igreja de Deus (cf. 1 Tm 3.5). Por outro lado, a liderança leiga do povo de Deus também encontrará, nesta obra, orientação segura quanto ao seu papel e responsabilidade na igreja. Finalmente, a obra certamente servirá como manual para estudantes de Teologia.

A edição desta obra só foi possível graças a uma generosa oferta do Sr. Rudi Saper Belter e Sra. Iria Belter, um casal de membros luteranos da Congregação Evangélica Luterana Concórdia de Indianópolis, São Paulo. Aproveitamos o espaço para agradecer a esses irmãos que, sensibilizados pela carência de literatura teológica na área abordada por esta obra, tornaram possível sua publicação. Em atendimento a seu desejo, todo retorno financeiro proporcionado pela venda desta obra reverterá para um fundo de publicações, que deverá financiar outras obras teológicas.

Dr. Rudi Zimmer

 

Apresentação da 2ª edição - Revisada e ampliada

Na retomada da sua produção editorial regular, a Concórdia Editora agradece a Deus esta possibilidade de estar ao lado daqueles que refletem a teologia histórica com vistas à permanente atualização do pensamento teológico e à renovação da igreja em bases sempre bíblicas.

Agradecemos, por isso, ao Prof. Erní W. Seibert por duas razões especiais. A primeira e mais importante, a de trazer a público o resultado de sua pesquisa e reflexão teológicas e pastorais. Pois, progresso e atualização teológicos somente acontecem nesse contexto da exposição de ideias. A segunda razão é a de ver que a modernização da igreja, sua atualização e contextualização podem acontecer permanentemente sem que as raízes confessionais e a coerência bíblica tenham de sofrer no processo. Pelo contrário, é o serviço que o evangelho e o Senhor da igreja esperam dos seus ensinadores.

É com alegria que entregamos este trabalho aos que desejam o crescimento da igreja com fidelidade aos princípios evangélicos.

 

Paulo P. Weirich

Editor

Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos