Natal: promessas e cumprimentos


15/12/2022 #Meditação #Artigos #Devocionais #Reflexão

Ao longo da história, o Senhor Deus fez promessas maravilhosas que apontavam para o nascimento do Salvador Jesus.

Natal: promessas e cumprimentos

Talvez tenhamos a falsa noção que o nascimento de Jesus foi uma decisão apressada de Deus por causa da queda do homem em pecado. Não foi! Antes mesmo de criar todo o Universo, o Senhor Deus havia planejado salvar a humanidade através da vida, do sacrifício, da morte e ressurreição do seu Filho Jesus Cristo.

Ao longo da história, o Senhor Deus fez promessas maravilhosas que apontavam para o nascimento do Salvador Jesus. Quero citar algumas delas:

“Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR” (Is 11.1,2).

“Portanto, o Senhor mesmo lhes dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel” (Is 7.14).

“E você, Belém-Efrata, que é pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de você me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2).

Os profetas Isaías e Miquéias foram contemporâneos e viveram no século 8º a.C.   Mais de 700 anos antes de Cristo eles foram instrumentos do Senhor Deus para pré-anunciar o nascimento do Salvador.

Na sua época, bem como em todo o Antigo Testamento, o povo de Deus esperava confiantemente o cumprimento da promessa e aguardava o nascimento do Salvador Jesus.

O apóstolo Paulo atestou o cumprimento dessa promessa, como vemos abaixo:

“Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos” (Gl 4.4).

No tempo certo de Deus, Jesus Cristo nasceu. O apóstolo Paulo diz que ele nasceu “sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei”. Jesus nasceu com a finalidade de nos redimir e salvar e, para isso, precisou guardar toda a lei e cumpri-la integralmente em nosso lugar. A justiça que nós jamais alcançaríamos, ele a cumpriu por nós e nos presenteia com ela no nosso batismo. Assim, somos tornados filhos de Deus e herdeiros da vida eterna.

 

O Natal 2022 e o ano de 2023

Celebramos o Natal 2022, com gratidão a Deus pelo passado. Ele nos abençoou e nos trouxe em fé verdadeira até aqui. A mensagem da salvação em Cristo foi anunciada e nos alcançou. Fomos feitos filhos de Deus, pela em Cristo.

Celebramos o Natal 2022 com os olhos fitos em Jesus, o autor e consumador da nossa salvação. Cantamos com alegria os hinos de Natal e recebemos o Salvador em nossos corações pelo diário e constante ouvir da Palavra e celebrar da santa ceia.

Isso faz toda a diferença na maneira como vivemos o presente e encaramos o futuro. Vivemos o agora, apegados a Cristo, com o desejo de servi-lo mais e melhor, com toda a nossa vida. Olhamos para o futuro na certeza da vinda gloriosa de Jesus no dia final aquele que virá é o que veio, o nosso Salvador, que nos levará para junto de si nos céus.

Celebremos diariamente esta verdade, “com os anjos e arcanjos e com toda a companhia celeste”.

Feliz Natal e abençoado 2023 para você e sua família.

 

Silvio F. da Silva Filho

Pastor em Canoas, RS


Meditação Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos