Seminário forma e a IELB envia pastores, estagiários e diáconos


Ler em formato flip
03/01/2023 #Seminário Concórdia #Diretoria Nacional #Congregações #Editora Concórdia

Também foi entregue o título de emérito à três professores.

Seminário forma e a IELB envia pastores, estagiários e diáconos

Um dos momentos mais aguardados do ano, pela igreja, é a formatura de novos pastores, que serão enviados para a pregação do evangelho em toda parte. Após seis anos de estudos em Teologia, no Seminário Concórdia, agora a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) recebe e envia 29 pastores para o ofício do Ministério Pastoral.

 

Um culto de ação de graças foi realizado no dia 10 de dezembro de 2022, no Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS. A celebração foi o momento de formatura dos cursos de Diaconia em Música, Educação Teológica por Extensão e a Habilitação ao Ofício do Ministério Pastoral. O momento reuniu alunos, professores, familiares e convidados, e foi transmitido de forma online, podendo ser acessado no link: https://abre.ai/cultodeformatura

 

A mensagem do culto, proferida pelo pastor, professor Clóvis Jair Prunzel, paraninfo da turma, teve como tema: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que a excelência do poder provém de Deus, não de nós” (2Co 4.7). A liturgia foi conduzida pelo professor Raul Blum.

 

O voto dos formandos foi conduzido por Christian Priebe, e a mensagem, por Lucas Maicon Luiz de Souza. Foram homenageados pelos formandos os professores Clóvis Jair Prunzel, Acir Raymann, Raul Blum, Paulo Wille Buss, bem como o funcionário Adail Knevitz de Souza.

 

O culto contou ainda com a participação especial do presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, e do diretor do Seminário Concórdia, professor Gerson Linden. Participaram do programa os coros Masculino e Misto do Seminário Concórdia, que entoaram duas músicas.

 

Professores eméritos

A cerimônia de concessão do título de professores eméritos foi dirigida pelo presidente da IELB pastor Geraldo Walmir Schüler, aos pastores prof. dr. Acir Raymann (52 anos de formatura), prof. dr. Paulo Wille Buss (45 anos de formatura), e prof. me. Raul Blum (51 anos de formatura).

“Honrai sempre a homens como esses” (Fp 2.29), que com sua fidelidade e competência têm sido bênçãos especiais de Deus na formação dos obreiros da IELB e igrejas irmãs.

 

Formação de lideranças

Na cerimônia também foi realizada a formatura do curso de DIACONIA EM MÚSICA dos alunos Elias Levi Tomm, Felipe Barbosa Gonsioroski, Kauê Neuenfeld Paniz e Keli Scheffler Kelm Gonsioroski.

 

Já na EDUCAÇÃO TEOLÓGICA POR EXTENSÃO (ETE), formaram-se: Ana Maria De Oliveira Galle, Clair Erstling Lemos, Edgar Margarites Lemos, Gislaine Cardoso Goerl, Isadora Moreira Conci, Jair Krebs Sakszewski e Rosane Voigt Radatz.

 

 

Voto dos Formandos

Alegres e agradecidos pelo amor de Cristo

e pela redenção comprada com seu sangue,

dedicamos a ele o que somos e aprendemos.

Consagramos ao Senhor:

nossos pés, para espalhar a sua Boa-nova;

nossas vozes, para cantar o seu louvor;

nossos lábios, para proclamar o seu amor;

nossa vida, para a sublime missão

de convidar pessoas à eterna comunhão com ele.

 

 

 

 

HABILITAÇÃO AO MINISTÉRIO PASTORAL

 

ANDRÉ FELIPE DOS SANTOS SILVA, filho de Pedro Edilson Pereira da Silva e Zenilda Aparecida dos Santos Silva, nascido em 05/12/1995, em Guarapuava, PR. CHAMADO: Congregação Concórdia, Santo Antônio da Patrulha, RS.

 

CHRISTIAN PRIEBE, filho de Harold Priebe e Tráudi Priebe, nascido em 12/02/1998, em Santa Rosa, RS. CHAMADO: Congregação Santíssima Trindade, Joaçaba, SC.

 

DAVID SARTER THOM, filho de Valdecir Frohelich e Sinéia Sarter Thom, nascido em 07/06/1993, em Colatina, ES. Casado com Jaqueline Krauz Thom. CHAMADO: Congregação Cristo Salvador, Jataí, GO.

 

DIEGO RODRIGO PULGA, filho de Karla Roberta Pulga, nascido em 26/08/1999, em Guarapuava, PR. Casado com Kananda Taele Much. CHAMADO: Congregação Luz do Mundo, Campinas, SP – Missão Indaiatuba, SP.

 

EDUARDO KUCK HOFFMANN, filho de Geovani Hoffmann e Maria Helena Kuck Hoffmann, nascido em 20/07/1999, em Ponta Grossa, PR. Noivo de Alexandra Lopes Neutzling. CHAMADO: Congregação São Miguel, Dois Irmãos, RS.

 

EDUARDO LUTZER SCHWINGEL, filho de Adelar Luís Schwingel e Anelise Lutzer Schwingel, nascido em 31/08/1996, em Balneário Camboriú, SC. CHAMADO: Congregação Cristo Redentor, Chapada Gaúcha, MG.

 

FELIPE BARBOSA GONSIOROSKI, filho de Eduardo de Campos Gonsioroski e Tânia Mara Barbosa Gonsioroski, nascido em 15/03/1996, em Guaíba, RS. Casado com Keli Scheffler Kelm Gonsioroski. CHAMADO: Congregação Fé em Cristo, São João da Baliza, RR.

 

FERNANDO BEHLING, filho de Luiz Behling e Sirlene Drumm Behling, nascido em 18/04/1993, em Mondaí, SC. CHAMADO: Congregação Castelo Forte, Canoas, RS.

 

FILIPE SCHUAMBACH LOPES, filho de Valdecir Vieira Lopes e Leonira Schuambach Lopes, nascido em 28/08/1998, em Vila Valério, ES. Noivo de Aline Bruno. CHAMADO: Congregação Concórdia, Caxias do Sul, RS.

 

GUILHERME VOGT REIN, filho de Nilson Rein e Anelise Vogt Rein, nascido em 09/08/1994, em Ijuí, RS. Casado com Tamires de Lima Cossetim. CHAMADO: Congregação Unidos em Cristo, Santana do Livramento, RS.

 

GUSTAVO HENRIQUE BÜNDCHEN, filho de Sandro Vanderlei Bündchen e Sandra Mara Konrad Alves Bündchen, nascido em 09/02/2000, em Marechal Cândido Rondon, PR. Casado com Letícia Suelin Hehn Bündchen. CHAMADO: Congregação Luz do Mundo, Aracajú, SE.

 

JEAN JUNIOR HARTMANN, filho de Gilmar Hartmann e Joslei Maristela Hartmann, nascido em 20/04/1994, em Realeza, PR. Casado com Laira Vitória Binsfeld Hartmann. CHAMADO: Congregação Paz, Lages, SC.

 

KAUÊ NEUENFELD PANIZ, filho de Vitor Paniz e Daniela Neuenfeld Paniz, nascido em 22/01/1996, em Pelotas, RS. Vai continuar os estudos de pós-graduação em Teologia no Concordia Seminary, Saint Louis, MO, EUA.

 

LEONARDO RITHIELY SISNANDES, filho de José Prestes da Trindade e Elizete Terezinha Sisnandes Trindade, nascido em 08/11/1995, em Palmeira das Missões, RS. Casado com Bruna Rafaela Weber Sisnandes. CHAMADO: Congregação São Paulo, Parque dos Mayas, Porto Alegre, RS.

 

LUCAS JUNG RODRIGUES, filho de Auri Vargas Rodrigues e Clarice Terezinha Jung Rodrigues, nascido em 19/10/1991, em Ajuricaba, RS. Casado com Jenifer Ribeiro Jung e pai de Érika e Betina Ribeiro Jung. CHAMADO: Congregação Da Cruz, Cerrito, RS.

 

LUCAS KISTER, filho de Lauriano Kister e Iracema Nunis Kister, nascido em 25/04/1998, em Resplendor, MG. Não aceitará chamado no momento.

 

LUCAS MAICON LUIZ DE SOUZA, filho de Dermival Luiz de Souza e Janiara Celecia Stubbe de Souza, nascido em 31/12/1995, em Palotina, PR. Casado com Joiceane Grams. CHAMADO: Capelão da AELBRA – Goiatuba, GO.

 

LUCAS ROGÉRIO HIRCH, filho de Alvino Hirch e Irena Hirch, nascido em 01/02/1997, em Cândido Godói, RS. Casado com Cheila Schneider Hirch. CHAMADO: Congregação Bom Pastor, Nova Petrópolis, RS.

 

MARCOS VINÍCIOS HASSE, filho de Marcos Aurelio Hasse e Cleonice Garcia Correa, nascido em 11/11/1999, em Joinville, SC. CHAMADO: Congregação Cordeiro de Deus, Capão do Leão, RS.

 

MATEUS RODOLPHO ZIELKE, filho de Emerson Oditer Zielke e Rosângela Trapp Zielke, nascido em 07/01/2000, em Xanxerê, SC. Noivo de Gabriela Klassmann. CHAMADO: Congregação Filadélfia, Domingos Martins, ES – Missão Cachoeiro de Itapemirim, ES.

 

MAYLLER GOESE DA SILVA, filho de Jotenildo Rosário da Silva e Sirlene Goese da Silva, nascido em 14/09/1994, em Vitória, ES. Noivo de Sandra Zuege. CHAMADO: Congregação Cristo, Santa Maria de Jetibá, ES.

 

RAFAEL DEGEN DO COUTO, filho de Roberto Carlos Pereira do Couto e Gilvana Degen do Couto, nascido em 21/03/1998, em Domingos Martins, ES. Casado com Karolaine Hauch Piske do Couto. CHAMADO: Congregação Cristo Vive, Curitiba, PR.

 

RAFAEL FELIPE HERTER, filho de Edio Herter e Ireni Herter, nascido em 03/11/1998, em Marechal Cândido Rondon, PR. Casado com Tacila Fabiane Esch Ramalho Herter. CHAMADO: Congregação Emanuel, Pinhalzinho, SC.

 

RAÍ KRAMER DOS SANTOS, filho de Paulo Rodrigues Soares e Roses Mary Kramer, nascido em 29/12/1992, em Alta Floresta d'Oeste, RO. Casado com Luiza Scheffler Kelm Kramer. CHAMADO: Congregação Aliança, Campo Verde, MT.

 

RAMIREZ DE CASTRO E CÂNDIDO AMERICO PACHECO, filho de Lucas Tadeu Americo Pacheco e Daniella Lilia de Castro e Cândido, nascido em 13/06/1996, em Muqui, ES. Casado com Dhiovana Maria Littig Cândido Pacheco e pai de Akin e Dominique Littig Pacheco. CHAMADO: Congregação Paz, Rio de Janeiro, RJ – Missão Macaé, RJ.

 

RUAN SCHÖENARDIE FALLER, filho de Leonerio Faller e Marcia Tereza Schöenardie Faller, nascido em 20/04/1994, em Santa Rita do Passa Quatro, SP. Noivo de Cristiéli Francini da Silva. CHAMADO: Congregação Redentor, Igrejinha, RS.

 

TIAGO JOÃO BORGES, filho de Antonio João Borges e Luciane Borges, nascido em 02/12/1987, em Joinville, SC. Casado com Anelyze Cristina Janning Borges e pai de João Vitor e Kimberly Camile Borges. CHAMADO: Congregação Imanuel, Marcelino Ramos, RS.

 

VÍTOR VALADÃO DOS SANTOS, filho de João Rogério Calderipe dos Santos e Eliane de Avila Valadão, nascido em 25/10/1997, em Pelotas, RS. Casado com Valentina Vieira de Oliveira Kurtz de Azevedo. CHAMADO: Congregação São João, Canoas, RS.

 

WALACE MATHEUS UHYLIG, filho de Walace Uhylig da Silva e Claudicéia Tragino Uhylig, nascido em 21/08/1996, em Vitória, ES. Casado com Cecília Alberto Görl Uhylig. CHAMADO: Congregação Bom Jesus, Sorriso, MT.

 

 

ESTAGIÁRIOS 2023

No dia 2 de dezembro de 2022, ocorreu o culto de designação de 13 estagiários de teologia, juntamente com o “Dia do Chamado” dos 29 formandos de 2022.

 

LOCAIS E OS PASTORES ORIENTADORES DE CADA ESTAGIÁRIO

ÁGUILA KLOCK MARQUARDT: Pontal do Paraná, PR (Pastor orientador: Jacson Luis Müller).

ANDRÉ FILIPE KLIPPEL NIMER: São José dos Campos, SP (Pastor orientador: Lucas Pinz Graffunder).

DOGLAS BORDIGNON BEHLING: São Bernardo do Campo, SP (Pastor orientador: André Francisco Krug Kurtz).

EDIVAN EBERTE: Floriano, PI (Pastor orientador: Josué Malakoske).

ELIAS LEVI TOMM: Planaltina, DF. (Pastor orientador: Klaus Kuchenbecker).

FABIANO SCHRAN: Marechal Cândido Rondon, PR (Pastor orientador: Claudio Renato Bündchen).

GABRIEL FERNANDO HARTMANN: Ariquemes, RO (Pastor orientador: Miqueias Eller).

GABRIEL PATRÍCIO TORQUET: Guarapari, ES (Pastor orientador: Walace Uhylig da Silva).

GUSTAVO MORESCO DA SILVA: Caxias do Sul, RS (Pastores orientadores: Roni Rosenberger e Alisson Henn).

MARCELO BAYER: Eunápolis, BA (Pastor orientador: Charles Samuel Voigt Ledebuhr).

NATHAN DA SILVA BUZZATTO: Duque de Caxias, RJ (Pastor orientador: Érisson Lima Ferreira).

VITOR GABRIEL BRATZ: São Gonçalo e Tijuca, RJ (Pastor orientador: Jonas Roberto Flor).

WESLEY ADONAI TALASCA AREND: Pelotas, RS (Pastores orientadores: Valdir Lopes Junior e Cláudio Santos).


Seminário Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos