O arrependimento no tom de advento


02/12/2022 #Reflexão #Artigos #Estudos #Devocionais

O advento quer preparar nosso coração.

O arrependimento no tom de advento

Em meio aos atropelos e agitações de dezembro, somos brindados com o tempo de advento. Um tempo que nos convida a preparar-nos. Não apenas o preparar vitrines, casas e jardins com os enfeites natalinos. O advento quer preparar nosso coração. Este mesmo, que por vezes está tão agitado com a agenda cheia de fim de ano. O advento quer falar aos corações. Machucados. Aflitos. Adormecidos.

Para nos preparar e falar ao coração, o advento nos apresenta uma figura clássica do tempo de advento. João Batista. Aquele que preparou o caminho para o Senhor. Que não vivia em castelos luxuosos, mas no deserto. Homem de vida simples. Mas de mensagem poderosa: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 3.1). Arrependimento. Eis a mensagem que ecoava pelo rio Jordão. Sua mensagem ia fundo nos corações. E aos hipócritas, a mensagem ganhava uma entonação especial: “Produzi, pois, frutos dignos do arrependimento” (Mt 3.8).

Arrependimento. Uma palavrinha tão em desuso em nossos dias. Na euforia do politicamente correto, falar em arrependimento e mudança de vida até parece ser antiquado, ultrapassado. Bem ao estilo do “quem é você para dizer que estou errado?”.

Mesmo assim, ela precisa ecoar pelos cantos da cidade. E chegar a todos os corações. Não como um arrependimento raso e simplório, de uma leve tristeza por uma falha cometida. O arrependimento que o advento coloca diante de nossos olhos é profundo. É confessar que somos pecadores. É sentir o peso esmagador da culpa diante de Deus. E, do fundo do poço, olhar para a cruz. E crer que, nela, o Cordeiro de Deus foi sacrificado para perdão dos pecados. Não como uma ideia vaga e no mundo das ideias. Mas algo real. Jesus é perdão para o meu pecado. É alívio para minha consciência. É meu resgate do inferno. É minha salvação. É a minha vida eterna. E, já agora, é a minha força para mudar de vida.

Sob os doces tons de advento, faço ecoar no seu coração esta mensagem. Arrependa-se dos seus pecados. Creia em Cristo. Mude de vida. Abandone seus pecados favoritos. Deixe para trás seus pecados de estimação. Liberte-se com o perdão do menino Jesus.

Então fica a dica: prepare-se. O natal está chegando. Prepare-se. O reino dos céus está chegando. Não se perca em meio aos atropelos de fim de ano. Arrependa-se. Creia em Cristo. Ainda há tempo.

 

 

Bruno Serves

Pastor em Candelária, RS

Bruno Krüger Serves

Pastor em Candelária, RS

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos