Advento, dá-nos paciência!


09/12/2022 #Reflexão #Congregações

O advento nos convida a destoar um pouco deste estilo de vida imediatista.

Advento, dá-nos paciência!

Paciência, hoje, tornou-se artigo de luxo. Quem sabe, mais preciosa do que o filé banhado a ouro no Catar. Fomos acostumados a ser imediatistas. Foi-se o tempo de escrever uma carta e aguardar resposta. Hoje, queremos respostas rápidas. Imediatas. E quem é que aguenta a eternidade de seis segundos de anúncios no Youtube?

Paciência. Eis mais um dos diversos tons que compõe o tempo de advento. Quem nos dá este tom é a Palavra do Senhor em Tiago, capítulo 4 versículo 8: “sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima”. Esta paciência, adornada pelas cores do advento, não é um mero contar até 10 antes de explodir em raiva. É a paciência do aguardar. Do não desistir. Do ser paciente diante das adversidades. É ser paciente para aguardar o Senhor.

O advento nos convida a destoar um pouco deste estilo de vida imediatista. O tempo de advento quer nos ensinar a sermos pacientes. Não para aguardar apenas a noite de Natal, mas para aguardarmos pacientemente a vinda do Senhor Jesus como Rei dos reis. A promessa do nascimento do Salvador já se cumpriu. Mas há uma promessa que ainda não se cumpriu. A volta de Jesus, que fora morto na cruz; ressuscitado ao terceiro dia; que subiu aos céus e que, um dia, voltará para julgar a vivos e mortos. Esta promessa ainda está para se cumprir.

Aprendamos a ser pacientes. Diante de tantas tribulações, provações e ansiedades. Paciência. Diante de uma sociedade embebida em perseguições veladas aos princípios cristãos. Paciência. Diante de nossas dúvidas. Paciência. Também quando a nossa vontade não é a vontade do Senhor. Paciência. O Senhor não tarda em cumprir sua promessa. Ele voltará.

Então fica a dica: que os doces tons do advento nos ensinem a aguardar o Senhor com paciência. Aquele que fortalece nosso coração é o mesmo que nos guardará, até o último dia, através da sua Palavra Vem, Senhor Jesus!

 

Bruno Serves

Pastor Candelária, RS

Bruno Krüger Serves

Pastor em Candelária, RS

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos