Congregação Cristo, de Porto Alegre, celebra 120 anos


Ler em formato flip
20/01/2023 #Congregações #Exclusivo Assinantes

A celebração contou com a participação ativa de representantes de departamentos e comissões da Comunidade

Congregação Cristo, de Porto Alegre, celebra 120 anos

O salmo 126 nos convida a olhar para trás com gratidão, para o presente com fidelidade e para o futuro com esperança. Com base nesse salmo, a Congregação Cristo, de Porto Alegre, RS, celebrou seus 120 anos de fundação com um culto festivo no dia 4 de dezembro de 2022. Todos juntos, repetiram as palavras do salmista dizendo: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres!”

O pastor Ismar L. Pinz atuou como liturgista, ao lado dos pastores Reinaldo Lüdke, Nikolas Wille e Vili Redel. O pastor pregador foi Fernando Garske, vice-presidente de Educação Cristã da IELB.

A celebração contou com a participação ativa de representantes de departamentos e comissões da Comunidade. Dos idosos às crianças, da evangelização à ação social, das servas aos jovens, da instrução de confirmandos à presença de quatro gerações em uma única leitura bíblica. Tudo relacionado simbolicamente com a grande família da fé.

A parte musical foi extremamente marcante e bem organizada pelo maestro Rodrigo Bloch, com participação do Coral da Comunidade, conduzindo o canto congregacional, além de um emocionante momento em que dezenas de vozes entoaram o hino “Ergue-se o estandarte”, marcando o caráter missionário da Comunidade; unido à dedicação de 120 devocionários Cinco Minutos Com Jesus, que serão entregues a pessoas na circunvizinhança da igreja.

O culto também contou com a presença de autoridades civis, como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o vereador Ramiro Rosário, como representante do poder legislativo. Ambos foram acolhidos pelo atual presidente da Comunidade, Valter Kuchenbecker. Após, houve confraternização com almoço, bolo comemorativo e a exposição de 12 banners com fatos e fotos, marcando as 12 décadas de existência dessa Congregação.

A comemoração dos 120 anos teve outros momentos importantes ao longo do ano de 2022, como estudos bíblicos relacionados ao tema “Igreja Cristã”, Concerto dos 120 anos, ocorrido no dia 16 de outubro, diferentes ações sociais, entre elas a doação de 120 pacotes de fraldas geriátricas, confecção de canecas, marca-páginas, canetas, etc.

A Congregação foi fundada pelo pastor Carl Wilhelm Gustav Mahler. Curiosamente, o Colégio Concórdia foi fundado antes da Comunidade, mais especificamente no mês de setembro de 1902, enquanto a Comunidade foi fundada apenas no dia 7 de dezembro de 1902. As origens da Comunidade estão relacionadas à origem da própria IELB, uma vez que o pastor Mahler foi o primeiro presidente de nossa Igreja, e o Seminário Concórdia (faculdade de Teologia) já teve sua sede junto à estrutura física da Comunidade.

O belo e grandioso templo atual foi inaugurado em 1954; mas alegria maior é a comunhão das pedras vivas (1Pe 2), que são as pessoas. Milhares de pessoas foram abençoadas pela proclamação da Palavra, a partir da existência dessa Congregação. Muitas delas estão espalhadas pelo mundo, continuando ativas na liderança de outras congregações. Por tudo isso, absolutamente: “Grandes coisas fez o Senhor, por isso estamos alegres!” (Sl 126.3).

 

Ismar Pinz

Pastor

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos